Quando Tudo Começou - Bruna Vieira

01 janeiro, 2016



Bruna tem uma lista secreta de sonhos que nunca contou para ninguém. Em uma cidade tão pequena que você provavelmente nunca ouviu falar, sua história começa. Nem tão alta, nem tão magra, nem tão divertida. Dizem que ela queria fazer as malas e explorar o mundo, mas antes disso vai precisar lidar com a timidez e enfrentar os primeiros dias na nova escola. Viajando com andorinhas e descobrindo as pontes que ligam a vida de uma garota comum aos seus sonhos, Bruna Vieira encontra o traço delicado da premiada ilustradora e quadrinista Lu Cafaggi, nos presenteando com a história de uma jovem que aprendeu a amar a vida e a si mesma antes de conhecer o mundo lá fora.





Hoje Bruna Vieira é conhecida no país todo, ela faz sucesso com seu blog Depois dos Quinze, já lançou alguns livros (que foram resenhados aqui no blog!), é garota propaganda de algumas marcas e uma youtuber de sucesso.
Mas tudo isso resume a Bruna Vieira de hoje.
Quando mais nova, Bruna era extremamente tímida e ao mudar de colégio tudo ficou mais difícil ainda porque ela não tinha a melhor amiga junto com ela o tempo todo. Por outro lado essa mudança foi boa porque deu a ela a chance de se reinventar em um lugar diferente, só faltava coragem para agir dessa forma e "ser livre" e como sua timidez alcançava um nível master, foi preciso o apoio e a ajuda da melhor amiga para começar a mudar.

Apesar de ser uma HQ curtinha, ela é rica em desenhos bem detalhistas que expõem uma parte da vida da autora que, até então, os leitores apenas imaginavam.
A história não tem uma narração de cada momento, mas as imagens falam por si e permitem que os leitores conheçam a história da Bruna; essa HQ também é especial por possuir alguns diferenciais, primeiramente o traço delicado da Lu Cafaggi que, com a predominância de tons pastéis, retrata a Bruna como ela é de verdade, nada de desenhos esteriotipados, pelo contrário, até os joelhos ralados de Bruna na infância ganharam espaço nos desenhos encantadores da Lu.
Com poucas páginas é uma história não só para os fãs da Bruna, porque o que a Bruna passou é comum e acontece com muita gente tanto que é muito fácil se identificar com vários momentos da vida dela.
O diferencial ficou por conta da interação com o leitor, há partes divertidas para o leitor preencher ou tocar e no final a Bruna e a Lu explicam mais um pouco sobre a hq, mostrando os primeiros esboços e a playlist que as inspirou, contam também que cada capítulo é o título de um livro escrito por alguma mulher, o que mostra como foi pensado nos mínimos detalhes para levar aos leitores um pequeno grande livro!


9 comentários:

  1. Apesar de não ter me interessado, por não conhecer a autora nem a desenhista, achei bem legal e inovadora essa forma de contar parte da vida para os fãs e leitores.

    ResponderExcluir
  2. O que me interessa na Bruna Vieira é esse "quê" de inspiração e motivação que a autora consegue passar para seus leitores. Quando Tudo Começou me encantou desde o anúncio do seu lançamento e estou louco para saber um pouco mais sobre a verdadeira Bruna, desde sua infância, sua real história.

    ResponderExcluir
  3. Eu sigo a Bruna nas redes sociais e ele á uma querida com todos os seus leitores. Não seria surpresa para mim mais um lançamento da autora fazendo sucesso pelo país. Confesso que fiquei curioso com Quando Tudo Começou, principalmente, pela história do enfrentamento com a timidez. Gostei.

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada da Bruna, mas leio muitas resenhas bem legais. Como fã de quadrinhos, amei a ideia e espero poder prestigiar o trabalho.

    ResponderExcluir
  5. A Bruna vieira é uma autora super fofa e escreve com sinceridade em todos os livros que publica. Gosto do seu jeito um pouco tímido, mas comunicativa no tom necessário e seria bem legal conhecer um pouco mais da autora e sua "biografia".

    ResponderExcluir
  6. Eu nao sou super fã da Bruna, obviamente conheci o blog dela quando adolescente, ja acompanhei e vez ou outra ainda assisto algum video dela. Mas hoje em dia acho que temos vidas muito diferentes, entao é mais dificil me identificar tanto quanto antes. Porem confesso que morro de vontade de ler essa hq só pela Lu Cafaggi. Ela e o Victor Cafaggi sao tao talentosos, meu Deus, como amo o trabalho desses irmãos! O traço deles é sempre tao sensível, tao bonito, tao fofo (no bom sentido). Morro de amores :3
    E você me deixou ainda mais curiosa quando disse que cada capitulo é um livro escrito por mulher. Me ganhou aí!

    ResponderExcluir
  7. Achei a capa muito linda! adorei,to curiosa para abrir o livro e ver os desenhos. Não conheço a autora mas com o livro dela serie uma boa oportunidade para isso.

    ResponderExcluir
  8. Bem eu tenho curiosidade desse livro somente para ver as ilustrações, pois a historia não me interessa.

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Ainda não conhecia mais achei esse livro interessante ainda mais sendo uma HQ e parece que tem uma ótima historia, ainda mais para quem se passa por isso !!

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo