Hogwarts: Um Guia Imperfeito e Impreciso (Pottermore Presents #03) - J. K. Rowling

02 março, 2017

Contudo, o Ministério da Magia percebeu que construir uma estação bruxa adicional no meio de Londres seria demais até para a notória determinação dos trouxas de não perceber a magia, ainda que exploda bem na cara deles. - J.K. Rowling

Pottermore Presents é uma coleção de textos de J.K. Rowling: pequenas leituras que foram apresentadas originalmente em pottermore.com. Esses e-books, com curadoria do Pottermore, levarão você além das histórias de Harry Potter já que J.K. Rowling revela suas inspirações, detalhes intricados das vidas dos personagens e surpresas do mundo bruxo. 

Hogwarts: um guia imperfeito e impreciso leva você numa jornada à Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Você vai se aventurar pelos terrenos de Hogwarts, conhecer melhor seus residentes permanentes, aprender mais sobre as aulas e descobrir segredos do castelo... Tudo ao virar de uma página.


Hogwarts: Um Guia (Im)perfeito e (Im)preciso foi o último dos e-books a ser publicado, mas traz justamente as questões que os fãs da série mais queriam saber! Como já contei para vocês, o Pottermore Presents se trata de três livros curtos de autoria da J.K. Rowling que vem explorar mais do universo de Harry Potter ao explicar, por exemplo, a origem de certos objetos mágicos, a história por trás de alguns personagens e até mesmo elementos desse universo tão mágico.

O terceiro volume da série de pequenos livros publicados no Pottermore sobre Hogwarts vem tratar mais profundamente sobre esse lugar mágico. Você sabe como surgiu a Plataforma 9 3/4? Sabe como os alunos iam para Hogwarts antes do Expresso de Hogwarts? E na Sala Comunal da Lufa Lufa, o que há por trás? Você sabe o que é um Empata-Chapéu? E como surgiu o Vira-Tempo?

São detalhes básicos que ao longo dos sete livros apenas nos acostumamos, aceitamos que estava ali e pronto, como se o Expresso de Hogwarts tenha existido desde que o mundo bruxo existe e como se o Chapéu Seletor nunca errasse.

A primeira parte é a "Jornada para Hogwarts" em que, em poucas páginas, J. K. Rowling explica que até a criação do Expresso de Hogwarts os bruxos poderiam chegar em Hogwarts por qualquer meio que lhes conviesse - por isso no livro dois Harry e Rony conseguem chegar com o carro voador - até que a Ministra Ottaline Gambol confiscou um trem trouxa para levar os alunos até a escola - um método eficiente e mais seguro -, só depois é que a Plataforma 9 3/4 foi criada.

A King’s Cross, uma das principais estações ferroviárias de Londres, tem grande importância pessoal para mim, pois meus pais se conheceram em um trem que partiu dali para a Escócia. Além disso, por causa do nome evocativo e simbólico, e também por ser a estação de partida correta quando se vai para a Caledônia, eu nunca tive a menor dúvida quanto à localização do portal que levaria Harry para
Hogwarts, ou quanto ao meio de transporte que o levaria para lá. [...] Agora existe um carrinho de verdade meio enterrado em uma parede de King’s Cross, e isso me faz sorrir com orgulho sempre que passo por lá...
Entramos em Hogwarts, agora a tão aguardada seleção! Isso fica por conta do Chapéu Seletor, um dos objetos enfeitiçados mais inteligentes do mundo bruxo, capaz de, ao olhar dentro da mente do aluno, decidir a qual das quatro casa ele pertence. Mas não é só essa a sua importância! Tem muito mais por trás da criação e da utilidade desse objeto...

Selecionado, é hora de desbravar o castelo! Hogwarts é enorme, grandiosa e mágica, as escadas se movem e você pode acabar perdido em um lugar que não gostaria de estar, mas apesar desse risco, é magnífica. Nos livros da série Harry desbravou praticamente todo o castelo, até na Câmara Secreta ele chegou, mas um dos pontos em que Harry jamais entrou foi a sala comunal da Lufa-Lufa!

Pode-se dizer que a complexidade para entrar nas salas comunais dá uma ideia geral da reputação intelectual de cada casa: Lufa-Lufa tem um portal que não muda e requer batidinhas rítmicas; Sonserina e Grifinória possuem entradas que desafiam o suposto aluno quase que da mesma maneira, uma com uma entrada quase imperceptível e senhas variadas, outra com uma guardiã caprichosa e senhas que mudam frequentemente. Para manter sua reputação como casa das mentes mais ágeis de Hogwarts, a porta para a sala comunal da Corvinal coloca um novo desafio intelectual ou filosófico a cada pessoa que bata nela.
E que jogue a primeira pedra quem nunca teve essa curiosidade!

Um importante instrumento para se guiar dentro de Hogwarts é o mapa do maroto (“Juro solenemente que não pretendo fazer nada de bom”), criado por Sirius Black, Thiago Potter, Remo Lupin e Pedro Pettigrew nos anos em que eles estiveram em Hogwarts; outro instrumento igualmente facinante é o Vira-Tempo - e olha que o livro ainda traz o Espelho de Ojesed e a Pedra Filosofal!- com uma visão crítica sobre as funcionalidades do Vira-Tempo, J. K. Rowling explica como funciona e quais as consequências de seu uso por tempo prolongado ou de voltar muitos anos no tempo; o fato é que não é possível voltar anos no tempo sem causar danos castatróficos - e para quem leu A Criança Amaldiçoada, está neste ebook a breve explicação do porquê do livro não funcionar de jeito nenhum!

Todas as tentativas de voltar mais do que cinco horas resultaram em danos catastróficos para a bruxa ou bruxo envolvido. Por muitos anos, não se entendia por que os viajantes do tempo não sobreviviam a jornadas de grande distância. Todos os experimentos desse tipo foram abandonados em 1899, quando Eloise Mintumble ficou presa, por um período de cinco dias, no ano de 1402.

Isso é só uma parte do que esse livro reserva! Em menos de cem páginas J. K. Rowling consegue fazer o leitor revisitar todos os cantos desse universo mágico para desbravar desde o trem à Câmara Secreta, e tudo isso sem largar o livro!

Por ser curtinho é fácil ler em uma pegada só, e os temas desse livro ajudam a manter o interesse!

O foco está nas informações que o livro transmite, sendo um guia não só sobre o Castelo de Hogwarts, mas sobre todo o universo mágico, inclusive dos fantasmas e dos objetos mágicos que aparecem no decorrer dos livros. Para completar a "pessoalidade" do livro, no fim de cada capítulo (que é super curto com uma ou duas páginas) há uma reflexão de J. K. sobre porque foi feito dessa forma, desde o nome de alguns personagens ao uso de alguns elementos, a autora explica qual foi a sua inspiração e (reitero) essa foi a melhor para do livro, porque nos permite entender quão complexo foi escrever essa saga e quanta pesquisa teve de ser feita.

Hogwarts está transbordando de segredos. Ao acompanharmos as explorações de Harry, parece que cada porta trancada e cada sala vazia escondem um raro objeto mágico ou algum tipo de monstro apavorante.

Disponível exclusivamente na versão digital, o livro é muito rápido de ler e traz uma visão geral sobre a política do mundo bruxo e relembra alguns personagens que marcaram a história, especialmente aqueles cuja sede de poder e reconhcimento os tornaram tão marcantes (e não necessariamente no bom sentido!).

10 comentários:

  1. Oi, Thays!
    Como já disse antes, apesar de ter assistido todos os filmes de Harry Potter inúmeras vezes nunca tive interesse em ler aos livros... mas tenho certeza que todos os fãs dos livros de Harry Potter vão querer ler Um Guia Imperfeito e Impreciso para assim saber um pouco mais sobre o universo de Harry Potter, no meu caso dificilmente leria esse livro, apesar de ter ficado curiosa para saber como surgiu o Vira-Tempo rsrs.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Thays!
    Tudo que se relaciona ao universo do mundo do Harry vale a pena ser conferido.
    Fiquei triste apenas por saber que só tem em ebook, porque para quem é colecionador, gostaria de ter o livro físico.
    “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher.” (Simone de Beauvoir)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. OI.
    Eu não sou nem um pouco fã de Harry Potter não, mas tenho que dizer que essas capas são lindas, mas a história não me interessa realmente.
    Gostei de saber que o livro é bem informativo no quesito da série, sem ser chato, então se um dia mudar de ideia sobre Harry Potter já sei que irei adorar.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi Thays!
    Uau! Esse livro só comprova toda a imensa genialidade da J.K.Rowling e desse universo incrível criado por ela! Eu nunca parei para pensar como os alunos iam para Hogwarts antes da criação do Expresso e da plataforma 9 3/4 e agora fiquei super curiosa. Vou procurar por esse livro, mesmo na versão digital!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Esse parece um bom guia para quem já leu os livros poder matar a saudade desse mundo e descobrir coisas novas. Para tirar a curiosidade sobre alguns detalhes da trama e saber mais de outros elementos. Deve valer a pena pra ver mais informações sobre a história e os lugares mesmo.
    Nunca li os livros, então não sei bem como seria. Mas parece que agrada e por todas as informações é uma boa leitura.

    ResponderExcluir
  6. Talvez a leitura desse ebook que para mim que nunca leu os livros do HP, seja totalmente desnecessária, e com certeza ficarei perdida com todas essas informações. Mesmo já tido assistido aos filmes, quase não lembro de muitos acontecimentos marcantes, e isso me deixa bastante chateada. Enfim, quem sabe futuramente não tenho oportunidade de ler toda a série.

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nada sobre Harry Potter então fico beeem perdida sempre que tem um post novo. Com certeza, quando decidir me aventurar pela série, começarei por ele. Acho as capas tão bonitas.

    ResponderExcluir
  8. Oii!
    Falei que me sentia um E.T pois nunca li nenhum livro da Collen, também me sinto um E.T pois nunca tentei ler os livros de Harry Potter, mas vou mudar isso só não sei quando rsrs
    Não sabia desse livro, vou para meu amigo que amaa vai que ele também não sabia.

    ResponderExcluir
  9. Oiee!
    Nunca li nada de Harry Potter, e não me faz falta rsrs
    Até tentei ler, mas peecebi que não é pra mim, me entediei rápido e acabei abandonando o livro.
    Deixei pra quem é fã mesmo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oii Thays,como ja havia dito não curto Harry Potter ,nem filme e nem livro,então mesmo esse livro sendo super bem recomendado,eu não tenho vontade de ler,ainda mais que iria boiar geral por não conhecer a historia do bruxinho e do universo que ele faz parte...

    Mas enfim,para quem é fã de Harry Potter só tem que levantar as mãos pra o céu ,por que livros explicando detalhes que passaram desapercebidos,curiosidades sobre passagens corriqueiras e até mesmo duvidas que persistiram depois do último livro da série.. Tipo acho isso super legal,e um presente para quem é fã.. Que pena que não curto esse universo 😐
    Ótima resenha,bjuss

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo