Top Ten Wednesday #20 - Livros interativos

24 dezembro, 2014

Adaptação do Top Ten Tuesday, um meme semanal hospedado pelo blog The Broke and The Bookish 
Estou ficando boa em atualizar essa coluna! Só não sei até quando isso vai durar...
O top ten de hoje é sobre os livros que têm chegado ao mercado editorial e não carregam histórias, pelo menos não as que estamos acostumados a ler, ao invés disso se tornam interativos e muito divertidos.
O primeiro livro que conheci assim foi lançado pela Intrínseca, mas depois do lançamento dele muitos outros saíram, pela mesma e por outras editoras. E eu quero todos, diga-se de passagem!
Tema de hoje então é: 10 livros interativos

1. Destrua Este Diário - Keri Smith
'Wreck This Journal’ é um livro ilustrado que contém uma perturbadora coleção de tarefas que pedem aos leitores que juntem suas melhores habilidades em erros e bagunças para completar as páginas do livro (ou destruí-las). Através de uma série de criativas e ilustradas tarefas, Keri Smith quer encorajar seus leitores em atos “destrutivos” – deixando buracos em páginas, adicionando fotos e estragando-as, manchando páginas com café, pintando fora das linhas e mais – com o objetivo de experimentar o verdadeiro processo criativo. Através da sensibilidade de Keri, leitores são introduzidos a uma nova maneira de fazer arte, descobrindo maneiras de escapar do medo de páginas em branco e entrando completamente no processo criativo. Pagina oficial https://www.facebook.com/destruaestediario


2. Listografia (Sua vida em listas) - Lisa Nola
O livro definitivo para todas as listas da sua vida! Nostalgia . Essa foi a inspiração de Lisa Nola para inventar um tipo inusitado de autobiografia. Quais foram os melhores presentes que você já recebeu? Os lugares mais estranhos onde já fez sexo? As coisas que mais irritam você? Seus momentos mais embaraçosos? Os lugares que adoraria conhecer?
Neste livro, o leitor vai rememorar episódios engraçados da própria vida, filmes e livros interessantes, pessoas que conheceu e muito mais. Com diversas perguntas bem-humoradas e ilustrações bastante divertidas, Listografia o incentivará a colocar no papel pedaços de sua história pessoal. Ao final, Lisa convida o leitor a soltar sua imaginação e inventar suas próprias listas personalizadas. Esta é, acima de tudo, uma reflexão leve e sensível sobre os nossos interesses, nossa memória e nossos sonhos, e as páginas preenchidas podem servir de lembrança para os momentos de nostalgia ou revelar características intrigantes e inusitadas do seu dono.
Com proposta semelhante a sucessos como Destrua este diário e Termine este livro, Listografia é completamente interativo, convidando o leitor a intervir na obra e criar suas próprias listas.
A obra traz inúmeras ilustrações divertidíssimas de Nathaniel Russell, incentivando o leitor a desenhar também suas criações.

3. Uma Página de Cada Vez - Adam J. Kurtz
Pense em alguma coisa que deixa você inseguro e escreva o que é em letras enormes. Use o espaço todo! Olhe bem para o que você escreveu. Agora vire a página. No seu primeiro livro, o artista gráfico americano Adam J. Kurtz usa provocações divertidas como esta para fazer o leitor refletir sobre sua vida ao mesmo tempo em que testa a própria criatividade. Como o título diz, cada página traz uma brincadeira diferente. Pode ser uma pergunta, uma sugestão de desenho ou um pedido para que você crie uma lista de músicas para seu amor verdadeiro ou das melhores fatias de pizza que comeu na vida. O autor também pede para o leitor colar objetos inusitados nas páginas do livro e compartilhar nas redes sociais algumas das anotações feitas nele. Uma maneira espirituosa e lúdica de buscar o autoconhecimento.





4. How To Be An Explorer of the World - Keri Smith
Artistas e cientistas analisam o mundo ao seu redor de maneira surpreendentemente semelhantes, por meio da observação, coleta, documentação, análise e comparação. Neste cativante livro, os leitores são encorajados a explorar o mundo deles como artistas e cientistas. A missão que Smith propõe? Documentar e observar o mundo ao seu redor. Como você nunca viu antes. Tome notas. Colete coisas que você encontra em suas viagens. Constatações de documentos. Padrões de aviso prévio. Copie. Trace. Concentre-se em uma coisa de cada vez. Grave o que você está atraído.
5. Termine Este Livro - Keri Smith
Um livro de conteúdo profundamente misterioso foi abandonado em um parque. As páginas, soltas, foram embaralhadas pelo vento, e a capa, quase ilegível, exibia as palavras Manual de instruções. Keri Smith, autora de Destrua este diário, oferece ao leitor um novo desafio — decifrar o que há por trás dessa história e completar o conteúdo desconhecido da obra. E é claro que Smith não deixaria o leitor desamparado: a fim de realizar a missão, ele passará por um treinamento intensivo nas artes da espionagem e aprenderá a desvendar códigos secretos, reconhecer padrões ocultos no ambiente e usar a criatividade para dar a objetos comuns utilidades extraordinárias.



6. O Livro do Bem - Ariane Freitas e Jessica Grecco
Este é um livro diferente, porque é sobre alguém muito especial: você. É um espaço para você fazer coisas que vão colocar um sorriso no seu rosto e deixar sua vida mais alegre e feliz. São pequenas e grandes atitudes que vão lembrar você que tudo sempre pode ser melhor e mais divertido se a gente der uma chance, e que cada segundo da vida vale a pena até quando a gente tende a não a acreditar muito. Este é um livro sobre amor, felicidade e alegria de viver. Mas ele só vai acontecer completamente se você topar embarcar nessa loucura fazendo-o seu de verdade. Cada minuto que você dedicar a estas páginas farão com que este livro se torne mais completo e mais seu. Então vem! E fica aqui um convite: fotografe e publique tudo o que você fizer no seu Livro do Bem nas redes sociais com tag #livrodobem. Porque o que é do BEM merece ser compartilhado!




7. Jardim Secreto - Johanna Basford
Faça um passeio por estes lindos jardins e se aventure em uma caça ao tesouro tão fascinante que todos os seus problemas ficarão para trás. As ilustrações ricas em detalhes estão só esperando por você para ganhar vida. 

Divirta-se procurando as diversas criaturas escondidas nestas páginas. Complete os espaços em branco, escolha suas cores preferidas, faça seus próprios esboços e crie um universo deslumbrante onde não há lugar para o estresse. 

Jardim secreto é um livro para todas as idades, que nos permite esquecer as adversidades do dia a dia através dos desenhos e que busca trazer à tona o artista que existe em cada um de nós.



8. Eu + Você = Nós - Lisa Currie
Eu + você = nós é um livro criativo e interativo para o leitor compartilhar com uma pessoa especial, ou muitas (ou com um amigo diferente a cada página). Da mesma forma que o fenômeno "Destrua este diário", o leitor é levado a preencher as páginas com suas melhores lembranças de coisas triviais ou marcantes, como a última vez em que deram risada juntos, o que um não poderia ter feito sem o outro, como um descreveria o outro para um estranho, a trilha sonora ideal da relação e assim por diante. 






9. Diário da Seleção
Baseado na série de maior sucesso da Seguinte, este diário traz uma atividade para cada dia do ano. Com design especial, o Diário propõe que as fãs reflitam sobre o universo da série, escrevam sobre si mesmas, imaginem o que fariam caso fossem rainhas, criem desenhos, elaborem listas... e depois compartilhem tudo com as amigas! A partir de uma iniciativa inédita da editora, em outubro as leitoras brasileiras da Kiera Cass terão acesso a um diário oficial da série, o presente perfeito de final de ano. 


10. This Is Not a Book - Keri Smith
Neste olhar excepcionalmente enviesado no propósito e função de "um livro", Keri Smith oferece um guia ilustrado que convida os leitores a examinar de forma criativa todas as maneiras diferentes. Este não é um livro que pode ser usado. Com prompts intrigantes, os leitores vão descobrir que o livro pode ser: Um segredo, mensagem, arrancar uma página, escrever uma nota sobre o assunto para um estranho, e deixá-lo em um lugar público. Uma gravação para ter todos que você entre em contato hoje e escrever o seu nome no livro. Um instrumento para criar tantos sons como você pode usar o livro, como virar as páginas rápido ou batendo na tampa. Este é um livro irá envolver os leitores, tendo-lhes definir tudo o que um livro pode ser, perguntando: "Se não é um livro, o que é então?" - Com um caleidoscópio de possíveis respostas.

Mais alguém tem uma lista dessas?
Beijoooos :*

5 comentários:

  1. Esses livros interativos estão se tornando uma febre mesmo, hein?!?! Confesso que não sabia que alguns desses eram desse tipo. Apesar de ser a ideia do livro, não consigo me imaginar fazendo o que eles pedem. Fico com a sensação de estar sendo vândalo. kkkkk

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  2. Nenhum deles eu li ainda, mas acho muito legal esta ideia de interatividade, deixando a leitura ainda mais interessante!
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Alguns não conhecia e curti a ideia!
    Dá vontade de ter e colocar mão na massa, mas acho que é só aquela empolgação do começo, muita gente deve largar e nunca mais pegar.

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Eu não curto esse estilo de livro, mas acabei que tenho dois aqui. Mas nem pretendo fazer nada neles.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Não gosto da ideia do livros interativos, ao menos não aquele que te dão opções, rumos para o personagem. Mas até que gostei dos livros da Keri Smith, só não tive coragem de arrancar a página como era a instrução.

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo