150 dias de Chile - O Programa

08 setembro, 2014
























Acredito que a curiosidade da maioria é sobre como eu vim parar aqui, e vou dedicar o post de hoje à explicar para vocês.
Desde sempre quis fazer intercâmbio, mas por cursar Direito na faculdade as opções são bem limitadas, e apesar de ter programa de intercâmbio direto na minha faculdade, o custo acaba sendo muito elevado, afinal bancar a vida fora do país não é fácil! Minha vez chegou quando recebi um e-mail da faculdade contando a respeito de um programa firmado em parceria com a minha universidade e o Banco Santander, que concedia a um número determinado de alunos a chance de participar do programa de bolsas Ibero-Americanas.

O Programa: Lançado em 2011, o Programa de Bolsas Ibero-Americanas é uma iniciativa criada para um período de 5 anos (2011 à 2015) com o objetivo de promover o intercâmbio acadêmico anual de estudantes de graduação entre universidades de 10 países da região da Ibero-América: Brasil, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Peru, Portugal, Porto Rico e Uruguai.O prazo de duração do programa é um semestre.

A Bolsa: O programa concede ao aluno uma bolsa no valor de 3.000 euros, para ser utilizado como bolsa-auxílio.

Com essa bolsa não tem que pagar a faculdade no país que você fica e o dinheiro, que é uma ajuda de custo, serve para bancar os gastos que vai ter no país, como moradia, alimentação e transporte.
Para participar, a universidade que você cursa no Brasil deve ser parceira do banco, e isso é possível conferir no site do banco junto com o processo de seleção, mas algumas universidades fazem um processo distinto.
Quanto ao idioma, esse é o grande problema. O ideal é que quem participe saiba falar, ou pelo menos tenha noção do idioma do país para onde está ainda, MAS a questão é que conhecimento do idioma não é um pré-requisito para participar nem para ser selecionado, então sim, tem muitos brasileiros aqui no Chile cujo primeiro contato com o espanhol está sendo aqui.. eu fiz curso de espanhol alguns anos atrás, e recomendo, porque chegar sozinho num país estranho e sem saber falar o idioma é meio desesperador!





No fim de semana conto mais!
Beijooos :*

10 comentários:

  1. Já conhecia o programa! Várias amigas minhas da faculdade foram estudar fora através de programas semelhantes, as ficam 1 e ano meio fora somente. A iniciativa é muito boa! E trás experiencias muito ricas ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre quis fazer algum intercâmbio, mas tenho algumas amigas que fizeram e elas nem gostaram tanto, por isso tenho um pouco de medo.
    Mas que bom que você teve essa oportunidade e conseguiu fazer o intercambio.
    Quando eu fui pra Argentina, eu não falava nada de Espanhol e isso atrapalhou bastante, então é muito bom que você já tenha feito curso de Espanhol.
    Já estou ansiosa pelo próximo post :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Como já disse anteriormente, admiro muito a sua coragem de deixar o certo pelo incerto, mesmo que seja uma condição temporário. Eu sou medrosa demais e não sei se conseguiria fazer o mesmo.
    To completamente apaixonada pelas sua fotos e já quero ir pro Chile também hahahahahahahaha sério, tá tudo lindo!

    Te desejo muita sorte!

    ResponderExcluir
  4. Ai, que demais!!!
    Gostaria de ser Au Pair, por acaso aí no Chile vc já ouviu algo sobre isso?
    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no Chile eu não ouvi falar de au pair não, mas sei que muitas empresas no Brasil tem esse programa para os Estados Unidos! Eu sempre quis participar, mas depois que comecei a faculdade os planos ficaram de lado

      Excluir
  5. Não conhecia esse programa.. achei até que você tivesse ido pelo Ciências sem fronteiras, haha. Estou procurando muito por programas assim pra tentar ir em intercâmbio, adoro viajar e quero muito passar um tempo fora. Fiquei apaixonada também pelas suas fotos do Chile, não é um lugar que eu tinha vontade de conhecer, mas pelas suas fotos parece lindo!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu sonho era participar do Ciência Sem Fronteiras ahahahahahaa mas como curso Direito, e é da área de humanas, não abrange pelo programa #infelizmente

      Excluir
  6. De alguns anos pra cá a possibilidade de fazer intercâmbio, através da faculdade, aumentou muito no Brasil.
    Uma amiga, em 2012, foi para o Canadá. Através de um programa do governo federal.
    Bons estudos e aproveite bem a experiência.
    Bj!

    ResponderExcluir
  7. Que fotos lindas!! Você é muito corajosa! Eu não teria coragem de largar minha família e ir morar sozinha em outro país. Não conhecia esse programa, mas achei uma iniciativa muito legal!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Que oportunidade banaca, realmente é um sonho e com certeza se um dia tivesse a oportunidade como está aproveitaria também, pois creio que conhecimento é sempre válido e ainda mais em outro pais.Adorei a postagem e saber como foi feito o intercambio.
    Aproveite bastante!! Mil beijos♥

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo