Chaves A História Oficial Ilustrada - Chasparito

15 janeiro, 2015






Roberto Gómez Bolaños, o humorista que deu vida a 'Chaves' e 'Chapolin Colorado', ganha uma homenagem nesta obra. O leitor poderá ter contato com uma biografia que resume alguns dos episódios mais marcantes da vida e dos anos de carreira do escritor, roteirista, ator, diretor, dramaturgo, comediante e compositor mexicano.








Não sou fã de biografias, dificilmente leio uma, mas depois da comoção pela morte de Roberto Gómez Bolaños, conhecido por dar vida a personagens como Chaves e Chapolin Colorado, fiquei curiosa sobre sua vida. Esse livro não é sua biografia completa, com pouco mais de duzentas páginas, sendo boa parte dessas páginas apenas fotos, tenho certeza que ainda há muito para contar, mas para quem pretende conhecer os principais fatos da vida do ator, é suficiente.
Com direito a muitas fotos, o livro trás a história de Bolaños desde o seu nascimento, sua vontade de jogar futebol e a descoberta do seu talento para atuação, seu primeiro amor, primeira esposa e todos os filhos que teve. Mas o ator não era nenhum santo não, essa biografia trás, também, sua infidelidade até conhecer o amor da sua vida, Florinda (sim, a dona Florinda, mãe do Kiko, que sem os bobs é uma mulher muito bonita!) com quem passou os últimos anos de sua vida.
Esse livro foi lançado em 2012 e conta, inclusive, com uma mensagem de Bolaños para os fãs brasileiros, e possui, ainda, informações sobre outras obras de Bolaños e sobre os personagens de Chaves, para eternizá-los nas páginas desse livro.
Vi muitas críticas sobre o título do livro, que leva a entender que o livro é exclusivamente sobre Chaves, e a princípio cometi o mesmo engano, mas ao ler a sinopse tudo se esclarece, então não se enganem pela capa!
Quanto a qualidade do livro, não há do que reclamar, ficou bem diagramado, com boas e nítidas imagens – ainda que sejam todas em preto e branco – e a mensagem do ator aos leitores mostra a consideração que Bolaños teve por seus fãs brasileiros!

6 comentários:

  1. Também não gosto muito de biografias, mas essa eu leria de bom grado. Esses personagens marcaram época e atravessaram gerações, como bem dito na resenha, estão eternizados, mas não só nas páginas do livro, como também no coração de cada um que já assistiu.

    ResponderExcluir
  2. Confesso que há muito tempo não realizo uma leitura de uma biografia, mas esta com certeza é uma que tenho muita intenção de realizar.Uma pessoa que é o simbolo merece toda a nossa homenagem e nada melhor que ler algo sobre ele. Já esta incluido a lista de desejados.

    ResponderExcluir
  3. Não gosto de biografias, curto mais cinebiografias.
    Nunca gostei de Chaves, mas é inegável o grande sucesso do personagem já que está há 30 anos no ar - aqui no Brasil -, conquistando mais crianças e adultos.

    ResponderExcluir
  4. Acho o Roberto Gómez Bolaños um dos maiores astros que o mundo já teve. Senti muito a morte dele, pois sou fã do seriado desde que me entendo por gente. Não sou muito de biografias, mas essa eu leria sem nem pensar duas vezes. Sei um bocado da vida dele, mas, com certeza, acho que tem muitas outras que não conheço. Espero ter a oportunidade de ler algum dia.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Nunca fui fã do Chaves e sua turma ou mesmo do Chapolin, por isso não é um livro que me interesse.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Adora Chaves e Chapolin, mas não curto muito biografias. Sou mais de assistir o filme contando a história de vida e tudo mais.

    Bjs

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo