Tag: Eu blogueiro...

10 janeiro, 2015


A tag de hoje eu encontrei no blog Falando em Livros, e achei muito boa de responder, porque mais do que falar sobre livros, vem contar a vocês sobre o blog. Por que isso é legal? Porque o blog existe há mais de quatro anos e desde então muita gente já passou por aqui, mas pode não conhecer a história por trás desse blog.

1. Quando e por quê decidiu ser blogueiro?
Antes dessa "moda" de blogs literários começar, lá em 2010, nós estávamos formadas no ensino médio e só íamos começar a faculdade em agosto, então foram oito meses de puro ócio. Sempre fui leitora voraz, mas com tanto tempo livre, lia ainda mais, e também participava de alguns fóruns que tinham tópicos extras sobre indicações de livros, logo começou um burburinho, principalmente no facebook, sobre adolescentes (na maioria das vezes) escrevendo sobre o que liam, foi então que, no mês de abril, surgiu o blog, para nos tirar do ócio e, por tabela, nos permitir discutir sobre algo que sempre nos interessou muito: livros!

2. De onde veio a inspiração do nome do seu blog?
Não foi muito criativa, nós somos em duas garotas, por isso o girls, e gostamos de comprar livros. Bookaholic Girls.

3. Quanto tempo de vida tem seu blog?
Quatro anos e oito meses.

4. Qual o conteúdo principal do seu blog?
LIVROS!

5. Quais são os horários que você cria postagens?
Não tenho um horário para isso, sempre que tenho um tempo livre faço algum post ou escrevo uma das resenhas que está pendente. Os posts normalmente são programados antes, por isso saem quase sempre na parte da manhã.

6. Tem algum lugar especial onde cria as postagens?
Meu quarto. Não, mentira, escrevo a maioria do meu quarto porque é onde fica o computador, mas até no trabalho e na faculdade já fiz postagens!

7. O que você acha que deve melhorar como blogueiro?
Apesar de tentar escrever sempre corretamente, acabo usando muito o gerúndio, e isso tem que parar! Mas fora o português, gostaria de dar mais atenção aos leitores, retribuir comentários e coisas assim, mas a falta de tempo infelizmente não me permite.

8. Prefere responder aos leitores no próprio blog ou visitar outros blogueiros e blogueiras?
No próprio blog, porque normalmente são perguntas diretas, então não tem muito sentido eu comentar em alguma postagem no blog do leitor que me perguntou para responder algo.

9. Na sua opinião o que há de mais legal em ser blogueiro?
Desde o início o que sempre me motivou mais foram as interações e inclusive amizades que fiz na blogosfera e o retorno dos leitores!

10. Você retribui todas as visitas no blog?
Infelizmente não, tento sempre dar uma olhada nos blogs, mas muitas vezes acabo não comentando, dou só uma passada básica para me manter atualizada!

11. O que não gosta no mundo dos blogs?
Não é não gostar propriamente, mas me incomoda um pouco a injustiça que muitas editoras e inclusive algumas pessoas cometem, nem todos valorizam o conteúdo do blog, buscam reconhecimento mas não o merecem de verdade e, quando conseguem muitos números acabam atraindo mais atenção (é lógico!), mas nem sempre a merecem. Muita gente criou blog depois que começaram as parcerias com editoras por achar esse um jeito fácil de ganhar livros, sem perceber que é, na verdade, um trabalho, seu pagamento é o livro, mas você tem a obrigação de lê-lo (e nem sempre vai ser do seu agrado) e resenhá-lo honestamente. Muita gente pensa que é só ganhar livros e ser feliz, fácil assim.

12. Cite três blogueiros que admira e que gostaria de conhecer pessoalmente.
Pam, do Garota It.
Mari e Alba, do Psychobooks.
Babi Dewet

13. O que seus pais, seus familiares, seus amigos acham de você ser blogueiro? Eles leem seu blog?
Não leem não, a maioria eu acredito que nem sabe da existência do blog, não por vergonha nem nada assim, mas temos interesses diferentes, então o perfil do blog não se encaixa no deles.

14. Qual a maior inspiração para escrever postagens?
Os leitores. Ainda que esse não seja o blog mais pop do momento, ainda que só uma pessoa leia, é o que me motiva.

15. Quando está escrevendo um post costuma comer ou beber alguma coisa? O quê?
Sem manias, normalmente não como nem bebo nada até acabar a postagem para não me desconcentrar.

16. Qual assunto você não publicaria jamais?
Esportes e política. Além de não terem nada a ver com o perfil do blog, são assuntos que eu não conheço o suficiente para querer discutir, e tampouco quero passar a vocês informações inverídicas.

17. Faz posts pelo celular?
Não, não consigo hahaha

18. Tem canal no youtube?
Não! No início gravava vídeos para caixinha de correio, mas não sou carismática o suficiente para continuar com vídeos.

19. Quantos blogs você tem?
Só esse.

20. Que conselho daria a todos os blogueiros?
Seja paciente e se mantenha firme no seu trabalho, não é porque outros blogs têm mais visitas ou comentários, ou porque alguma editora não quis firmar parceria que o seu trabalho tem de ser menosprezado, há que valorizar cada leitor e fazer valer a pena, e gostar do que faz!

E vocês, têm blog? O que responderiam?

6 comentários:

  1. Não tenho blog, mas adoro blogs literários, visito sempre que tenho tempo livre, como agora nas férias. Concordo muito com o que você disse na pergunta 11 e gosto do Bookaholic Girls porque percebo a seriedade empregada no blog, como sendo realmente um trabalho. Parabéns pelo ótimo conteúdo e continuem assim!

    ResponderExcluir
  2. Sigo alguns blogs e o seu é um deles, adoro mesmo e achei super bacana saber da ideia e até do nome.Acho bacana pois tem muitas resenhas e postagens quase diarias e a parte dos quotes é uma das minhas preferidas! Espero que cada vez somente vocês tenham mais sucesso pois a muitas pessoas que assim como eu adoram de verdade o blog.

    ResponderExcluir
  3. Conheço o blog há pouco tempo, mas já o adoro.
    Eu era blogueira, mas entrei numa fase ruim, na qual lia por obrigação só pra ter resenha fresquinha e acabei esquecendo que leitura tbm é prazer. Decidi dar uma parada e to assim, na parada, há 2 anos hahahahaha

    ResponderExcluir
  4. Essa tag é tão legal para conhecermos um pouco mais sobre o processo de criação e manutenção do blog, né?!?! Percebe-se claramente que vocês não levam esse blog como apenas uma diversão, mas como um trabalho sério também. Parabéns, meninas!!!! Continuem fazendo esse trabalho massa que vocês fazem.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto deste tipo de tag, é justamente estas postagem que mostram um pouco mais das pessoas existentes por trás dos blogs.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Muito legal saber um pouco mais sobre como o blog foi criado. Penso há anos em criar um pra mim, mas não tenho muita coragem kkkkkk

    bJS

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo