O Lado Mais Sombrio (Splintered #01) - A. G. Howard

01 julho, 2014

Alyssa Gardner ouve os pensamentos das plantas e animais. Por enquanto ela consegue esconder as alucinações, mas já conhece o seu destino: terminará num sanatório como sua mãe. A insanidade faz parte da família desde que a sua tataravó, Alice Liddell, falava a Lewis Carroll sobre os seus estranhos sonhos, inspirando-o a escrever o clássico Alice no País das Maravilhas. Mas talvez ela não seja louca. E talvez as histórias de Carroll não sejam tão fantasiosas quanto possam parecer. Para quebrar a maldição da loucura na família, Alyssa precisa entrar na toca do coelho e consertar alguns erros cometidos no País das Maravilhas, um lugar repleto de seres estranhos com intenções não reveladas. Alyssa leva consigo o seu amigo da vida real – o superprotetor Jeb –, mas, assim que a jornada começa, ela se vê dividida entre a sensatez deste e a magia perigosa e encantadora de Morfeu, o seu guia no País das Maravilhas. Ninguém é o que parece no País das Maravilhas. Nem mesmo Alyssa...

Confesso que nunca terminei de ler Alice no País das Maravilhas, a história de Lewis Carroll foi confusa ou fantasiosa demais para mim, e também nunca li Alice através do espelho, então quando soube dessa história, que de certa forma reconstrói o universo do País das Maravilhas, soube que das duas uma: ou esse livro seria bom o suficiente para fazer valer a trama ou seria tão louco quanto a história original, para minha decepção.
A melhor opção ganhou.
Alyssa Gardner é descendente da famosa Alice, mas esse parentesco trás um preço, ou melhor, uma maldição: depois de certa idade as mulheres dessa família passam a ouvir os insetos, as plantas, os animais dizem, o que é motivo suficiente para levá-las a serem internada, como aconteceu com a mãe de Alyssa que foi internada após um surto.
Com esse histórico, Alyssa tenta esconder que isso está acontecendo com ela também, mas sabe que não pode esconder para sempre. Por isso só tem uma solução: entrar na Toca do Coelho e voltar ao País das Maravilhas para consertar alguns erros que foram cometidos no passado.
Para sua jornada, seu amigo Jeb a acompanha, e o carinho que ele sente por Alyssa fica claro a todo momento. Apesar de algumas atitudes que fazem com que o leitor queira sumir com ele da história, o caráter e a lealdade de Jeb fazem ele merecer ficar.
Mas o País das Maravilhas não é o mesmo alegre e colorido das histórias de Lewis Carroll, não, esse é muito mais sombrio e tem um personagem de destaque: Morfeu. Apesar de não ser fisicamente atraente a primeira vista, Morfeu tem um mistério que o torna atraente, que cativa a atenção e faz com que se queira descobrir cada um de seus segredos.

Desde o princípio fica claro que a premissa desse livro é única e inovadora, afinal Alice no País das Maravilhas conquistou milhares de fãs no mundo inteiro, todo mundo já ouviu falar da Alice, mesmo que através do filme ou da animação. E o livro não decepcionou, com uma leitura ágil e uma escrita fluída, a autora soube como envolver o leitor nas páginas do livro, apresentando um País das Maravilhas mais sombrio, perigoso e muito atraente.
Outro ponto interessante foi que a autora soube adaptar os personagens já tão conhecidos da história original e mantê-los no seu enredo.
Esse é o primeiro livro de uma trilogia, mas, apesar de alguns ganchos soltos para um próximo livro, a história de O Lado Mais Sombrio foi bem desenvolvida e concluída, ela tem um final satisfatório e se encerrasse por aqui seria suficiente.
Esse certamente é um livro intrigante do início ao fim e quem é fã de Lewis Carroll não pode perder!


7 comentários:

  1. Ainda não tive tempo de ler este livro, mas estou bem empolgada com sua leitura.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Estou super afim de lê-lo; ele me cativou primeiramente pela capa, e só depois de um "tempinho" é que comecei a ler resenhas sobre ele, e com o tempo foi fixando se lugar em coração. Não li "Alice no País das Maravilhas", mas assisti ao filme e o amo, então creio que vou amar o livro....

    Bjss

    ResponderExcluir
  3. Coisa boa quando somos surpreendidos positivamente com uma historia, este livro a muito tempo desperta meu interesse por se tratar de uma outra visão de uma historia tão conhecida...Adorei conferir tua resenha!
    Beijo♥

    ResponderExcluir
  4. Um livro maravilhoso, sinopse envolvente .e deixou muiti curiosa em ler .

    ResponderExcluir
  5. Já faz um tempinho que eu li e simplesmente amei!! Nunca fui muito fã da história de Alice no País das Maravilhas e confesso que comprei esse livro mais por causa da capa e de toda propaganda feita entorno dele. A história é incrível e é impossível parar de ler. Está entre os meus favoritos e com certeza lerei os próximos volumes também.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Desde que soube desse lançamento ando louca pra lê-lo! Adoro todas essas histórias que fazem que se relacionam com contos de fadas que a gente já conhecem! Estou muito curiosa pra ler esse livro!
    Beijos
    http://www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  7. Achei bem ousado essa ideia de recriar o País das Maravilhas e com uma personagem que vai tentar descobrir a causa da loucura das mulheres de sua família, promete realmente ser mais sombrio, com novos elementos, ainda bem que a autora conseguiu escrever uma boa história, como fã da versão original, não tem dúvidas de que irei gostar dessa, quero ver se a amizade de Alyssa com Jeb irá se transformar em algo mais e tentar desvendar os segredos de Morfeu, que venham os próximos volumes!

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo