Pó de Lua - Clarice Freire

12 abril, 2016


Em 2011, discretamente, a publicitária Clarice Freire criou no Facebook uma página para reunir seus escritos e desenhos. Batizou-a como 'Pó de Lua', sua receita infalível 'para tirar a gravidade das coisas'. Desde então, ela vem conquistando uma legião de fãs fiéis e engajados, que se encantaram com a delicadeza de seus pensamentos, seu humor sutil e o traço despretensioso, que combina desenho e até fragmentos de palavras. Entre eles, estão personalidades como a atriz Grazi Massafera e a apresentadora Ticiane Pinheiro. Da internet para as páginas de um livro, foi mais um salto para a jovem autora recifense. Ela surpreende seus admiradores com uma proposta diferente. Pó de lua, o livro, tem o formato de um dos cadernos moleskine em que Clarice exercita sua criatividade. Inspirada pelas quatro fases da lua - minguante, nova, crescente e cheia - ela trata em frases concisas e certeiras de sentimentos como a saudade, o medo, a paixão e a alegria, sempre em sua caligrafia característica, ilustradas com muitos desenhos.


Apesar de ter ouvido muito bem sobre esse livro desde que ele foi lançado, foi apenas nesse ano que tive a oportunidade de lê-lo, e foi uma delícia do início ao fim.

Dentre os lançamentos atuais de autores nacionais, muitos dos livros seguem a fórmula (aparentemente de sucesso) de brincar com palavras e desenhos, mas Clarice Freire faz isso há muito mais tempo. Com sua página no facebook chamada Pó de Lua, a autora rabisca desenhos e formas brincar com palavras e rimas e de forma simples, mas bonita, cria seus próprios poemas.

O livro é no modelo de um moleskine, com folhas de gramatura superior e desenhos feitos a mão que tornam possível transformar Pó de Lua no seu livro pessoal de rimas e poemas, além da vantagem que o formato menor da moleskine torna prático para carregar na bolsa e em todos os lugares.

Dividido em quatro capítulos, cada um acompanhando uma fase da lua, a autora se atreve a ir além e abusar dos verbos e rimas que, combinamos com os seus desenhos, tornam cada página única e especial.

O livro é bem curtinho, e como são poemas é possível ler uma tacada só, bem rapidinho - mas fica aqui a minha recomendação para degustar o livro, ele é fofo e especial, os traços são bem trabalhados tanto das imagens quanto do jogo de palavras que a autora faz em alguns momentos, então com um livro que foi tão cuidadosamente delineado vale a pena ir aos pouquinhos para apreciar todo o trabalho, além do que alguns textos são relaxantes, outros divertidos, mas vários são reflexivos para que o leitor pare e analise.

Um livro indicado para quem busca uma leitura leve e um trabalho delicado, para todo tipo de leitor sem restrição de idades.

Quem sabe se juntarmos nossas dúvidas não formamos uma certeza.

8 comentários:

  1. Eu desejo esse livro já faz bastante tempo, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo. Adoro as poesias da Clarice e toda a arte que ela cria em volta deles. Já vi algumas fotos do livro e ele parece ser realmente muito lindo, a Intrínseca caprichou muito na diagramação. Já quero degustá-lo ♥

    ResponderExcluir
  2. É muito fofo, esse livro é uma delícia visual. Ainda não consegui ler, mas já vi tanto dele que só dá vontade de conferir o resto. A ideia é criativa e bem interessante *-*

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho! Estava numa livraria, dei uma folheada e foi amor à primeira vista! Visualmente é lindo: capa, contra capa e lombada. No interior é que vem a grande surpresa: frases lindas intercaladas por desenhos lindos. Gosto de abrir em uma página aleatória e ler o poema.

    ResponderExcluir
  4. Amei o visual do livro, as ilustrações são lindas, ele está a algum tempo na lista de desejados, agora certeza que passarei na frente, parece ser bem reflexivo e real, espero conferir a obra

    ResponderExcluir
  5. conheço o livro, tenho até o marcador dele mas não agora nem tinha interesse em ler, gostei da resenha e vou dar uma conferida no livro sim.

    ResponderExcluir
  6. Oi...

    Eu amei a resenha, e apesar de não ser fã desse tipo de escrita, eu já amei.
    Esse quote é muito lindo, a capa é perfeita.
    Compraria o livro só pela capa, mas o conteúdo é ainda melhor...
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  7. Oi! Adorei a capa e ja conhecia a clarice, tenho muita vontade de ler o livro. So por curiosidade mesmo, acho que vou gostar apesar de nao ser o tipo de livro que busco pra comprar.

    ResponderExcluir
  8. Sempre vejo esse livro na internet e em livrarias, mas nunca procurei saber mais sobre ele. Que interessante a proposta da autora, já gostei só de saber o significado "pó de lua".

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo