Quebrada em Grande Estilo

17 outubro, 2013


Jen Lancaster era uma alta executiva do ramo da tecnologia de Chicago que tinha a vida com que todas sonham: o homem ideal, o emprego perfeito, glamour, estilo, grifes, viagens e dinheiro para gastar. Mas, sem que ela percebesse o que inevitavelmente ia acontecer – já que estava ocupada demais fazendo as unhas, comprando sapatos e sendo paparicada –, seu mundo vira de cabeça para baixo quando ela perde seu emprego, o que faz seu padrão de vida despencar. Neste delicioso livro inspirado na vida real da autora, ela narra tudo o que precisou fazer para se reinventar a partir do instante em que teve de trocar seu polpudo contracheque pelo seguro-desemprego e amargar várias portas se fechando diante dela. Rindo das próprias desgraças e mantendo seu humor despachado e sarcástico, ela conta percalços que poderiam acontecer com qualquer um, mas de um modo infinitamente mais interessante e divertido do que em geral faríamos.


Jen sempre teve em mente que merecia o melhor, isso a tornou arrogante e lhe causou alguns incômodos, mas também permitiu que chegasse à vice presidência de uma empresa, o que lhe rendia um generoso salário todo mês e lhe permitia gastar sem temer, investir em roupas, sapatos e bolsas de grifes, passar horas no salão de beleza e morar em uma cobertura cujo aluguel pagaria várias parcelas de um financiamento. Mas ela podia se dar a esse luxo junto ao namorado Fletch!
Até que em 11 de setembro de 2001 a vida conhecida nos Estados Unidos foi drasticamente abalada, e isso influenciou negativamente em seu setor, a empresa passou por uma fusão e por mais que tenham garantido a ela que seu emprego estava seguro, Jen sabia que uma fusão era sempre um risco. Até que aconteceu: ela foi demitida.
O que todo mundo pensava, inclusive a própria Jen, era que com seu currículo e sua experiência, rapidamente conseguiria outro emprego. Mas não foi assim que aconteceu. O setor em que ela trabalhava se tornou instável, várias empresas tiveram de demitir funcionários e por mais que seu currículo fosse bom, talvez fosse bom até demais, com informações sobre um salário que ninguém poderia se dispor a bancar naquele momento.
Foi assim que em algumas semanas ela se transformou de mulher bem sucedida em uma desempregada desesperada, foi para fila do seguro-desemprego, sujeitou-se a entrevistas para empregos que não pagavam quase nada – o que ainda era melhor do que, de fato, não ter nenhuma renda! – e, com isso, aprendeu muito sobre si mesma.

Desde que li a sinopse desse livro tive certeza de que me divertiria com a história, sim, a situação em que Jen se encontra é trágica, mas sua forma de escrever narrando tudo com ironia e cheio de notas de rodapé com seus pensamentos, fazem esse livro se tornar uma diversão. Além do humor sarcástico de Jen que é implacável!
Saber que a história é real só faz a história ser ainda melhor, a princípio você pensa que tudo estava realmente certo demais na vida de Jen, tudo muito bom para alguém que se sentia tão superior, mas então quando as coisas começam a dar errado, é de dar pena e te faz torcer por um desfecho feliz.

Não esperava que a história tomasse o rumo que tomou, mas me agradou muito mais do que o “roteiro” que eu previamente havia imaginado. Esse é um tipo de história que te diverte ao mesmo tempo em que te faz refletir, além de ser um ótimo guia sobre como não agir – pena que Jen só tenha pensado nisso quando já era tarde demais.



6 comentários:

  1. Parece um livro legal, embora eu não tenha me entusiasmado muito pra ler. Não senti uma animação que geralmente eu sinto quando vejo um livro que eu acho que vou gostar. Apesar disso, acho que deve ser um livro legal, e deve ser divertido ver a personagem levando de maneira tão sarcástica os seus problemas e fazendo piada da própria situação trágica..

    ResponderExcluir
  2. parece mesmo ser muito bom , a capa bem intrigante ... tematica que envolve a pessoa, quero ler hehe

    ResponderExcluir
  3. Muito bom saber que é uma história verdadeira porque eu adoro livros que são baseados em fatos reais. Quero muito rir e me apaixonar pela Jean. Quero saber tudo pelo que ela passou !

    ResponderExcluir
  4. Pela sinopse eu também fiquei com muita vontade e a resenha só fez afirmar isso. Prevejo bons sorrisinhos nesse livro. Gostei muito da capa.

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar do livro, nem mesmo já conhecia a capa...mas gostei bastante da resenha e me pareceu ser bom :D
    Vou dar uma chance com certeza

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Achei esse livro uma graça, faz um bom tempo que eu leio esse genero. Espero poder ler logo pois estou encantada com a historia.


    xx

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo