O Inferno de Gabriel (Gabriel's Inferno #01) - Sylvain Reynard

29 janeiro, 2015

A salvação de um homem. O despertar da sexualidade de uma mulher.
Enigmático e sedutor, Gabriel Emerson é um renomado especialista em Dante. Durante o dia assume a fachada de um rigoroso professor universitário, mas à noite se entrega a uma desinibida vida de prazeres sem limites.
O que ninguém sabe é que tanto sua máscara de frieza quanto sua extrema sensualidade na verdade escondem uma alma atormentada pelas feridas do passado. Gabriel se tortura pelos erros que cometeu e acredita que para ele não há mais nenhuma esperança ou chance de se redimir dos pecados. 
Julia Mitchell é uma jovem doce e inocente que luta para superar os traumas de uma infância difícil, marcada pela negligência dos pais. Quando vai fazer mestrado na Universidade de Toronto, ela sabe que reencontrará alguém importante – um homem que viu apenas uma vez, mas que nunca conseguiu esquecer.
Assim que põe os olhos em Julia, Gabriel é tomado por uma estranha sensação de familiaridade, embora não saiba dizer por quê. A inexplicável e profunda conexão que existe entre eles deixa o professor numa situação delicada, que colocará sua carreira em risco e o obrigará a enfrentar os fantasmas dos quais sempre tentou fugir.
Primeiro livro de uma trilogia, O inferno de Gabriel explora com brilhantismo a sensualidade de uma paixão proibida. É a história envolvente de dois amantes lutando para superar seus infernos pessoais e enfim viver a redenção que só o verdadeiro amor torna possível.

Julia Mitchell é uma estudante de mestrado que busca se especializar em Dante, depois de não ter conseguido ir para Harvard por questões financeiras, se viu obrigada a aceitar uma bolsa na Universidade de Toronto, onde o professor Emerson é responsável pelo departamento e especialista em Dante, e onde sabe que vai reencontrar o homem por quem se apaixonou ainda na adolescência, na única noite que compartilharam.
Arrogância a parte, Gabriel Emerson pode ser considerado brilhante nesta matéria, seu problema é em como lidar com as pessoas. Frio, sem medir palavras e considerar os sentimentos dos outros, Gabriel não poupa ninguém, e durante as noites é na rua que de busca satisfação pessoal, em uma vida luxuriosa. Ele acredita carregar os sete pecados capitais dentro de si, e quando se trata de luxúria, é o seu forte.
Por isso quando Julia se aproxima, Gabriel sabe que deve mantê-la afasta, ela é tão pura e inocente, a imagem de Beatriz para Dante, um anjo que Gabriel não vai permitir que seja envolvido em sua escuridão. São completamente opostos, justamente por isso se atraem tanto.
Gabriel tenta afastá-la, mas é incapaz de não ajudá-la ao ver a vida dura que Julia tem levado em Toronto para se manter apenas com o valor da bolsa. Cada agrado os aproxima, e quando lembranças são despertadas em Gabriel, ambos precisam abrir suas almas e corações, para no fim esperar pela redenção.

A princípio pensei que esse seria mais um romance erótico dentre tantos, mas conforme evolui na leitura ficou claro que O Inferno de Gabriel é um livro diferente de tudo que há por aí no mercado, e acabou sendo uma deliciosa surpresa. Apesar de alguns clichês, como o fato de Gabriel odiar a si mesmo, se ver como um pecador sem perdão enquanto Julia é toda imaculada, a história desenvolvida entre eles, tendo uma ligação com Dante e Beatriz, torna o livro muito intrigante.
Repleto de citações de clássicos, discussões fervorosas e um estudo mais íntimo na relação de Dante e Beatriz, esse sem dúvidas é um livro inteligentíssimo e brilhante, onde o autor soube com maestria linkar os protagonistas aos clássicos. E Gabriel, apesar de todo seu autojulgamento negativo, é brilhante como professor e sabe como explorar esses personagens tão marcantes da literatura, bem como ensinar sobre outras obras primas. Para quem é fã do livro Divina Comédia vai encontrar aqui uma segunda chance para Dante e Beatriz viverem seu amor.
Em alguns pontos pensei que a história estava longa demais para ser apenas o primeiro livro de uma trilogia, mas conforme foi se desenrolando, é notável que cada cena tem uma razão para estar presente e o autor soube englobar tudo sem deixar pontas soltas.
A leitura é fluída e a diagramação da editora ficou impecável, seguindo o padrão simples de folhas e divisão de capítulos, não encontrei erros ortográficos e, no final, é possível conferir o primeiro capítulo do próximo livro da trilogia.
Apesar de um tom erótico e sensual, esse nem de longe é o objetivo ou o foco principal do livro, então quem espera lê-lo com esse único objetivo pode acabar se decepcionando.

O Inferno de Gabriel é um romance complexo e intenso para ser apreciado, que desperta uma vontade imensa de devorá-lo em uma tacada só.


5 comentários:

  1. Legal essa ligação que o livro faz com Dante, imagino que isso eleve o livro a um novo matamar. Curioso também o personagem ter "nome de anjo" mas ser totalmente o oposto rsrs

    ResponderExcluir
  2. Como você disse, trama repleta de clichês, mas tudo bem. Acho que o grande diferencial foi fazer esse link com "A Divina Comédia". É preciso ter muita coragem e talento pra fazer essa mistura. E ainda bem que deu super certo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  3. Tenho os dois primeiros livros, mas sempre tive medo de ler pq as resenhas destacam muito A Divina Comédia. Como não li e não vou ler, tinha medo de que ficasse boiando na história diante das citações. Isso é verdade?

    ResponderExcluir
  4. Eu mesma nunca li a Divina Comédia, mas o autor soube incluir a trama na narração sendo Gabriel um professor especialista em Dante, então o próprio personagem acaba por "ensinar" a história aos leitores!

    ResponderExcluir
  5. Tenho muita vontade de ler esse livro principalmente porque assim como você dizem ser bem diferente do que apenas um livro erótico. Gostei de saber que rola umas discussões interessantes.

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo