Release: Livro-me

21 agosto, 2016



Livro-me
Áurea Stela
Editora Pandorga

Título: Livro-me
Autora: Áurea Stela
Gênero: Crônicas
Editora: Pandorga
 Número de Páginas: 122

Seguindo o sucesso do primeiro livro, Palavralgia, a carioca Áurea Stela apresenta a obra intitulada Livro-me,publicada pela editora Pandorga. O título é uma coletânea de crônicas, e o segundo deste gênero publicado pela autora. Com uma sensibilidade e percepção delicada, ela transforma coisas comuns em arte. 

Talvez o leitor possa considerar que o nome do livro sugira que alguém necessite desfazer-se de alguma coisa. Contudo, a escritora utiliza a licença poética para transformar o substantivo "livro" em verbo. Neste caso, o verbo "livrar-se" toma para si o sentido do substantivo e deixa de significar tornar-se livre de alguma coisa, passando a exprimir a ideia de transformar-se em livro.

A literatura, vista com olhos inocentes, talvez seja apenas um amontoado de palavras. Por outro lado, a autora possui uma definição mais complexa. Para ela, não existe literatura sem questionamento, perplexidade, dúvida, sentimento e dor. Essa entrega é perceptível a cada página da obra.

“Estou envolvida até o último fio de cabelo com a palavra. É uma relação de fiel cumplicidade. Eu a escrevo. Ela me descreve e explica. Eu a calo em mim. Ela diz tudo o que em mim é ininteligível. Eu dela abuso e uso em prosa e verso. É ela que faz de mim poesia.”

Com uma doação de corpo e alma em cada crônica, a autora escreve uma obra sincera e profunda. Livro-me,além de presentear o leitor com uma mensagem reflexiva, faz um convite para uma conversa íntima e cativante, com temas do cotidiano.


Sobre a autora
Áurea Lídia Ximenes Stela, brasileira, do Rio de Janeiro, nascida em 1965. Formada em Letras, trabalhou como revisora de textos técnicos e redatora para informativos de entidades patronais do Comércio. Participou da Antologia do I Concurso de Poesias da Revista Literária de Brasília em 2010 - Grupo Editorial Scortecci, com o texto Brinquedo. Participou, ainda, do Prêmio LiteraCidade, em 2011, com a crônica "O que você vai fazer quando crescer" e, em 2012, da publicação 100 Poemas, 100 Poetas, da mesma editora.

6 comentários:

  1. Não sei se é o tipo de livro que leria normalmente, mas a sinopse é legal. Teria que ver umas resenhas e opiniões pra ver o que acho. Mas fica a dica.

    ResponderExcluir
  2. Oiee!
    Acho que somente uma resenha vai falar realmente todos os detalhes do livro. De cara eu não o leria, mas...tudo pode acontecer.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  3. Não é o gênero que normalmente leio. São textos curtos e sempre fico com a impressão de que faltou algo. Não conhecia a autora, mas fica a dica e aguardo resenha.

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Eu não gosto muito de livro dessa temática não, a capa é bonita mas a sinapse não me conquistou não, enfim acho que não funcionaria para mim.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  5. O livro parece ser bem interessante e embora não seja meu gênero literário aguardarei uma resenha e e ve se gosto.

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Ainda não li nada da autora, mas achei essa proposta do livro bem interessante, principalmente como a autora brinca com as palavras, me deixando bem curiosa para saber mais !!

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo