Amor Verissimo

25 fevereiro, 2014

Das artimanhas masculinas para levar uma mulher à cama aos desgastes da rotina conjugal, os relacionamentos amorosos sempre forneceram um vasto material de inspiração para Luis Fernando Verissimo. Nas cinquenta crônicas reunidas em Amor Verissimo, o amor aparece em todas as suas variantes: o primeiro amor, o amor à primeira vista, o amor platônico, o amor carnal, o “amor” por interesse, o amor pelos amigos, o amor dos pais pelos filhos, o amor por si mesmo, o amor antigo, o amor que ultrapassa as barreiras de língua e de nacionalidade. Verissimo apresenta personagens irresistíveis como o Corno Lírico, Don Juan, o amante Rubival, a especialista em prospectar viúvos e a grávida que chora de pena do detergente que não lava tão branco e a bela mulher para quem homem só serve para abrir pote, segurar porta e carregar mala. Também estão reunidas no livro as crônicas que serviram de base para o roteiro da série Amor Verissimo, veiculada no canal GNT, em janeiro de 2014. Seja nas páginas do volume ou na adaptação de seus textos para a TV, o autor confirma que a vida não é uma comédia romântica, mas também não deixa dúvidas de que o humor é uma ótima maneira de encarar a vida a dois.

Parece que quanto mais digo que livros de crônicas não fazem o meu gênero, mas me enveredo por eles e cada vez aprendo a gostar mais e mais e, em se tratando de um livro de Luis Fernando Verissimo, não imaginava nada menos que crônicas realistas retratadas com humor e um quê de sarcasmo.
Dentre as cinquenta crônicas selecionadas para compor esse livro, há várias que se destacam, outras que passam rapidamente, algumas que estão sendo repostadas, que já foram lançadas muitos anos atrás, outras inéditas e há também aquelas que ganharam as telas através do canal GNT.
Apesar de cada uma tratar de um aspecto diferente, todas têm em comum o ser humano. Algumas são mais engraçadas, como a da russa do Maneco, que retrata a inveja dos homens direcionada àquele que encontra um mulherão, ou como a Entreolhares, que conta com a inocência de uma garota que não sabe do porque seu namorado ter uma tornozeleira na perna, e ainda a dos Namorados, retratando os tipos de namorados de diferentes pontos de vista.
Há também a crônica Intimidade, que diverte com o diálogo entre um casal que está junto há quarenta anos e ele ainda tem vergonha de perguntar algumas coisas, e a crônica A Estrategista, uma das melhores que narra sobre uma mulher que ganha a vida encontrando viúvos para serem atacados por suas garotas.
Já outras são mais profundas, ou inspiradoras, como a do Não Desista, que trás mensagem de motivação, e Assistente de Mágico, que faz uma análise da profissão.

A graça em ter essa semelhança com o ser humano é a possibilidade de se encontrar no jogo de palavras de Verissimo, afinal muitas são o retrato do cotidiano, não há do que se envergonhar, o melhor é se unir para compartilhar a diversão e levar na esportiva.
Com uma escolha precisa e acertada de palavras, esses retratos descritos em poucas páginas ganham a atenção do leitor, mas o segredo é saber apreciá-los, um de cada vez. Essa não é uma história corrida para se ler em uma pegada só, não, são crônicas que devem ser apreciadas uma após a outra, com um intervalo suficiente para que as palavras se encaixem na mente e tudo faça sentido.

Em um livro tão rico de um autor brasileiro de tamanho renome, degustá-lo e aproveitar o momento é o mínimo a se fazer.

Para quem tem o canal GNT, a série Amor Verissimo passa toda quarta, as 22h30!



16 comentários:

  1. Não sou muito amante de livros de crônicas, mas achei esse uma graça :))
    Tentarei ler haha

    ResponderExcluir
  2. Eu não suporto ler cronicas e muito menos aqueles paradidáticos, sabe? Eu fiquei muito traumatizada com eles por causa de uma professora que tive, ela era terrível e transformava as provas em coisas de outro mundo, além de nos obrigar a ler aqueles livros na frente de toda a turma e ainda depois ter que debater sobre ele... Desde então não curto =/

    http://worldbehindmywall.fanzoom.net/

    ResponderExcluir
  3. Deve ser tão divertido! Tem alguns atores ai que sou fã e por isso nem posso perder também. Sem falar que olha em quem é baseada a série ?! Não tem como não querer assistir!

    ResponderExcluir
  4. Adoro as crônicas do autor, com certeza a série vai ser boa.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Esse gênero de livro não faz muito meu tipo, não costumo ler, mas já ouvi muitas coisas boas sobre Veríssimo que tenho muita curiosidade de ler algo dele. Esse particularmente, parece ser bem interessante, apesar de eu não gostar de crônicas. Gosto muito quando a narrativa tem algo de humor e sarcasmo, e por ser brasileiro, acho legal dar uma chance pra ele.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Sou apaixonada por crônicas, gostei demais da idéia fiquei muito inreressada

    ResponderExcluir
  7. Não sou muito de ler cronicas, li pouquíssimas ate hoje.
    Vou ver um ep. dessa serie pra saber um pouco como funciona o livro,pela sua resenha parece um livro que eu gostaria de ler *-*

    ResponderExcluir
  8. Não tem melhor material para um livro do que o ser humano e as histórias do seu cotidiano. E falar sobre as relações humanas e seus diversos amores é uma medida certa. Eu não costumo ler muitas crônicas mais as de Veríssimo é muito boa. Aconselho que pra quem não gosta de ler esse gênero comece experimentando a leitura deste, tenho certeza que vão gostar.

    P.S. Já assisti dois episódios do seriado e amei, só não gosto muito do horário em que passa, é logo no dia em que pago matéria a noite, quando chego em casa, as vezes já tem passado.

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro crônicas, daria uma chance de conhecer esse livro não só pelo tema, mas também por ser crônicas. Pretendo assistir pelo menos um episódio da série, para ter uma opinião e depois, quem sabe, ler o livro.

    ResponderExcluir
  10. gostei muito, sempre me agrada muito esse tipo de leitura, interessante

    ResponderExcluir
  11. Achei esse livro bem legal, e fique feliz por ter a série, vou iniciar a leitura, e em breve começa a assistir a série (se possível)!

    ResponderExcluir
  12. Achei muito interessante a resenha desse gênero de livro, as vezes as pessoas se prendem mais a outros gêneros. Fiquei bem curiosa quanto as crônicas, se não ler o livro com certeza irei buscar os episódios da série pra assistir.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Não li o livro, mas já assisti alguns episódios da série e gostei bastante. Se tiver a oportunidade irei ler o livro.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Esse eu passo, ma gostei da resenha feita.

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito da resenha. Não sabia que o livro era de crônicas, tinha visto somente a capa, mas achei bem interessante por você ter comentado que o leitor se identifica muito. Não sabia que tinha uma série baseada nas crônicas! :)

    ResponderExcluir
  16. Achei a capa bem legal! Eu gosto de crônicas, são ótimas pra ler em filas ou quando se espera em consultórios... rsrs As crônicas de Luís Fernando Verissimo são ótimas. Só não conhecia essa série, deve ser muito boa!

    Beijos

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo