Steampunk: você sabe o que é isso?

27 junho, 2013

Imagem do blog psychobooks.com.br
Seguindo o estilo do post sobre o gênero Sick-lit, venho explicar para vocês um pouco sobre o gênero Steampunk.
Apesar de ser um gênero um pouco mais antigo e conhecido, muita gente ainda não entende qual as características dele, por isso o post ;)

Primeiro de tudo: O que abrange esse gênero?
Steampunk se iniciou por volta de 1980 como um subgênero da ficção científica. Nesses livros, as histórias constantemente apresentam uma temática envolvendo tecologias, seja a vapor ou mais avançadas, por isso é comum nesse livros terem "engenhocas" que só existem na ficção mesmo, objetos e acessórios que se utilizam de diversos recursos e tecnologias, com um design que abusa de engrenagens.

Nos livros Steampunk a história é ambientada no passado ou em um universo semelhante a uma época anterior da história que nós já vivemos, onde a diferença envolve a inserção de tecnologia mais cedo do que realmente foi, tecnologias essas obtidas já através da ciência disponível na época - o que não deixa ser tão "impossível" assim o enredo.

Um dos autores mais conceituados do gênero é o Júlio Verne, um francês que escreveu 20.000 Léguas Submarinas, Volta ao Mundo em 80 Dias e Viagem ao Centro da Terra.
Mas ultimamente outros autores têm dado vida ao universo steampunk, fazendo com que o gênero seja mais divulgado no mercado e se torne mais acessível, exemplos de livros desse gênero são:
The Girl In The Steel Corset - Kady Cross
Clockwork Angel - Cassandra Clare
Leviatã - Scoot Westerfeld
Alma? - Gail Carriger
Boneshaker - Cherie Priest
Cinder - Marissa Meyer

Para quem se interessou pelo gênero, a Saraiva disponibilizou em seu canal do youtube um vídeo sobre o gênero, é só conferir!


O que acharam? Esse gênero combina com vocês?
Para quem gostou, é só ficar de olho no blog que logo terá resenha de livros do gênero!

Beijoos :*

9 comentários:

  1. Achei bem legal o post me interessei bastante por esse genero..quero ver resenhas desse genero aqui =D

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Lendo teu post vi que nunca li nada desse gênero, pode isso? Estou louca para começar a ler essa série da Cassandra Clare, todos dizem que é muito bom.

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom. (@geekdebatom)

    ResponderExcluir
  3. Por geralmente se passar no passado, depende muito do livro em geral, por exemplo, quero ler Alma, mas não gostei de Viagem ao centro da terra.
    Ainda não decidi se o estilo combina comigo, mas gostei de conhece-lo!!!

    ResponderExcluir
  4. Pelo que me lembro, acredito que nunca li nada que se enquadre no gênero steampunk, mas tenho curiosidade. Já li alguns trechos de Volta ao Mundo em 80 Dias, mas isso já deve fazer mais de doze anos, quando ainda fazia aulas de inglês (lembro que os trechos eram parte de uma atividade).
    Assim que tiver uma oportunidade, procurarei ler algo de steampunk, com certeza.

    Bj, Livro Lab

    ResponderExcluir
  5. de steampunk eu só conheço o estilo de vestuário e algumas músicas e filmes, mas nunca li nada. morro de vontade, pra saber se tem alguma coisa diferente, ou se eu já conhecia o gênero, mas nunca me dei conta =]


    beijocas!
    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiii!
    Eu gosto do steampunk, já li Volta ao Mundo em 80 Dias e gostei, nem sabia que era steampunk na verdade até eu ler agora, ha ha ha e conhecidentemente estou lendo agora Leviatã e amando! \o/. É um gênero legal, não é minha cara nem também nada a ver comigo então... É néh ;D, rs.
    Bjsss ;*

    ResponderExcluir
  7. Acho que é a primeira vez que vejo um post num blog falando o que realmente esse estilo literário, eu não presto muito atenção nisso, eu confesso até, que mesmo lendo o seu post é capaz de na hora de comprar um livro nem consegua identificar se o livro é Sick-lit, Steampunk, etc. kkkkk

    O que importa pra mim é o enredo, interessei pela história??? É o que conta.

    ResponderExcluir
  8. Ok esse genero é novo pra mim, pra que um nome complicado? Acho que nunca vou conseguir falar isso nao, mas enfim gosto desse genero!

    ResponderExcluir
  9. Sério que Júlio Verne faz parte desse gênero??? O: Gente, não acredito! Então eu já li, sim steampunk! Nossa, jamais iria imaginar! Amei a postagem! Valeu pelas explicações!

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo