Graffiti Moon - Cath Crowley

29 maio, 2014

Uma aventura emocionante e perigosa como um grafite clandestino. Uma noite de arte e poesia, humor e autodescoberta, expectativa e risco e, quem sabe, amor verdadeiro. Um artista, uma sonhadora, uma noite, um significado. O que mais importa? O ano letivo acabou, aliás, o último ano do ensino médio. Lucy planejou a maneira perfeita de comemorar: essa noite, finalmente, ela encontrará o Sombra, o genial e misterioso grafiteiro, cujo fantástico trabalho se encontra espalhado por toda a cidade. Ele está de spray na mão, escondido em algum lugar, espalhando cor, desenhando pássaros e o azul do céu na noite. E Lucy sabe que um artista como o Sombra é alguém por quem ela pode se apaixonar — se apaixonar de verdade. A última pessoa com quem Lucy quer passar essa noite é o Ed, o cara que ela tem tentado evitar desde que deu um soco no nariz dele no encontro mais estranho de sua vida. Mas quando Ed conta para Lucy que sabe onde achar o Sombra, os dois de repente se juntam numa busca frenética aos lugares onde sua arte, repleta de tristeza e fuga, reverbera nos muros da cidade. Mas Lucy não consegue ver o que está bem diante dos seus olhos.

A tão aguardada noite do baile de formatura chegou e Lucy pretende comemorar com as amigas, mas, mais que isso, nessa noite ela vai encontrar o misterioso Sombra, um grafiteiro que faz arte pelas ruas da cidade, grafitando imagens que ilustram a sua própria alma, e que ficam ainda mais tocantes quando acompanhadas de textos do Poeta.
Para isso ela acompanha Ed – a contragosto já que a única tentativa de encontro que tiveram acabou com Ed levando um soco – para juntos adentrarem em uma noite única e descobrir a identidade do grafiteiro cuja arte tem encantado Lucy.
A história se passa nessa única noite que é carregada de expectativa, pois Lucy deposita no seu amor platônico uma esperança real de sentimentos e realização, ela vê na arte desse artista desconhecido o reflexo de sentimentos que ela própria nutre; arte essa que colore a escuridão das ruas e embeleza tudo.

Apesar de contar com personagens secundários, o foco é sobre Lucy e Ed, ela é uma artista, transforma o vidro em arte mas aprecia todos os ramos, seja música, literatura, pinturas ou grafites, e já começa a trilhar seu caminho para um belo futuro, enquanto Ed é completamente oposto, ele tem uma vida complicada, largou a escola, não tem perspectivas na vida, não nutre nenhuma ambição nem tampouco sabe que caminho seguir.

Com uma narração que intercala o ponto de vista de Lucy, o Sombra e o Poeta, o que permite que o leitor compreenda bem os sentimentos e a interação da história, tornando a narrativa ainda mais profunda e acolhedora, esse é um livro do gênero young adult, mas que nunca li nada igual, é único e tocante, a autora soube como escolher as palavras certas para criar um enredo que apesar de rápido – o livro tem menos de 250 páginas e a história se passa em uma única noite – é viciante e carregado de sensibilidade.
O foco que dá para as artes é notado desde a forma de escrever da autora, que foi mantida cuidadosamente pela editora Valentina ao traduzir a obra, tornando a história realmente incrível. Foi um livro que me pegou de surpresa, resolvi dar uma chance por conta do enredo que parecia diferente do que encontramos por aí, mas não tinha grandes pretensões porque a capa não chamava atenção, porém, depois de encerrar a leitura me arrependi de não tê-lo lido antes.


"Pintei um fantasma preso numa garrafa. Dei um passo para trás, para olhar o fantasma, e percebi que o triste não era que ele estava ficando sem ar. O triste era ele ter ar suficiente para a vida toda naquele espaço tão pequeno."

9 comentários:

  1. Realmente, quando eu vi esse livro pela primeira vez eu não dei muito por ele, mas nem imaginei que se tratasse de algo profundo talvez. Parece algo diferente do que estou acostumada a ler e me intrigou bastante. Fiquei interessada pelo livro!

    ResponderExcluir
  2. É ótimo quando nos surpreendemos positivamente com uma leitura, né?!?! Realmente, a capa não é das melhores. Ainda bem que a narrativa e sensibilidade da autora com as palavras, fez com que essa história aparentemente simples, se tornar em uma trama incrível. E sem falar na narrativa dividida entre três narradores. Gosto disso.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  3. Esse livro não chama muito atenção pela capa, isso é fato, mas eu adorei o enredo. Aprecio muito todas as formas de arte e o grafite em especial transborda sentimentalismo, é só uma questão de interpretação. Realmente é um young adult diferente, acho que vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  4. Não me interessei muito, este eu passo.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. Ñ curti muito o enredo do livro, mas tenho uma amiga que ia adorar, só por se tratar de grafite .

    ResponderExcluir
  6. Realmente não podemos julgar um livro pela capa. Até agora eu não tinha tido nenhum interesse nesse livro, achei a capa bem feinha pra falar a verdade. Mas a resenha me encantou, e já estou desejando o livro.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Gosto bastante do trabalho da editora Valentina pela tradução que eles sempre fazem (o que, para quem adora a língua, é muita importante! rs).
    Honestamente, nunca tinha parado para ler a sinopse do livro, e agora que vi sua resenha, posso dizer que fiquei intrigada com a história. Parece ser o tipo de leitura que eu curto, e vou comprá-lo assim que puder.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu não me senti muito atraída pelo livro.
    Quem gosta muito de viver no mundo da arte poderia apreciar muito bem essa leitura.
    Infelizmente o livro não é para mim.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  9. Apesar do tema do livro não ser algo que eu ame de paixão ler sobre, me interessei bastante.
    O livro parece abordar assuntos interessantes e gosto das obras da editora. Darei uma chance =)

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo