Top Ten Wednesday #15 - Livros Para Ler Antes do Filme Estrear

29 janeiro, 2014

Adaptação do Top Ten Tuesday, um meme semanal hospedado pelo blog The Broke and The Bookish 
Mais uma quarta feira com essa coluna aqui no blog, e o tema de hoje eu acho super legal e serve como dica tanto para vocês como para mim: Livros para Ler Antes do Filme Estrear!
Não é novidade para ninguém que esse ano muitos filmes que são adaptações de livros chegam aos cinemas, e, como a maioria dos bookaholics por aí, acho que não tem nada mais legal que ler o livro antes de ver o filme: 1) porque ler depois perde a graça; 2) porque você consegue perceber logo de cara as diferenças e comparar qual é melhor (normalmente o filme!).
Então, para completar o post de hoje, fiz uma pesquisa na internet para trazer para vocês quais são os lançamentos imperdíveis

A Menina Que Roubava Livros
Talvez esse não dê mais tempo, pois já está em cartaz em algumas cidades mesmo antes da estreia oficial, mas acho válido aguardar o lançamento em dvd para primeiro ler o livro.
Só que não vou fazer isso, porque esse eu já li o// Faz bastante tempo, foi logo que lançaram o livro! Confesso que quando li não entendi muita coisa, achei ele bem pesado, mas eu tinha uns doze anos e não li muito, então acredito que se eu fosse reler pensaria diferente.
Estreia: 31 de janeiro

A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler.
Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade.
A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, um sucesso absoluto - e raro - de crítica e público.

Vampire Academy
Outro que já li! Mas esse eu não só li como recomendo muito e amo a série. Acredito que a adaptação vai ficar bem feitinha, os personagens estão fieis ao livro e tenho grandes expectativas para esse filme *-* Estou contando os dias!
Estreia: 14 de março

Em O beijo das sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?Richelle Mead dá uma nova face à literatura vampiresca com este romance: mais ácida, apimentada e inteligente do que nunca, a saga dos Moroi e seus guardiões surpreende pelas reviravoltas e pela ousadia desses cativantes personagens.

Divergente
Esse é um livro que eu espero ter lido até a estreia do filme! Tanto que vou colocá-lo na minha lista do mês de fevereiro como um empurrãozinho a mais... Desde que lançou eu corri para comprar, mas até agora fui deixando para depois, sempre dizendo que algum outro livro tinha prioridade, seja por causa de alguma parceria ou por eu preferir ler outro livro. Acho que agora vai!
Estreia: 21 de março

Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.


A Culpa é das Estrelas
Tem um motivo bem simples para querer ler o livro antes de ver o filme: é perfeito! De verdade nunca ouvi críticas a esse livro, todo mundo que leu me diz como é bom, e tocante, e emocionante. E o filme promete ser tudo isso também, então não tem porque adiar mais a leitura... tenho certeza que vai valer a pena!
Estreia: 06 de junho.



A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.

O Doador
Só depois de anunciado o lançamento do filme é que fui conhecer o livro, mas achei bem interessante a premissa dele!
Estreia: 06 de junho.



Lois Lowry contrói um mundo aparentemente ideal onde não existe dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não existe amor, desejo ou alegria genuína.
Os habitantes da pequena comunidade, satisfeitos com suas vidas ordenadas, pacatas e estáveis, conhecem apenas o agora - o passado e todas as lembranças do antigo mundo foram apagados de suas mentes.
Uma única pessoa é encarregada de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis.
Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz idéia de que seu mundo nunca mais será o mesmo.
Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar.



The Maze Runner
Com Maze Runner fica claro que as distopias estão ganhando cada vez mais espaço nos filmes também, com seus enredos pós-apocalipticos e histórias cada vez mais diferentes... Esse é o primeiro de uma trilogia que promete bastante!
Estreia: 19 de setembro.
Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho. Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam A Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos.
Garota Exemplar
Outro eliminado da lista de leitura o/
Com Ben Affleck e outros grandes artistas por trás da produção do filme, Garota Exemplar tem dado o que falar lá fora e promete ser um grande filme!
Resenha aqui.
Estreia: 03 de outubro.




Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele? 
Serena
Da lista de lançamentos, esse é outro que me deixa bem empolgada tanto para ler o livro quanto para ver o filme. O motivo? O livro é de Ian McEwan e um dos meus filmes preferidos (Desejo e Reparação) é dele, por isso tenho esperança de que será um trabalho muito bem feito.
Ah, não posso deixar de mencionar que a atriz principal é a Jennifer Lawrence e seu par é o Bradley Cooper!
Estreia: segundo semestre de 2014

Ao ser contratada pelo MI5, o Serviço Secreto Britânico, a protagonista Serena se vê como participante de uma mentira cujo objetivo é fomentar a criação de uma ficção. Isso porque ela é incumbida de estabelecer contato com um escritor a quem não pode contar que é uma espiã, nem que o dinheiro que ele passará a receber virá do Estado. Mas o contexto de toda essa armação é uma guerra muito real, num período (começo da década de 1970) bastante violento da história da Inglaterra, especialmente por causa da atividade do IRA. E, para Serena, o caso envolve ainda sua vida pessoal, tanto no que se refere a seu antigo amante, que a introduziu no MI5, quanto no que se refere ao escritor que é vítima do ardil, por quem acaba se apaixonando. Ela é, portanto, agente e vítima, personagem e criadora, num romance em que todos esses papéis são questionados com fervor. Ora, ao conhecermos a ficção de Tom Healy, o escritor que não sabe que está na folha de pagamento da Inteligência Britânica, já notamos essa curiosa relação entre o real e o fictício, mediada pelo criador. Mas será apenas quando concluirmos a leitura de Serena que teremos a verdadeira dimensão do grau que atingiu essa fusão, tanto na história que estamos lendo quanto na nossa relação com o livro e seus personagens. A literatura experimental, questionadora, pode adotar várias máscaras. Em seu novo romance, Ian McEwan a veste nos trajes mais discretos e, talvez por isso mesmo, mais eficientes. 
Livre - A Jornada de uma Mulher em Busca do Recomeço
Apesar de ter ótimas críticas, esse tenho que confessar que não me interessa tanto. Acho ótimo e muito válido lê-lo antes de ver o filme, mas não tem prioridade na lista.
Estreia: segundo semestre de 2014




Aos 22 anos, Cheryl Strayed achou que tivesse perdido tudo. Após a repentina morte da mãe, a família se distanciou e seu casamento desmoronou. Quatro anos depois, aos 26 anos, sem nada a perder, tomou a decisão mais impulsiva da vida: caminhar 1.770 quilômetros da Pacific Crest Trail (PCT) – trilha que atravessa a costa oeste dos Estados Unidos, do deserto de Mojave, através da Califórnia e do Oregon, em direção ao estado de Washington – sem qualquer companhia. Cheryl não tinha experiência em caminhadas de longa distância e a trilha era bem mais que uma linha num mapa. Em sua caminhada solitária, ela se deparou com ursos, cascavéis e pumas ferozes e sofreu todo tipo de privação. 
Em Livre, a autora conta como enfrentou, além da exaustão, do frio, do calor, da monotonia, da dor, da sede e da fome, outros fantasmas que a assombravam. “Todo processo de transformação pessoal depende de entrega e aceitação”, afirma. Seu relato captura a agonia, tanto física quanto mental, de sua incrível jornada; como a enlouqueceu e a assustou e como, principalmente, a fortaleceu. O livro traz uma história de sobrevivência e redenção: um retrato pungente do que a vida tem de pior e, acima de tudo, de melhor. 

A Esperança - Parte I
Desde o lançamento do primeiro filme eu fico dizendo que vou ler o livro antes de ver o filme... já se foi Jogos Vorazes, já se foi Em Chamas, espero que agora eu cumpra!
E tenho que começar logo, porque são três livros não só um...
Estreia: 21 de novembro



Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?

ps: as sinopses são dos livros, não dos filmes. Supõe-se que, por ser adaptação, vai seguir a mesma premissa!

Grandes lançamentos nos aguardam! E vocês, tem algum que querem ler antes de ver o filme?
Beijoooos :*

13 comentários:

  1. Adorei o post! Esse ano promete muitas adaptações e eu sinceramente gostaria de conseguir ler algumas e farei o possível para conseguir. Voltei a ler "A menina que roubava livros". Ganhei o livro na escola, li até metade mas achei uma leitura muito maçante. Por essa razão, parei. Esse ano, com o lançamento do filme, resolvi voltar a ler. No entanto, minhas aulas começaram, está um pouco difícil dar continuidade a leitura, mas acredito que farei o mesmo, esperarei o DVD sair para assistir o filme. "A culpa é das estrelas" eu li no ano passado e não sei porquê, tenho a impressão de que o filme será mais emocionante que o livro. Já "Divergente", estou louca para ler, a história parece ser ótima, mas infelizmente ainda não tenho o livro. "Garota Exemplar" farei o contrário dos outros livros, verei primeiro o filme, se caso houver interesse, procurarei o livro.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sinopse de O Doador. Vou procurar saber sobre o livro.
    Li A culpa é das estrelas, Divergente, Garota Exemplar e A menina que roubava livros e Em chamas, mas não tenho vontade de ver os filmes.
    Quero muito ler Academia de vampiros! Parece ser um ótima série.
    Veria no cinema Maze runner, apesar de não ter lido o livro.

    ResponderExcluir
  3. É sempre bom ler antes.. comecei essa semana a ler a culpa é das estrelas e estou achando maravilhoso, prevendo lagrimas rs

    ResponderExcluir
  4. tenho muita vindade de ler alguns desses livros da lista, é sempre mais legal assistir ao filme depois que ja leu, dá para perceber as diferenças e fazer uma comparação basica

    ResponderExcluir
  5. Confesso que tinha filmes aí que eu nem sabia que eram de livros, mas com certeza agora tenho que ler antes de ver o filme!
    Já li VA, A menina que roubava livros e comprei A culpa é das estrelas mas até agora não tive coragem de ler, tenho medo de não gostar e é isso que eu acho que vai acontecer :/
    Mas The Hunger Games, The Maze Runner e Divergente já estavam na minha lista, ando querendo ler esses livros há um bom tempo, e agora que vai ter filme é indispensável eu ler. Nem assisti Jogos Vorazes ainda porque não tinha lido o livro..
    E garota exemplar, eu nunca tive vontade de ler, acho que é porque eu não sabia muito bem do que se tratava porque pelo que eu ouvi sobre o filme acho que deve ser muito bom e eu vou gostar.. tb pretendo ler esse.
    Enfim, esse ano a lista de lançamentos de filmes está enorme, e só lançamento bom, vai bombar,hahah!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu prefiro ler antes de assistir os filmes. Eu sempre acho que os livros são melhores na questão de complexidade da trama. Nunca cheguei a me decepcionar com alguma adaptação, pois sei que mudanças devem ser feitas. Desses que você listou, já li: "A Culpa é das Estrelas", "Maze Runner" e "A Esperança".

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  7. Estou louca para ver Garrota Exemplar e A culpa é das estrelas!
    Amei o post
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  8. Adorei suas escolhas... Estou loca por vários desses e quero conferir alguns livros q ainda n li pra n assistir o filme sem querer kkk


    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Estou super animada para conferir as adaptações, sou daquelas que sempre lê o livro antes de ver o filme,pois não gosto de ler um livro e já saber o final.Mas estou louca para assistir A menina que roubava livros e A esperança. Espero que os filmes sejam ótimos e o jeito é aguardar!!

    ResponderExcluir
  10. Vamos torcer para que as adaptações sejam tão boas quanto os livros. Eles não precisam inventar, bastam seguir o enredo que já é meio caminho andado.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  11. Ahhhhhhhhhhhhh, quantos filmes que quero ver =)
    A Esperança <3 VA <3
    O ruim é ler tudo antes de lançar, acho que não vai dar para comprar todos =( Mas irei ver todos, é claro.

    ResponderExcluir
  12. Muitas adaptações estão sendo produzidas este ano, espero que consiga atingir as expectativas dos leitores! Destes, ainda não li nenhum dos livros, mas estou louca para ler a série Academia de Vampiros, parece ser ótima! :)
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Esse ano promete!!! Só filmaços!! gosto de ler os livros antes de ver os filmes, então vou ter que correr... não li a maioria deles. Mas pretendo compensar isso. rsrs

    Bjs

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo