O Grande Ivan - Katherine Applegate

20 janeiro, 2015



Meu nome é Ivan.
Eu sou um gorila.
Não é tão fácil quanto parece...

Ivan mora dentro de um shopping e nunca tinha pensado em voltar para a natureza até o dia em que a pequena Ruby, um filhote de elefante, foi comprada pelo dono do circo.

Baseado em fatos reais, O GRANDE IVAN é uma história deliciosa, cheia de humor, ao mesmo tempo doce e inteligente, sobre os direitos dos animais e sobre a força da amizade.

Não importa quantos anos você tem... Você deveria ler este livro hoje, agora mesmo. Aliás, o que você está esperando para começar? 



Ivan é um grande gorila das costas prateadas, mas desde pequeno tem sido criado em uma jaula dentro de um shopping, onde faz parte de um pequeno circo e se apresenta pelas noites. Mas Ivan não é qualquer gorila, ele também é um artista. Com folhas e lápis coloridos, faz desenhos e rabiscos que rendem ainda mais dinheiro ao seu dono.
Apesar de ser o único gorila, Ivan não está sozinho, ele tem a companhia de uma elefanta e de um cachorro vira-lata chamado Bob, e, no decorrer da história, mais uma elefanta chega para ser sua amiga, Ruby. E Ruby é que faz todo o rumo da história mudar.
Ruby é uma elefanta pequena ainda, amedrontada e ainda precisa de algum treino, mas, o mais importante é a promessa que Ivan fez a sua primeira amiga elefanta: que um dia Ruby iria para um zoológico.
Apesar de zoológicos manterem animais em jaulas, a ideia de conviver com outros da sua espécie e em um ambiente maior e mais condizente a realidade, faz parecer o lugar dos sonhos, e é assim que, com a ajuda de uma criança, um adulto e alguns desenhos Ivan está pronto para colocar seu plano em prática.

O Grande Ivan é um livro infantil, e, apesar de não ser o meu foco de leitura, confesso que apreciei a leitura.
O enredo é um pouco longo, mas a ideia trás moral a história e faz o leitor torcer pelos animais, para que o plano de Ivan funcione e Ruby seja levada a um zoológico, afinal a vida dos animais em um shopping não é nem um pouco justa.

A história foi bem estruturada e contém os elementos que crianças mais gostam: animais que falam, crianças e ilustrações, junto com a capa e a edição em capa dura, é um ótimo livro!


5 comentários:

  1. Apesar de ser um livro infantil, chamou minha atenção por, infelizmente, ser baseado em fatos reais. Animais costumam me comover mais do que muitas pessoas, embora não sei se esta é uma característica do livro.

    ResponderExcluir
  2. To lendo esse livro e realmente é uma graça. Um aprendizado.
    Ele reacende antigas ideias sobre animais não viverem presos, mas, ao mesmo tempo, é válido quando se tem animais em cativeiro pra procriação, animais ameaçados de extinção.

    ResponderExcluir
  3. Estou gostando bastante dos lançamentos do selo #Irado. Apesar de não fazer parte do público alvo dessas publicações, eu me amarro nelas. Acho que essa trama em específica é bem legal, pois, como você disse, tem todos os ingredientes que as crianças gostam. E, para completar, ainda trás aquelas velhas e sempre bem-vidas lições de moral.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  4. Tenho gostado muito dos lançamentos do selo #irado, não só pela qualidade gráfica dos livros, mas também pelos enredos apresentados.
    Este eu ainda não li, mas com certeza será lido.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. Estou gostando muito desse novo selo da editora mesmo que eu não seja tão fã de livros infantis. Li por aí que é baseado numa história real, então fiquei bem curiosa sobre ele.

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo