Métrica (Slammed #01)

15 agosto, 2013






O romance de estreia de Colleen Hoover, autora que viria a figurar na lista de best sellers do New York Times, apresenta uma família devastada por uma morte repentina. Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor. 








A vida de Layken deu uma volta completa nos últimos meses, depois que seu pai faleceu inesperadamente, a mãe decidiu que elas deveriam se mudar para Michigan, para a pequena cidade em que sua mãe foi criada. Assim, lá vão Layken, seu irmão de 9 anos e a mãe, prontos para uma vida nova, sem ainda terem superado a morte do homem da casa. Kel é pequeno e provavelmente terá superado logo, mas Layken não consegue esquecer nem afastar a saudade, enquanto tenta ser o suporte de sua mãe.

Quando chegam a casa nova, os vizinhos se apresentam e a conexão é imediata: Will tem quase a sua idade e os mesmos gostos, ele a apresenta ao mundo do slam, uma forma de se fazer poesia e expor seus sentimentos toda quinta feira em uma competição. Ele parece perfeito para ela e em uma única é capaz de fazer com que ela se apaixone.

O sentimento é mútuo, ambos sabem disso.

Porém as responsabilidades falam mais alto.

Will é professor na sua escola, e tem responsabilidades que não permitem que ele arrisque o emprego mesmo que seja em nome do amor. Ele tem de cuidar do irmão de nove anos, pagar as contas da casa e terminar sua faculdade.

Mas quando as coisas começam a ruir na vida de Layken, Will é o único ombro amigo que ela deseja, ele e seu romantismo, suas poesias e seus carinhos. Ela precisa dele. Então com o coração dividido, Will tem de fazer sua escolha: a garota ou as responsabilidades.



Métrica é diferente de tudo que eu já li. Apesar de o clichê ter se repetido nos livros New Adult que eu li – tema aluna e professor –, métrica desperta um sentimento a mais conforme a narrativa avança. As apresentações de slam ajudam, realmente, com tantas pessoas expondo os próprios sentimentos, de forma poética ou mesmo crua, só para despejar o que sentem. Mas a beleza maior está na relação entre eles.

É fácil se apegar ao Will, assim como é fácil entender todas as suas motivações e escolhas. Mas também é fácil se apegar a Layken, ela acabou de perder o pai, está em uma cidade totalmente diferente, com o coração partido e os problemas não param por ai.

Um livro carregado de sentimentos, mas também de exemplos a serem dados, tanto quanto a superação dos personagens quanto a coragem de saber que escolha fazer e aceitar os riscos decorrentes disto, mesmo que esteja partindo o seu coração ou o de outra pessoa.

Colleen Hoover arrasou em seu romance de estreia, o primeiro de uma trilogia que eu espero que tenha as continuações logo lançadas aqui no Brasil!


6 comentários:

  1. um livro incrivel, eu adoro essa capa, tem um charme incrivel, esse livro tem uma sinopse que desperta o interesse

    ResponderExcluir
  2. Seu post me ajudou muito! Eu já estava querendo comprar esse livro, mas estava meio em dúvida.. agora vou comprar com certeza! Mal posso esperar pra ler..

    ResponderExcluir
  3. O livro é completamente diferente do que eu imaginei! Assim que vi a a capa e título, não gostei. Muito menos quando descobri ser de poesia, mas depois da resenha e me aprofundar na história fiquei com muita vontade de ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu amei esse livro!!!
    E estou receosa com o segundo livro, estou com medo de não ser tão bom quanto o primeiro!!# Amei demais o livro!!!

    ResponderExcluir
  5. adorei o livro, embora tenha a capa meio feinha a historia é incrivel

    ResponderExcluir
  6. Ainda tenho um receio pra ler esse livro, o porque nem eu sei. Mas quem sabe um dia eu consiga ganha-lo e poder tirar essa sisma esquisita.

    xx

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo