Conquista (Destino #03)

12 dezembro, 2013


Em uma Sociedade que não permite escolhas nem imperfeições, um pequeno erro pode ser o elemento que faltava para iniciar uma revolução. 'Conquista' é a continuação de Destino e Travessia. No livro, a autora retoma a história de Cassia Reyes, jovem que pertence a uma sociedade controlada por um Estado totalitário ainda que nele não haja pobreza e a população tenha acesso a direitos básicos, como alimentação, moradia e emprego. O futuro de Cassia não poderia ser mais incerto agora que ela resolveu seguir para as sombrias Províncias Exteriores, campo de extermínio dos cidadãos banidos pela Sociedade. Ela está à procura de Ky Markham, com quem desenvolveu uma relação proibida, e que havia sido aprisionado, com um destino que se encaminhava para a morte certa.



          O fim da trilogia Destino finalmente chegou.
          O Piloto está assumindo o controle da Sociedade para por em prática um plano que tem sido executado há anos: a Praga. A Praga é uma doença da qual a Insurreição vem imunizando a população enquanto aguarda o momento de disseminá-la na sociedade, para mostrar a todos como a Sociedade não tem controle sobre tudo. E isso é só o início.
          Todos que fazem parte da Insurreição recebem um papel para desempenhar, Cassia é classificadora na Central, Xander é curador, Ky e Ivy são pilotos das aeronaves. Todos querem um bem maior, que é derrubar a Sociedade, e tudo caminhava dentro do previsto, até o vírus que disseminou a Praga sofrer uma mutação. Algumas pessoas são imunes a este também, mas muitas outras acabam sucumbindo a doença e a Insurreição tem de se unir aos membros restantes da Sociedade para buscar a cura.
          A maior parte do livro gira em torno disto, e apesar de eu ter achado meio maçante em alguns trechos, no contexto geral foi interessante, pois neste livro temos a narração intercalada do ponto de vista de Ky, Cassia e Xander, cada um em um ponto da Sociedade, o que permite que o leitor entenda a imensidão do que está acontecendo de todos os ângulos.
          E, o principal, nesse livro as dúvidas que surgiram lá no primeiro livro ganham espaço para serem solucionadas, como o mito sobre as Províncias Exteriores e o que há além delas, as pessoas que resolveram escapar da Sociedade e a forma como têm vivido até hoje – essas partes são realmente interessantes, por demonstrar a capacidade da população se readaptar as situações, mas também a necessidade de se ter normas a seguir e um líder a quem obedecer.
          Mais do que nunca fica clara a diferença entre os dois modos de vida: os que se sujeitaram a Sociedade e aqueles que decidiram tentar a sorte e se rebelar.


          O final foi bom, não posso dizer que não gostei do livro porque teve vários pontos positivos, mas, numa esfera geral e tendo por base as histórias que permeavam os livros anteriores, imaginei que este seria mais ágil, que a ação da Insurreição seria mais agressiva como “virou costume” de acontecer nas distopias que tem sido lançadas.

7 comentários:

  1. Ahh quero muito ler Conquista. Achei interessante a narrativa ser dividida entre Ky, Cassia e Xander =)
    Mas, parece que a narrativa é umm pouco truncada =/ Já desanimei. Mas vou ler o ultimo da trilogia para saber o desfecho da história.

    ResponderExcluir
  2. Oi Thays, só li o primeiro volume desta série. Já estou com o segundo, mas ainda não tive tempo de ler. Que bom que no final das contas vale a pena.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Não li nenhum livro dessa trilogia..alguns falam bem outros mal e minha vontade de ler esses livros é a mesma:quase nula..hahahaha..é ruim qnd um livro não atinge nossas expectativas né..

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. achei essa capa mais que incrivel, gostei demais , achei a capa incrivel , já amei

    ResponderExcluir
  5. Uma pena não ter sido tão intenso quanto os outros. Isso não me deixa com tanta vontade assim de começar a ler a série =/

    ResponderExcluir
  6. Gosto de livro que nos mostram a história de diversos ângulos. Espero poder um dia ler esse livro.
    Ainda não li nenhum livro da série.

    ResponderExcluir
  7. Mas ja lançou?! Dude nao li nem o primeiro ainda!


    xx

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo