Top Ten Wednesday #32 - Livros de Youtubers

06 abril, 2016

Adaptação do Top Ten Tuesday, um meme semanal hospedado pelo blog The Broke and The Bookish 

Depois da febre com os livros de colorir, a "moda" da vez são os livros de poesias e de crônicas cujos autores ficaram famosos - primeiramente - nas redes sociais, todo ele começou publicando uma mensagem aqui, outra ali, seja no instagram, flickr, tumblr ou mesmo no facebook e, assim, foi ganhando espaço e respeito entre seu público até chamar a atenção de uma editora.
Abaixo vou listar dez livros cujo sucesso começou assim:



Muito Mais Que 5inco Minutos - Kéfera Buchmann
Seguinte
Canal 5inco Minutos

Você conhece a Kéfera? Pois deveria! Com 22 anos, Kéfera Buchmann reúne quase doze milhões de seguidores nas suas mídias sociais (YouTube, Facebook, Twitter e Instagram). Só o seu canal no YouTube, “5inco minutos” (procura aí na internet), tem cinco milhões de assinantes e é o quarto mais visto do Brasil. Tá achando pouco? Ela ainda recebe diariamente centenas de mensagens de fãs do Brasil todo e é parada na rua a todo momento. Se o YouTube é de fato a nova televisão, como acha muita gente, hoje Kéfera é o equivalente aos antigos astros globais. Tão conhecida e amada quanto eles. Neste livro, que tem literalmente a sua cara, Kéfera parte de sua vida para falar de relacionamentos, bullying, moda e gafes e conta uma série de histórias divertidas com as quais é impossível não se identificar.
Tudo Tem Uma Primeira Vez - Viih Tuber
Intrínseca

Vitória Moraes tem quinze anos, é autêntica, engraçada, meio nerd, meio gótica, tem cabelão, três piercings, está sempre de tênis de cano alto, jeans e batom roxo. Como todo adolescente, se vê diante de um monte de novidades: o primeiro amor, as mudanças no corpo e os desafios da vida social. A diferença é que, no universo do YouTube, ela é conhecida como Viih Tube, e compartilha em vídeos seu cotidiano com mais de 2 milhões de seguidores. Virou uma estrela, cercada por fãs aonde quer que vá. Foram eles que imploraram para que Viih escrevesse um livro. E, para ela, os pedidos dos fãs são uma ordem. 
Em Tudo tem uma primeira vez, Viih revela que teve vontade de recorrer ao Google em busca de um tutorial antes de perder o famoso BV. É fofa ao contar como foi a primeira vez que disse “Eu te amo” para um garoto e não se poupa quando descreve o resultado infeliz da primeira vez que pintou o cabelo. Sem medo de ser contraditória, ela afirma que odeia mentira, mas já mentiu para o pai (#quemnunca?). Boa aluna, ela admite que já colou numa prova e que ficou passada quando precisou fazer recuperação. Mesmo assim, continua a queridinha dos professores.
Cada capítulo conta com ilustrações e referências à linguagem da internet, e muito, muito humor. Mas que ninguém se engane: Viih tem posições firmes e um jeito só seu de contar histórias. Se todos os meninos e meninas estão conectados à internet 24 horas por dia e usam as redes sociais para tudo, Viih faz com suas palavras um retrato divertido de quem é o adolescente da atualidade.



Não Faz Sentido - Felipe Neto
Casa da Palavra
Canal Parafernália

Você já conhece o Não faz sentido. Agora vai conhecer tudo sobre seu criador, o maior vlogger do Brasil.
Criado por Felipe Neto em 2010 sem maiores pretensões, o Não Faz Sentido tornou-se um fenômeno da internet brasileira e o primeiro canal de vídeos em língua portuguesa a ultrapassar a marca de 1 milhão de inscritos.
Confundido muitas vezes com seu personagem reclamão, Felipe Neto expõe nesta obra sua outra face, sem óculos escuros, muito diferente da que se vê em seus vídeos mais famosos. 
Do garoto que se levantou da falência para a exposição meteórica (que o acabou levando à depressão); dos bastidores envolvendo o vídeo contra a série Crepúsculo ao desentendimento com celebridades; acompanhamos, com muita sinceridade, uma história de sucesso por trás dos panos. 
Você conhece o Não Faz Sentido. Agora vai conhecer a história, através de uma linguagem bem-humorada e sem nunca se levar muito a sério, pela lente de quem está por trás da câmera. E comprovar que, apesar do nome, este livro nos apresenta a história de um projeto cujo sucesso possuiu não apenas toda lógica, como também todos os motivos para se comunicar com uma geração altamente conectada, disposta a revolucionar a maneira como lidaremos com a produção e o conteúdo do entretenimento mundial.


Diário de um Adolescente Apaixonado - Rafael Moreira
Novo Conceito


Ele suou frio quando deu o primeiro beijo. Já sofreu bullying na escola. Já gostou de quem não gostava dele. Sente muita falta de quem foi embora. Já brigou com a namorada por Whatsapp e depois pediu desculpas. Ele não troca os amigos por ninguém. Se bem que amigo, AMIGO mesmo, pra ele, é a família.
Em 24 crônicas bem-humoradas (claro), o Rafa conversa com a gente como se estivesse bem pertinho. Acostumado a mostrar o rosto na internet, ele criou coragem e começou a escrever sobre as situações da sua infância, sua relação com a família, com as meninas, com os amigos. De cada história, ele tirava uma reflexão sobre as mudanças que já aconteceram na sua vida e o que ele aprendeu com elas.
O resultado está aqui, neste livro que você vai ler e depois abraçar bem apertado.


Eu Fiko Loko - Christian Figueredo de Caldas (Lokão)
Novo Conceito
Canal Eu Fiko Loko

Ele só precisou de uma câmera, muita criatividade e um pouco de coragem para criar um dos vlogs mais acessados do YouTube. O EU FICO LOKO é recordista absoluto de views e inscrições, com mais de 1 milhão e 500 mil assinantes.
Para os entendedores, o Christian hoje é um vlogger e um youtuber dos mais bombados. Mas na verdade ele é apenas um cara que gosta de escrever e que transformou o papel em vídeo.
Todos os dias, milhões de jovens procuram pelo Christian em suas redes sociais para saber o que ele está pensando. O porquê desse sucesso fora do normal você vai descobrir neste livro.


Depois dos Quinze - Bruna Vieira
Bruna Vieira tem 18 anos, é colunista da Revista Capricho e dona de um blog chamado Depois dos Quinze. Começou a escrever porque descobriu que o amor da sua vida era na verdade o amor de uma das centenas de fases que ela já viveu.
Desde então, com a ordem das palavras escritas e compartilhadas nas redes sociais, Bruna superou a timidez, viajou para a Europa, fez duas tatuagens, mudou de vez para São Paulo e tornou-se uma das adolescentes brasileiras mais influentes da internet com milhares de fãs-leitoras-amigas-seguidoras.
Nesse livro você encontra uma mistura de histórias, desabafos e segredos de uma garota que nasceu no interior, ama animais, usa boinas coloridas e ainda acredita no amor simples e verdadeiro.





Fala Galera - Luis Mariz
Astral Cultural
Canal Luiz Mariz

Ele começou a postar vídeos meio de brincadeira. Achava que iria no máximo ficar "famosinho", tanto que vivia dando o número do celular para quem pedisse (parou de fazer isso depois que precisou trocar de número algumas vezes). Hoje, seu canal é um dos mais acessados do YouTube. Todos os dias, a galera se diverte com os seus desafios malucos e manda coraçõezinhos para as suas declarações fofas. No Twitter e no Instagram, chovem comentários apaixonados, broncas, pedidos de conselhos... O Luis Mariz sabe tudo sobre o universo (complicadíssimo) dos adolescentes. Ele sabe que é difícil conseguir falar de amor, entende direitinho como é sentir a falta de alguém que mora muito, muito longe e espera um dia ouvir menos cobranças em casa. Ele adora trollar os amigos. E como sofrem esses amigos! Ah, ele também tem a cabeça cheia de sonhos. Parece alguém que você conhece? Em "Fala, Galeraaa!", você vai perceber que tem muito mais coisas em comum com o Luis Mariz. Não vai perder a chance de descobrir, né?



O Livro dos Feromonas - Miguel Campos
Galera Junior

35 desafios fenonásticos para compartilhar nas redes sociais 

Para os leitores de Minecraft e Diário de um banana. Sucesso no YouTube e com mais de 2 milhões e meio de seguidores, o youtuber português Miguel Campos estreia no mundo literário. O livro do Feromonas traz 35 desafios e cada um deles tem uma #hashtag correspondente para ser compartilhada no Facebook, Twitter ou Instagram – junto de uma foto ou vídeo do desafio realizado.
• Miguel Campos, mais conhecido por Feromonas, é um fenômeno no YouTube em Portugal, com mais de dois milhões de seguidores no seu canal Fer0m0nas, onde cria gameplays, sketches e desafios.
• O canal Feromonas também é adorado pelos brasileiros e pelos fãs de Minecraft de todo o mundo.


Bom Dia Leo O Livro - Leo Bacci
Bamboo Editorial
Canal Bom Dia Leo

Mães que se atrapalham com os apps; pais que ti ram selfi e sem perceber; irmãos que mexem no seu computador... As pequenas coisas do dia a dia se tornam mais diverti das nas crônicas de Leo Ba cci. A escola, a balada, as férias e até mesmo aquela comprinha rápida no supermercado não escapam do seu humor afi ado. Com mais de 350 mil eguidores no canal “Bom Dia Leo”, as histórias do Leo agora fazem parte deste livro que une a palavra escrita e a palavra falada. Fotos inéditas e um aplicati vo gratuito e exclu-
sivo tornam a leitura ainda mais intensa. Quer mais? Abra o livro e... BORA LER!


Este Livro Te Ama - PewDiePie
Leya

PewDiePie tem mais de 40 milhões de seguidores e 10 bilhões de visualizações no mundo! Imagine que ser humano tranquilo e maravilhoso você seria se vivesse pelo simples princípio de que você não pode falhar se nunca tentar . Sua vida desperdiçada seria uma inspiração para as outras pessoas. Pense em todo o esforço infeliz e sem sentido do qual você poderia simplesmente abrir mão. Jogue fora aquele violão! Desista dos seus sonhos! Abrace a sua espantosa mediocridade. Este livro é uma coleção de frases inspiradoras e belamente ilustradas, criados pelo maior youtuber do planeta e destinados a qualquer um que esteja disposto a desistir, deixar pra lá, parar de se importar. Se você seguir cada um deles, sua vida se tornará mais fácil, mais fenomenal, mais gratificante. E se tudo mais falhar, lembre-se- Não seja você mesmo. Seja uma pizza. Todo mundo ama pizza.

Vocês já conheciam todos esses canais? Confesso que eu não! Mas foi divertido fazer uma busca internet a fora atrás dessas "subcelebridades" que publicaram seus próprios livros... esses foram os que eu encontrei, mas aposto que tem muito mais, inclusive sei de alguns youtubers que em breve lançarão seus livros, ou seja, vai aumentar ainda mais essa lista.

8 comentários:

  1. Dentre esses, só li o de Kefera. Não é um gênero que me agrade muito. Com "gênero" me refiro a "livro de youtuber", porque tem tantos por aí, que já dá pra fundar um novo gênero literário.

    ResponderExcluir
  2. Eu particularmente não gosto desse tipo de leitura, por ser na maioria das vezes mais biográfico, o que pra mim acaba se tornando monótono. Mas acho que abriria certas exceções se fosse de alguém que eu gostasse muito.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Não sigo youtubers - na verdade não sigo canal nenhum no youtube -, tanto que a maioria dos citados não conheço.

    ResponderExcluir
  4. Não tenho preconceito com livros de Youtubers, tenho Muito Mais Que 5inco Minutos e amei de mais, me ensinou muito, espero conferir o da Viih

    ResponderExcluir
  5. Livros de youtubers estão cada vez mais nas livrarias e com maior sucesso, apesar das pessoas adorarem, confesso que não tenho interesse nenhum em adquirir nenhum desse livros.

    ResponderExcluir
  6. Não tinha visto como tem tantos livros assim saindo ultimamente. Nem sabia que alguns desses eram livros de youtubers! Mas é interessante pra quem curte ver vídeos deles e tal, acho que vale a pena pra quem já conhece. Eu mesma não curti muito a ideia, mas sei lá, só lendo mesmo pra saber como são.

    ResponderExcluir
  7. Oi...

    Acho muito legal o trabalho dos YouTubers, mas infelizmente não curto muito esse tipo de leitura, sigo a maioria dos canais citados acima, mas o que mais me faço presente é o da Kefera, tenho inclusive o livro dela, mas ainda não li.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  8. Acho esses livros bem fraquinhos, so vendem pelo sucesso que tem porque a maioria se fosse desconhecidos as editores nao iam aceitar. Ja li o livro 'lokao' é o livro é uma porcaria, o do rafael moreira foi melhor, com algumas lições boas mas nada woow o unico que ainda tenho curiosidade é o da bruna, porque ela estudou mais pra isso.

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo