Histórias de Hogwarts: Poder, Política e Poltergeists Petulantes - J. K. Rowling

13 dezembro, 2016

Nenhum Primeiro Ministro trouxa jamais pôs os pés no Ministério da Magia, por razões que foram sucintamente resumidas pelo ex-Ministro Dugaldo McPhail (mandato de 1858 a 1865): "seus cerebrozinhos não conseguiriam lidar com isso". - J.K. Rowling
Pottermore Presents é uma coleção de textos de J.K. Rowling: pequenas leituras que foram apresentadas originalmente em pottermore.com. Esses e-books, com curadoria do Pottermore, levarão você além das histórias de Harry Potter já que J.K. Rowling revela suas inspirações, detalhes intricados das vidas dos personagens e surpresas do mundo bruxo.
Essas histórias sobre poder, política e poltergeists petulantes lhe oferecem um vislumbre do lado mais sombrio do mundo bruxo, revelando as raízes da implacável Professora Umbridge, informações sobre os Ministros da Magia e a história da prisão de Azkaban. Você poderá sondar mais a fundo os primeiros anos de Horácio Slughorn como mestre de Poções em Hogwarts - e sua relação com Tom Servoleo Riddle.

Esse é o primeiro livro de uma "trilogia" recentemente lançada por J. K. Rowling, que reúne, além de textos já publicados no Pottermore, algumas informações novas sobre a série Harry Potter.

Com foco em "Poder, Política e Poltergeists Petulantes" esse curto e-book reúne textos sobre as grandes figuras políticas do mundo bruxo, com informações desde a data de nascimento ao grande feito que marcou história; os Ministros da Magia ganham especial atenção mas, claro, sem detalhar um por um, somente os que tiveram relevância durante a saga ganham um capítulo exclusivo, enquanto os demais elencam a lista de todos os Ministros que já passaram pelo Ministério.

Alguns professores de Hogwarts, cujo poder e a vontade de se mostrar ao mundo subiram a cabeça, também não passaram desapercebidos por esse livro, em especial Dolores Umbridge e o Professor Quirrell, e ambos foram uma surpresa.

Em Histórias de Hogwarts o passado de Dolores é retrato, desde sua aversão à mãe trouxa aos meios que tomou para subir ao poder, a ponto de assumir Hogwarts no lugar de Alvo Dumbledore. Desde jovem Dolores tinha um espírito maligno (e não só por ter sido da Sonserina) e uma grande sede de poder, que a levou ao Ministério como estagiária até chegar aos cargos de alto escalão.

E o Professor Quirrell foi outra surpresa! Ele aparece só no primeiro livro, que li há mais de dez anos, então não me recordo de muitos detalhes e, graças a esse livrinho, foi possível entender mais sobre a vida de Quirrell, inclusive o porque de Voldemort ter parado (literalmente!) atrás de sua cabeça.

Aí está. Você descobriu o que acontece quando o poder sobe à cabeça de alguém (quase que literalmente, no caso do Professor Quirrell), qual bruxa seguiu um pérfido caminho para chegar ao poder ao mesmo tempo em que colecionava pratos dos Felinos Travessos, e onde aqueles que têm fome de poder e corrupção vão parar quando são capturados.

Deu para perceber que esse livro apesar de curtinho contém muita informação!

O foco, é claro, está nas informações que passa, funcionando como um guia sobre o Hogwarts e o mundo dos bruxos, ou seja, não tem nenhum capítulo extra, nenhuma cena que foi cortada, MAS, para acrescentar ainda mais aos fãs, cada capítulo conta com uma reflexão de J. K. sobre porque foi feito dessa forma, desde o nome de alguns personagens ao uso de alguns elementos, a autora explica qual foi a sua inspiração e (para mim) essa foi a melhor para do livro, porque nos permite entender quão complexo foi escrever essa saga e quanta pesquisa teve de ser feita.
Os nomes de Umbridge foram cuidadosamente escolhidos. “Dolores” significa dor, algo que ela sem dúvida causa em todos ao redor. “Umbridge” é um jogo com a palavra “umbrage”, extraída da expressão britânica “to take umbrage”, que significa ficar ofendido. Dolores se ofende com qualquer desafio à sua limitada visão de mundo; acho que o sobrenome transmite a mesquinharia e a rigidez do seu caráter. É mais difícil explicar “Joana”; apenas achei que soava um tanto presunçoso e pomposo entre os outros dois.
Disponível exclusivamente na versão digital, o livro é muito rápido de ler e traz uma visão geral sobre a política do mundo bruxo e relembra alguns personagens que marcaram a história, especialmente aqueles cuja sede de poder e reconhcimento os tornaram tão marcantes (e não necessariamente no bom sentido!).

19 comentários:

  1. Thais!
    Acho importante a leitura desse livro porque traz muitas informações necessárias para quem gosta do mundo do Harry, como tudo surgiu e fi criado em Hogwarts, sobre os bruxos, etc...
    “O verdadeiro sentido do Natal não está nos presentes e nem no papai noel, mas sim no nascimento de Jesus Cristo, que veio ao mundo para nos libertar do pecado e ser o nosso único salvador!” (Andréia Godoi)
    Boas Festas!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Sou mega fã de HP e quero muito esse livro! A sensação de saber mais sobre a história é maravilhosa! Que bom saber que é uma trilogia. Vou querer todos hahah Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Olá...
    Um livro incrível pra que m é fã da Saga Harry Potter.... A capa é realmente linda.... E com certeza será muito interessante descobrir de onde surgiu tanta inspiração e como foram as pesquisas que a autora precisou fazer para escrever essa série que é sucesso absoluto... Adorei conhecer um pouquinho desse livro através do post.
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  4. Oi Thays, ultimamente tudo que envolve Harry Potter está me atraindo. Nunca li nenhum dos livros, mas cresci assistindo os filmes. Meu projeto para 2017 é adquirir o box dos livros do HP.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  5. Vejo a notícia todos os dias... amo tudo relacionado a HP e advinha? Estou lisa kkkk sem grana nenhuma. É até uma tortura ver esse tipo de coisa.

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia esse livro, mas fiquei doida pra ler ele! Mesmo sendo curtinho, eu tenho certeza de que vou amar. E também acho que vou gostar bastante de saber quais foram as inspirações da autora. E já vou agora mesmo procurar ele pra comprar *u*

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Os fãs de Harry Potter com certeza vão querer ler esse livro e saber um pouco mais da história desses personagens, eu particulamente não costumo ler em e-book, sem falar que prefiro assistir em vez de ler sobre o gênero fantasia... mas confesso que fiquei curiosa para saber o que inspirou J. K. a criar essa saga...

    ResponderExcluir
  8. É uma boa chance pra quem curte a série e quer sempre conferir algum extra e coisas assim. Mas nunca li e ficaria boiando se pegasse essa história =/
    Pra que é fã parece ser bem legal.

    ResponderExcluir
  9. Ah, esses livros são só versão digital? Jurava que tinha visto gente com o livro físico, mas devo ter confundido. De toda forma deve ser bacana poder ler e conhecer mais desse mundo pra quem já gosta da série.

    ResponderExcluir
  10. Informações nunca são demais, um apanhado de forma geral. Hp até agora não me chamou a atenção, mas quando séries que eu acompanho fazem coisa simular eu surto.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Sou fã de HP e adorei saber sobre esse livro, acho bem legal que mesmo a serie principal tendo acaba a J. K. ainda continua lançando mais informações sobre esse mundo fantástico que ela criou, estou doida para ler !!

    ResponderExcluir
  12. Sou fã da Saga Harry Potter e como tal não poderei deixar de ler este livro. A cada livro relacionado a Saga que lança eu fico com mais vontade de ler. Amo o jeito que a J.K. Rowling escreve os livros e esses que vão além da história, contando como tudo aconteceu e sobre informações a mais são sempre incríveis !

    ResponderExcluir
  13. A autora sempre vindo com algo novo. A história do Harry Potter pode até ser antiga mas a cada livro lançado vemos que a história é tão grande que ainda vai render mais e mais livros.
    Esse livro está na minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Thays!
    Acho uma fofura esses contos que a J.K. vai lançando sobre o universo de HP, é maravilhoso ter uma autora que continue a nos fornecer mais sobre o universo dos livros mesmo que a saga já tenha oficialmente terminado.
    Eu também me lembro bem pouco do Quirrell, bate uma nostalgia boa em saber mais sobre ele e sobre outros personagens também.

    ResponderExcluir
  15. Não tem jeito,o mundo mágico do Harry Potter fica pra sempre no coração.
    Mas só em e-book?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por enquanto sim, foi um lançamento do site Pottermore! Como eles são curtinhos não achei ruim ler em e-book :)

      Excluir
  16. Acabei de ver um pessoal falando que sairia uma versão em livros dessas três histórias. Será que procede isso? Seria interessante, mas não vi confirmação de nada....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não achei nenhuma informação sobre livro físico, mas seria ótimo ter os três juntos com a coleção na estante!

      Excluir
  17. OIiiiii...
    gente muita coisa sobre o mundo do Harry potter nunca e demaisss...mas pena que nao tem fisico...gente to muito curiosa para saber mais sobre Azkaban...vou piraaaarrrr.....obg por fazer o post nao conhecia o livro....
    bjss..

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo