Once Upon a Time Tale #1 - Despertar

20 fevereiro, 2014


"Emma Swan sabe muito bem como se virar sozinha. Ela foi abandonada quando ainda era um bebê e a vida não tem sido exatamente um conto de fadas para ela. Quando o filho que ela abandonou anos atrás a encontra tudo se tornará ainda mais complicado. Henry tem 10 anos agora e acredita que a mãe tenha nascido em um mundo alternativo mágico e que, seja a filha desaparecida da Branca de Neve com o Príncipe Encantado. Emma não acredita em uma palavra, mas de acordo com Henry, ela é a única que pode quebrar a maldição, jogada pela Rainha Má, e que afeta todos os personagens dos contos de fadas. Eles estariam presos na nossa realidade, na cidade de Storybrooke, sem seus poderes mágicos e sem qualquer lembrança de quem realmente são."



      Bom, pra quem não sabe do que a história se trata (apesar da série estar no ar há 3 anos :p), vou falar um pouco do “plot” da mesma: 
      Once Upon a Time Tale – Despertar é baseado na série de TV Once Upon a Time, que, livremente inspirada nos clássicos contos de fadas, conta a história de Emma Swan, uma mulher com um passado tempestuoso, mas que, depois de conhecer Henry – o filho que ela deu para adoção, há 10 anos atrás – se vê em uma cidadezinha chamada Storybrooke, onde, segundo ele, todas as pessoas são personagens de algum conto de fadas, e estão presos lá por conta de uma maldição que a Rainha Má lançou neles. Mas além disso, há mais um detalhe: Ninguém lembra realmente qual sua verdadeira identidade e Emma é a única pessoa destinada a salvar todos dessa maldição, ou seja, a Salvadora. Emma inicialmente se recusa a acreditar em uma só palavra da história de Henry , mas logo descobre que sua cidade natal, Storybrooke , Maine, é mais do que parece. Quando acontecimentos estranhos, e pessoas muito similares aos personagens de um livro que Henry sempre leva consigo começam a aparecer e se concretizar, Emma terá que aceitar seu destino e descobrir o mistério por trás desse lugar, e esperançosamente, quebrar de uma vez por todas, a maldição que assombra essa cidade. 
      Pra começo de análise, acho válido dizer que sou tipo, uma GRANDE fã da série, procuro assistir os episódios sempre que consigo, e até rever minhas partes favoritas! Sem dizer que super recomendo a série, e inclusive, já teve um post aqui no blog falando da mesma. [POST AQUI]
      Sendo assim, e voltando ao livro, eu confesso que não estava empolgada pra ler o livro, porque, geralmente, quando o livro é baseado na série de TV, oculta-se bastante parte do que, num livro “normal” teria, como a descrição de um ambiente bem mais detalhada, ou aquele suspense infinito para descobrir algo, e enfim, todas aquelas emoções que só os livros bons de verdade conseguem transmitir isso pra gente. Mas, mesmo com um pé atrás, resolvi ler, porque né, mal não ia fazer :p
      Enfim, li o livro inteiro, e infelizmente, minha opinião permaneceu a mesma...

      Eu esperava que com o livro, a gente pudesse se infiltrar mais na mente da Emma, da Snow, da Evil Queen/Regina, e de outros personagens, para conseguir “sentir” mais como elas se sentem, e compreendê-los mais a fundo, mas principalmente, estava com altas expectativas quanto à Regina, por causa da conexão que ela tem com o Henry, e como era essa convivência, etc. No entanto, em vez disso, a história foi contada apenas pela perspectiva da Emma e da Snow White/Mary Margaret, o que era agradável, mas fornecia quase nenhuma informação nova.  
      Acho que o livro teria sido mais interessante se contasse uma ordem cronológica dos fatos que aconteceram antes da maldição – o que é bem contrário à série, onde sempre há mais e mais histórias desse tempo, e quase nunca seguem uma ordem cronológica dos fatos, apenas são contadas por se relacionarem ao que está acontecendo “atualmente” na série. Mas ao mesmo tempo, acho que essa falta de cronologia é o que deixa a série mais empolgante e também deixa sempre as pontas soltas para uma nova história se encaixar em seu meio. 
      Enfim, apesar de tudo, dificilmente eu consideraria uma leitura obrigatória, mas considero um “chick-lit conto de fadas”, daquele tipo de livro que é gostoso de ler pra se distrair um pouco do mundo externo :p   Mas, também acho que deve ser interessante para quem não acompanha a série, ler esse livro, porque pode ser que seja mais interessante, algo novo e diferente, e sem saber o que vai acontecer, pode ser uma vantagem!  

Beijos :*  
Thayná.

19 comentários:

  1. Uma é série incrivel, eu sou apaixonada por ela.. uma serie viciante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é? hahaha Volta e meia eu deixo ela meio que, "em espera", mas assim que assisto um capítulo, já passo pra outro, e pra outro! hahahaha Muito boa mesmo! <3

      Excluir
  2. Meus pais estão assistindo essa série e embora seja de contos de fadas, não senti muita vontade de assistir. Não sei porquê.

    ResponderExcluir
  3. Não assisti a serie ainda, nenhum episodio mesmo.
    E mesmo que não venha a assistir vou procurar ler o livro por causa da sua recomendação *-*

    ResponderExcluir
  4. Não me interessei em ver a série televisiva, mas gostaria de ler o livro.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. Adoro assistir Once Upon a Time, mas não fiquei interessada em ler o livro. Sua resenha me deixou ainda mais desanimada de ler ele. kkkkkkk' Mas talvez depois compre apenas pra coleção mesmo, ainda mais que é baseado numa série que tanto gosto.

    Paradise Books

    ResponderExcluir
  6. Eu simplesmente amo essa série, preciso voltar a assistir =/
    Fique tão sem tempo que acabei abandonando todas as minhas séries, mas vou dar uma jeito de voltar a ver

    http://worldbehindmywall.fanzoom.net/

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha visto a série, e os livros não me despertaram interesse, assim como a série também não!

    ResponderExcluir
  8. Concordo com você sobre os livros que são baseados em séries não serem tão bons quanto nas telinhas, mais isso também acontece muito quando é o inverso. Sobre a ordem cronológica ser também um fator positivo não sei se concordo, acho que em livro atrapalha muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho que atrapalha, MAS, se o autor souber escrever bem a história, ele acaba tornando-a em algo totalmente imprevisível e muito interessante! Acho que a chave para isso é saber mesmo como escrever e contar, nesse "vai-e-vem", o que acontece, e coordenar isso bem! :)

      Excluir
  9. Gosto muito de contos de fadas, e a série é uma das minhas favoritas. Rumpelstiltskin meu personagem favorito. Mas não tenho interesse no livro. Vou ficar apenas assistindo. Emma e sua mãe não são meu forte.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Amo demaaaaais essa série, ela é muuito perfeita, e só por isso tenho vontade de ler o livro, porque realmente livros baseados em séries ou vice e versa nunca são a mesma coisa, um ou outro é melhor. Mas só pelo fato de ser da série que eu amo, eu já leria.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Já eu não sou tão fã assim da série.. comecei assistindo a primeira temporada e estava até gostando consideravelmente, mas ai na segunda temporada não bateu aquela vontade de ver mais e mais ai eu parei de assistir, vou ver pela record agora. Ai nem o livro fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  12. comecei a acompanhar a série agora e estou adorando

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda não li o livro e nem vi a séria, mas tenho a maior vontade de acompanhar e conhecer, pois esta série tem muitos fãs!!

    ResponderExcluir
  14. Sou muito mais a serie sem duvida nenhuma!

    ResponderExcluir
  15. Essa série me encantou, não perco nenhum episódio. Mas já sabendo o que acontece na série, acho que a leitura não seria interessante pra mim. Esse eu passo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Eu assistia direto OUAT, parei um pouco. Adoro a série, mas sua opinião não me animou muito... Confesso que queria ler, mas fiquei um tanto desanimada. Eu sou super curiosa para ler livros baseados em séries, tem um especial que é de Supernatural (que agora é uma série de livros!).

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Essa série é bem famosa, ainda não assisti nenhum episódio mas conheço muita gente que gosta e parece ser muito boa. Adoro estórias em contos de fadas e achei esta interessante. Que pena que o livro não trouxe nada de novo, poderia ser mesmo um complemento para entendermos melhor a personagem da série mais a fundo e achei muito ruim ter ficado na mesma. Vou procurar alguns dos episódios para assistir, parece ser uma boa indicação. :)
    beijos

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo