NaNoWriMo 2014

01 novembro, 2014



Novembro acaba de começar, e para autores viciados na internet, esse é um mês de grande expectativa graças a uma coisa: NANOWRIMO!
Ah, você não sabe o que é? Não tem problema que eu explico!
NaNoWriMo é a abreviação para National Novel Writing Month, que significa que esse é o mês para você escrever um romance e para isso foi criado o site www.nanowrimo.org, lá pessoas do mundo inteiro participam de fóruns, bate-papos (tem até encontros ocorrendo aqui no Brasil no Rio, São Paulo e Porto Alegre), todo mundo se apoiando para alcançar a meta de escrever 50.000 palavras nesse mês!
Isso mesmo! 50000 palavras! E a ideia é começar um projeto do zero nesse mês, algo original e completamente seu, aquela ideia que não sai da sua cabeça a meses, ou a história daquele personagem que sempre te acompanha, ou mesmo por em palavras o romance que você sonha em viver ou já viveu, vale tudo, a ideia é escrever!
E o objetivo do site é servir como um apoio e um incentivo durante esse mês - e ao longo do ano com outras ações - para que ninguém desanime. Não é fácil escrever cinquenta mil palavras, não vão surgir na primeira hora que você sentar na frente do computador mesmo que sua mente esteja fervilhando de ideias, mas o objetivo é tentar.
Algumas dicas são importantes para quem participa: tentar escrever todos os dias, distribuindo um mínimo de palavras que pretende escrever (ainda que você não cumpra religiosamente, é uma boa ideia para saber a quantas anda a sua história e o quanto falta) e, para ajudar, o site trás um contador de palavras no qual você pode marcar a evolução do seu projeto!

Conheci o projeto no ano passado e corri para participar em novembro, e cumpri a meta (NaNoWriMo Winner!!!)! Foi suado e só consegui concluir no último dia já quando acabava, mas foi um aprendizado, e os primeiros capítulos que escrevi no NaNoWriMo passado vocês podem conferir no wattpad...
Esse ano estou participando de novo, com um novo projeto, uma história que está na minha cabeça a meses e meses e meses, na qual penso diariamente e finalmente chegou a hora de lhe dedicar um tempo, será um romance, algo muito menos complexo que o meu projeto do ano passado, porém creio que muito mais intenso no quesito sentimentos e acontecimentos, no fim do mês conto para vocês como foi tudo e, quem sabe, se o projeto evoluir começo a postá-lo no wattpad também!

Na edição passada sugeri dois blogs brasileiros que falam sobre o NaNoWriMo para ajudar a galera a entender e saber como participar, mantenho a sugestão porque me ajudaram bastante: Nem Um Pouco Épico - NaNoWriMo um FAQ e o Literalmente Falando - É de comer?!

Preparados? Quem se anima?

8 comentários:

  1. Muito bacana essa ideia. Ano passado ouvi falar e adorei, achei um ótimo incentivo para quem gostaria de escrever, mas a ideia nunca sai do papel!!
    Espero que consiga cumprir sua meta esse ano e que sua história fique sensacional!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu já conhecia o projeto, mas não tenho inspiração suficiente para participar.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Eu já conhecia o projeto também e acho bem interessante, mas não é pra mim, haha. Adoro escrever sobre o que leio mas não tenho criatividade o suficiente pra inventar uma história!

    ResponderExcluir
  4. Oie,

    Não conhecia o projeto e achei muito bacana. Mas não me arriscaria.
    Fiquei curiosa quanto a história que irá escrever. Esperando o novo post a respeito.

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o projeto e adorei. Boa sorte a quem for participar pq sou péssima pra inventar histórias!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu estava vendo algumas pessoas falando disso no twitter, mas não tinha nem ideia do que era. Achei o projeto bem legal, e é um ótimo incentivo!
    Boa sorte a todos que vão participar :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi falar desse projeto há dois anos, e acho-o bem legal. Uma pena que não tenho o dom para escrever tramas.
    Que bom que você conseguiu atingir a meta ano passado. Estarei torcendo pra que você consiga também nesse ano. Aguardando os resultados.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Que legal, boa sorte e continue escrevendo!
    Achei o projeto sensacional!

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo