Pretty Girl-13

11 fevereiro, 2014




Três anos se passam, e Angie Chapman reaparece sem qualquer lembrança desse período. Como se o tempo tivesse parado. Ela ainda acredita ter treze anos e insiste que dali a três semanas vai para o oitavo ano. Angie não se reconhece na imagem da garota alta e magra que aparece refletida no espelho toda vez que se olha. E nem faz ideia do que são aquelas marcas e cicatrizes no seu corpo. Pretty Girl – 13 um mistério psicológico fascinante e perturbador em que a garota Angie tem de juntar os flashes de sua memória para descobrir a sua verdadeira identidade, ou seriam identidades?






Aos treze anos de idade, Angela estava empolgada de participar de um acampamento na floresta... onde desapareceu sem deixar rastros. Três anos depois ela se vê de volta em casa, sem ter noção do tempo que passou, nem de onde esteve ou de como chegou até ali, apesar do reflexo em seu espelho mostrar uma garota mais velha, mais magra e mais alta, com seios e um rosto menos infantil, apesar de seus pulsos e pernas terem cicatrizes e de agora saber como cozinhar. Todas as evidências estão a sua frente, mas Angela não consegue aceitar.
Em sua mente tudo continua como era. Ela tem apenas treze anos e logo estará entrando no oitavo ano... não é possível que três anos tenham se passado.
Unidos a equipe que fez a busca por Angela quando ela desapareceu, e a psicóloga dra. Grant, os pais de Angela estão dispostos a descobrir tudo que aconteceu com sua menina nesses três anos, por mais doloroso que seja... Claro, a principal afetada é Angela, e logo o motivo de sua “amnésia” fica claro para a dra. Grant: Angela tem TDI (Transtorno Dissociativo de Identidade), ou seja, múltiplas personalidades.
Sua mente se “partiu” em outras personalidades para ajudarem Angela a suportar tudo a que foi submetida durante esses três anos, assim surgiu a Bandeirante, a Esposinha, e outras personalidades mais que agora estão sendo chamadas a superfície, o que desencadeia uma luta longa e exaustiva de Angela com a sua própria mente, mas cada descoberta faz valer a pena... Principalmente quando indícios de que Angela já sofria desse transtorno desde criança põe em prova a palavra de uma menina assustada.

Tudo que a sinopse diz é verdade: essa é uma grande história de mistério psicológico e perturbador, enquanto Angela tenta juntar os fragmentos de memória e as informações que a psicóloga consegue com suas outras personalidades durante as sessões de hipnose, ou quando essas personalidades decidem lhe deixar alguma mensagem durante a noite.
Desde o princípio fica claro que Angela sofreu nos três anos em que esteve desaparecida, as cicatrizes que carrega consigo são uma grande demonstração disso, mas a cada personalidade que se revela, mostra que o sofrimento foi ainda maior. O que coloca Angela em uma posição delicada: ela pode tentar ir até o fim, descobrir tudo que se passou, ou se arriscar em um procedimento experimental que elimina essas personalidades depois de mapeadas, eliminando assim tudo que elas sofreram. Então ela tem de decidir entre se lembrar de tudo ou seguir em frente como se não houvesse acontecido.
Pela sinopse dá para perceber que é um livro de conteúdo forte, intenso, e por isso a protagonista conseguiu me cativar, porque Angela também é muito forte e apesar de ser a nova atração do colégio, a menina que estava desaparecida, ela segue em frente com o tratamento para chegar ao fundo da história. É basicamente o retrato de uma garota que luta dia após dia para recuperar a sua própria sanidade...
Por isso fiquei abalada conforme os acontecimentos eram revelados, já aviso que a autora não poupou sofrimentos a protagonista – mas o brilhantismo ficou no saber descrever sem explicitar demais, deixando a história intensa nos limites da faixa etária a que se destina, dessa forma nós sabemos o que se passou, mas sem ter de encarar cada palavra pesando no estômago.
Cada ponto é interessante, o desaparecimento, o transtorno dissociativo de identidade, a volta para casa, as sessões de terapia e de hipnose... o que tornam esse livro completo e especial, único. Uma leitura que apesar de pesada no tanto de acontecimentos, flui muito bem, as palavras voam e cada capítulo te prende ao próximo, até devorar toda a história; e que conquista ao abordar temas diferentes e impactantes com uma linguagem que todos podem compreender.

Esse realmente é aquele tipo de livro que, ao terminar, faz o leitor se perguntar “por que não o li antes?”.


18 comentários:

  1. Gostei um pouco da premissa do livro, mas parece ser um livro um pouco forte demais, não sei se isso me agradaria. Porém, quanto ao mistério, quanto a esse descrever sem explicar demais, isso eu gosto. É um ponto positivo pra mim. Não sei se eu leria agora, mas com certeza mais pra frente eu talvez busque saber um pouco mais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante a sua resenha, acho que descobrir todas as personalidades de Angela vai ser bem legal durante a leitura, saber o que ela passou nesses 3 anos que ficou fora. Não conhecia o livro, gostei bastante. o// Beijoooooooooooooos.

    Paradise Books

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de livros que trabalham lados escondidos de uma pessoa, a Angela parece ser bem interessante e as coisas que ela passou enquanto sumida de sua família. 3 anos, ela deve ter sofrido um bucado. oO' Parece um livro legal, quando tiver uma oportunidade leio.
    Até. .-.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tinha ouvido falar nem do livro nem da autora, e não acredito que ainda não o li '-' , amo historias que mecham com o psicológico da protagonista, por isso só lendo a sinopse e a resenha já me apaixonei *-*

    ResponderExcluir
  5. nossa que resenha incrivel, adorei , tenho uma curiosidade enorme com relação a esse livro, capa fabulosa

    ResponderExcluir
  6. Minha indignação é: Por que nunca li a sinopse desse livro? Livros que envolvem mistério e que o enredo é forte, me atraem muito. Gosto de grande carga emocional na hora da leitura, de histórias intensas que te fazem ficar pelo menos uns 10 minutos em silencio refletindo sobre o que foi lido. Eu adorei o conteúdo desse livro e a resenha contribuiu bastante com o meu interesse por ele. Desejo lê-lo algum dia!

    ResponderExcluir
  7. parabéns essa resenha ficou muito interessante, gostei muito da capa .. parabéns por escrever tão bem

    ResponderExcluir
  8. Sou fã deste gênero de leitura, que quando bem feito, me faz devorar o livro. De início eu não tinha interesse, mas conforme fui lendo a resenha, pude notar que vou gostar da leitura.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. É o tipo de livro que me deixa louca, prrnde minha atenção e fico super empolgada com cada pagina

    ResponderExcluir
  10. O livro parece ser um grande livro, daqueles que nos proporcionam momentos de reflexão, não consigo imaginar o que possa ter acontecido para ela meio que ter várias personalidades. Achei a história um pouco parecida com a do livro reiniciados, não sei se você já leu, mais alguns pontos se parecem.

    ResponderExcluir
  11. Sou doida para ler esse livro, todo o livro me chama atenção :capa, enredo, personagens todo! Espero esse ano ler ele pois nao to me aguentando de curiosidade.


    xx

    ResponderExcluir
  12. UAU... UAU... Esse livro parece ser daqueles de tirar o fôlego, eu amo livros que mexer tanto com nossas mente quanto com a dos personagens, pois isso te prende na leitura. Eu nunca li um livro que envolvesse TDI. Enquanto eu lia a resenha eu pensei que ela tinha esquecido do que ocorreu por causa de uma trauma sabe? Tipo, tem casos que o trauma é tão grande que a pessoa simplesmente se esquece do que passou.
    Enfim, eu com toda certeza vou ler este livro.

    http://worldbehindmywall.fanzoom.net/

    ResponderExcluir
  13. Tensa essa historia heim?!!! Mas me chamou muita atenção, fiquei muito curioso..

    ResponderExcluir
  14. Não me interessei muito pela história, achei a história bem pesada e preciso de histórias bem leves no momento por causa das voltas as aulas :(

    ResponderExcluir
  15. E a minha pergunta é: porque eu ainda não li????
    Eu preciso muito ler este livro, é tudo que estou procurando agora, um livro que me envolve por completo!

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o livro ou a autora, mas parece ser MUITO bom, pelo menos foi a impressão que tive pela resenha, e com toda certeza já adicionei ele na minha lista de desejados, pois sua historia me deixou muito intrigada!! Bjus♥

    ResponderExcluir
  17. Parece ser um livro cheio de mistérios e suspense do tipo que me agrada mesmo. Adoro descobrir pelo desenrolar da estória respostas para mistérios e fiquei muito curiosa com este! Muito interessante mistérios envolvendo o psicológico e já estou colocando este livro na minha lista! :)

    ResponderExcluir
  18. Ótima resenha!! Eu adoro esse tipo de obra que prende o leitor de uma forma tão maravilhosa.
    Tenho uma queda por livros intensos e que brincam e mexem com os nossos sentimentos então com certeza esse é o meu tipo de livro. Espero poder ler logo!!

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo