Diário de um Adolescente Apaixonado - Rafael Moreira

03 março, 2015


Diário de um Adolescente Apaixonado - Ele suou frio quando deu o primeiro beijo. Já sofreu bullying na escola. Já gostou de quem não gostava dele. Sente muita falta de quem foi embora. Já brigou com a namorada por Whatsapp e depois pediu desculpas. Ele não troca os amigos por ninguém. Se bem que amigo, AMIGO mesmo, pra ele, é a família.

Em 24 crônicas bem-humoradas (claro), o Rafa conversa com a gente como se estivesse bem pertinho. Acostumado a mostrar o rosto na internet, ele criou coragem e começou a escrever sobre as situações da sua infância, sua relação com a família, com as meninas, com os amigos. De cada história, ele tirava uma reflexão sobre as mudanças que já aconteceram na sua vida e o que ele aprendeu com elas.

O resultado está aqui, neste livro que você vai ler e depois abraçar bem apertado.



          Rafael Moreira é gente como a gente. Ele é um adolescente que mora em Campinas, que era gordinho quando criança e sofreu bullying na escola por causa disso, que teve namoradinhas no ensino fundamental e achava o máximo segurar as mãos, que cresceu e aprendeu como é um namoro de verdade, e também já teve um coração partido.

          O que tudo isso tem a ver? Tem a ver que ele buscou na internet uma forma de compartilhar essas e outras histórias, e criou o canal Me Apaixonei no Youtube, onde compartilha ideias, pensamentos, brincadeiras - e agora os lançamentos do seu livro.
          O sucesso do canal foi tanto que suas palavras não podiam mais ficar registradas apenas em vídeos, elas ganharam o papel em um livro muito bem trabalhado e lançado pela Novo Conceito. Com imagens, desenhos, rabiscos, quadrinhos e tudo que um diário tem direito, Rafael trás aos seus leitores, em pouco mais de cem páginas, crônicas sobre os mais diversos temas, desde a infância até a adolescência, crônicas inteligentes, divertidas, algumas que carregam consigo uma moral.
          Mas o que o diferencia de outros cronistas é a linguagem. Seu livro foi feito para adolescentes, suas palavras são para os adolescentes e ele fala de igual para igual, com gírias, clichês, chavões, a cada palavra é como se o próprio autor estivesse contando pessoalmente o que aconteceu, o que deu origem a essa crônica, o que o inspirou, ou o que deu errado para surgir uma história assim.
          O livro é bem curtinho e quase todas as páginas têm algum trabalhado diferente, desde a fonte a desenhos que retratam o próprio Rafael e, graças a isso, a história rápida se torna ainda mais dinâmica.
          Mais um trabalho super bem feito da editora, apostando em mais um autor nacional!

          Ficou curioso sobre o canal do Rafael? Dá uma olhada!





10 comentários:

  1. Não conhecia o canal, mas conhecendo agora, o tema dos vídeos não me interessou muito, então não sei se curtiria o livro.

    ResponderExcluir
  2. O Rafa é um fofo <3
    Essas frases do vídeo são do livro <3
    *0*

    ResponderExcluir
  3. Eu não tinha muito interesse no livro quando ele foi lançado, mas com as resenhas saindo, percebi que valia e pena dar uma olhada.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. O livro não me interessou muito, mas vou dar uma espiadinha no canal.

    ResponderExcluir
  5. Não me interessei muito pelo livro não. :/ Não costumo acompanhar esses canais do Youtube; talvez o livro funcione mais pra quem já acompanha e conhece o Rafael (não que quem desconhece não possa gostar). De repente eu tenho a chance de ler e acabo gostando, né. :)

    ResponderExcluir
  6. Oiii, eu ainda não conhecia os videos desse garoto, mas com o lançamento desse livro eu fiquei um pouco curioso pra saber mais, e esse titulo chama bastante a minha atenção, ♥_♥

    ResponderExcluir
  7. Bem, confesso que não tinha conhecimento nem do autor, nem desse canal. Fico feliz em saber que a Editora Novo Conceito fez um belo trabalho de diagramação nesse livro, mas posso dizer que não me interessei muito por ele.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Não assisto vídeos no Youtube então não conheço o autor. A palavra "adolescente" funciona como um repelente pra mim. Não sei, penso em adolescentes e já me vem a palavra "drama" à mente. Não é um livro que me chamou a atenção, mas não digo que nunca o leria.

    ResponderExcluir
  9. Bacana saber mais sobre este livro, e sobre o próprio autor. Confesso que nunca havia visto nada no You tube, mas creio que será bem bacana poder conferir em conhecer. Em relação ao livro, confesso que ele não me chamou muito a atenção. Mas desejo muito sucesso ao autor!

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo