Sinceramente Maisa - Maisa Silva

27 outubro, 2016



Quem é uma das estrelas mais famosas da televisão brasileira que encanta a todos desde os 3 anos de idade?
Neste livro ilustrado e muito bem-humorado, as duas Maisas, a criança e a adolescente, falam sobre a vida, as dificuldades, as amizades, a família, e todo o trajeto que a trouxe até aqui.
Até agora.

Pela capa e pelo momento que o mercado editorial tem vivido, só de ler o título da resenha tenho certeza que pulou aquele sentimento: você leu mesmo isso?
Eu mesma tinha um certo preconceito, mas justamente pela premissa de que temos que conhecer para poder julgar, resolvi me aventurar nas (poucas) páginas de Sinceramente Maisa, e confesso que me surpreendeu do início ao fim.



Aos quatorze anos de idade, Maisa Silva está na televisão há dez, e apesar de muito jovem, ela tem um perfil muito maduro. Mas o que mais me alegrou nesse livro foi que ela soube reconhecer o seu público e se dedicar a eles. Logo no primeiro capítulo ela explica que esse livro não é uma biografia justamente porque ela não tem vivência o suficiente (por hora) para uma biografia.
De forma descontraída - acompanhada de ilustrações muito muito muito fofas da Fernanda Nia - o livro se torna um bate-papo sobre assuntos atuais e importantes que os adolescentes precisam debater, como o bullying, o preconceito, a importância da família... e tudo em uma linguagem despojada, como se ela realmente estivesse falando na sua frente.
Claro que o livro não aborda apenas esses assuntos mais "pesados", o início da trajetória de Maisa ganha um espacinho - bem pequeno, por sinal, porque a história de como ela começou na televisão não é o foco do livro - com direito a lembranças de momentos marcantes, principalmente quando puxou a peruca do Silvio Santos (ninguém nunca vai esquecer isso!), mas junto disso, há uma reflexão interessante sobre o que falar para o seu "eu"do passado, o que esperar do futuro e como aproveitar o presente.
Não é autoajuda! É apenas um capítulo do livro que, na sua tentativa de realmente conversar com os adolescentes, Maisa aborda.
Para deixá-la mais próxima do seu público, o livro conta com capítulos "dinâmicos", para o leitor preencher com seu nome, suas séries favoritas, por exemplo, e até mesmo contar sobre alguma viagem!



Voltado para o público juvenil, repleto de ilustrações fofíssimas e com capítulos curtos floreados com uma linguagem clara e atual, o livro me deixou com um sorriso no rosto ao concluir a leitura, só de pensar que os adolescentes devem mesmo ter acesso a esse livro, porque Maisa Silva, apesar de ser tão novinha, tem algumas lições (que valem muito a pena!) a ensinar!

6 comentários:

  1. Não se preocupe, vc não foi julgada hahahahaha
    Gosto da Maisa, apesar de detestá-la quando criança... ele meio que me causava medo pelas coisas que dizia, nem parecia uma criança. Sigo nas redes e a acho coerente, tipo, ser humaninho com cabeça no lugar, sabe? E foi despretensiosa em não querer fazer do livro uma biografia, ao contrário de youtubers que já vi por aí publicarem biografias por muito menos.
    A puxada na peruca é clássica hahahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia esse livro, mas ele parece ser bem interessante! Eu concordo que a Maísa parece ser bem madura para a idade dela, e por isso imagino que o livro seja muito bom.
    Não é o tipo de livro que eu costumo ler, mas é uma ótima dica não só para o público jovem :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Gostei do post, mas sinceramente eu não curto esse tipo de livro, principalmente por ser dedicado ao público mais jovem e esse tipo de narrativa não me chama a atenção não.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Mesmo esse não sendo o tipo de livro que gosto de ler, a resenha do livro me surpreendeu, achei bem interessante ela falar que o livro não é um biografia e achei legal esse caráter descontraído do livro. As ilustrações parecem mesmo ser bem fofas !!

    ResponderExcluir
  5. Não acho que leria porque não vi muita graça nele, não é meu tipo de livro. Mas já vi algumas pessoas falando mesmo que era legal porque ensinava algumas lições boas ali. Pra quem é fã dela ou adolescente é uma boa dica.

    ResponderExcluir
  6. Eu faço cara bem feia pra esse tipo de lançamento, sinceramente...Mas saber que a maisa resolveu escrever sobre esses temas me deixou feliz. Quer dizer, temmuito adolescente por ai q passa por esse tipo de coisa e, de repente, lendo o livro dela eles consigam força pra conseguir ajuda ou coisa assimm

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo