Muito Mais que 5inco Minutos - Kéfera Buchmann

01 dezembro, 2015


Você conhece a Kéfera? Pois deveria! Com 22 anos, Kéfera Buchmann reúne quase doze milhões de seguidores nas suas mídias sociais (YouTube, Facebook, Twitter e Instagram). Só o seu canal no YouTube, “5inco minutos” (procura aí na internet), tem cinco milhões de assinantes e é o quarto mais visto do Brasil. Tá achando pouco? Ela ainda recebe diariamente centenas de mensagens de fãs do Brasil todo e é parada na rua a todo momento. Se o YouTube é de fato a nova televisão, como acha muita gente, hoje Kéfera é o equivalente aos antigos astros globais. Tão conhecida e amada quanto eles. Neste livro, que tem literalmente a sua cara, Kéfera parte de sua vida para falar de relacionamentos, bullying, moda e gafes e conta uma série de histórias divertidas com as quais é impossível não se identificar.




Respondendo a primeira pergunta desta sinopse: até saber do lançamento desse livro, eu não conhecia a Kéfera não, mas depois de tantas notícias e fotos de Bienal e lançamentos em que ela participou e moveu milhares de fãs, o bichinho da curiosidade me picou e fui descobrir quem é a Kéfera.
Hoje ela é a responsável por um dos canais mais assistidos do YouTube, o "5inco Minutos", que começou há cinco anos com um vídeo sobre vuvuzela, quando os vlogs começaram a surgir e ganhar espaço no Brasil, e a Kéfera, que deveria estar estudando para o vestibular para seguir "uma carreira normal" buscou uma outra forma de se expressar fazendo arte (a sua paixão). Mas toda essa historinha qualquer site ou programa que falar sobre a Kéfera vai contar, vai mostrar como ela saiu de um vídeo pouco editado para uma das pessoas mais influentes por meio da mídia digital, com vídeos bem editados e temas que atraem os mais jovens - até porque ela tem 22 anos, não dá para contar muita história de gente velha.
O diferencial da Kéfera é mais que ser irreverente, é ser autêntica, ela não se importa se está falando palavrões demais, se o cabelo está bagunçado e a cara amassada, ela tem uma mensagem para passar e vai fazer de qualquer jeito, e agora encontrou outra forma de fazer isso: por meio de um livro.
Muito Mais que 5inco Minutos retrata a vida da Kéfera antes do boom no YouTube e vem mostrar que ela é bem real, como qualquer um de nós: uma garota que teve problemas com o excesso de peso e a baixa autoestima, que se escondia dentro de camisetas e moletons e achava nojento beijar de língua, mas que foi crescendo e descobrindo o mundo.

Autobiografias não são exatamente a minha leitura preferida, mas com o sucesso que eu descobri que a Kéfera faz fiquei curiosa com a sua história, afinal hoje ela passa uma imagem através do seu canal, mas sabia que tinha muito mais história por trás, e acho que por meio das palavras a Kéfera conseguiu atrair ainda mais fãs... Como grande parte das meninas ela viveu momentos constrangedores, teve o coração partido, partiu o coração de outros, sofreu bullying e resolveu se repaginar, mas sempre sem perder seu jeito autêntico, com pose de que não liga para o que vão pensar, e a cada capítulo isso ficou mais claro.
Ficou claro também o amor dela pela mãe, a companhia que uma sempre foi para a outra e os valores que isso traz. Apesar de ter um pouco de palavrões demais para o público que a Kéfera se dirige, esse livro fininho conta muita coisa em poucas páginas e conquista com a sua produção, tem fotos, folhas coloridas e caracteres bonitinhos que mostram o trabalho impecável da editora para trazer às livrarias um livro muito caprichado.
Com momentos engraçados (muitos!), outros trágicos, esse foi o primeiro passo na vida da Kéfera como autora que promete mais livros, o segundo inclusive já está pronto, e com a influência que ela tem sobre tantos adolescentes hoje em dia, é bom saber que está estimulando hábitos de leituras também!

13 comentários:

  1. Nunca fui fã da Kéfera ,tipo fã ,de acompanhar o canal dela no YouTube e tals ,mas sempre gostei bastante dos vídeos que eu via ,e quando minha amiga surgiu com esse livro ,eu fiquei muito curiosa e acabei lendo e simplesmente adorei .
    Como VC disse tem uns momentos bem engraçados ,tipo quando ela conta do primeiro beijo ,mas tmb tem um momentos trágicos ,e acho que pouquíssimas pessoas se arrependeriam de ler esse livro .

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito dos vídeos dela, o snapchat também é muito divertido. Acho legal poder ver a "menina normal" por trás da famosa. Também não curto muto autobiografias, mas foi um dos livros que comprei na Black Friday :D

    ResponderExcluir
  3. Já li o livro, não gostei muito, mas gosto bastante dela como youtuber!

    ResponderExcluir
  4. Não sou muito fã de autobiografias também e confesso que acho essa Kéfera meio forçada, então não tenho muito interesse neste livro.
    Gostei das suas impressões e concordo que pelo menos há uma maior quantidade de leitores através dessa obra.
    Mesmo assim, valeu a dica ;)
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Estou fugindo de autobiografias, ainda mais esta que não faço ideia quem seja.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. É tão diferente a sensação quando você vê a divulgação de um livro autobiográfico de uma pessoa que admiramos ou simplesmente gostamos. Mas, com outros artistas que não curtimos, pensamos: "Deve ser uma leitura chata!". Bom, Muito Mais Que Cinco Minutos é uma leitura que desejo há muito tempo, acompanho a youtuber desde 2013 e sigo o seu sucesso com louvor e admiração sobre ela. Com este livro podemos ver que ela não é uma famosa fútil, mas também passa por dificuldades, mas levanta a cabeça. Gostei!

    ResponderExcluir
  7. Nem sabia quem era Kéfera e depois de algumas coisas que andei lendo era melhor ter continuado sem saber quem era. Como a Rízia, tbm a achei "forçada".

    ResponderExcluir
  8. Esse livro eu passo, mesmo sendo da Kefera, eu nao curto autobiografias.

    ResponderExcluir
  9. Bom, eu não acompanho nem um canal de youtuber e também não curto autobiografias, por esse motivo não tenho interessei por esse livro, mas mesmo assim, sua resenha está muito boa e quem é fã da Kéfera com certeza irá adorar.

    ResponderExcluir
  10. Não acompanho a Kefera,também não a conhecia antes do lançamento do livro,por isso não pretendo ler,como não sou fã conhecer a história dela não desperta minha curiosidade.

    ResponderExcluir
  11. Conheço a Kéfera mas não sou fã dela, leria sim um livro dela se esse não fosse sobre ela mesma, e como eu não cirto biografias nem autobiografias, nã~vou ler o livro mas espero que quem leia goste e aprecie o trabalho dela.

    ResponderExcluir
  12. Eu sou bastante fã da Kéfera, li o livro e gostei bastante da forma como ela trata de assuntos divertidos, inusitados e, inclusive, os mais pesados. O livro é ótimo, cheio de motivações, assuntos do cotidiano, histórias próprias e boas imagens. Estou adorando a repercussão.

    ResponderExcluir
  13. Eu curto demais biografias, mas infelizmente nao sou tao interessada a esse ponto na Kefera, mesmo que ja tenha rido de algumas coisas que ela fez no passado.

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo