O Futuro de Nós Dois

20 junho, 2013



É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir...

Quem nunca quis saber como será sua vida daqui a dez, quinze anos? Foi isso que aconteceu com Emma e Josh.
Voltemos ao ano de 1996, internet ainda não era conhecida por boa parte da população, os computadores começavam a se tornar populares. Emma ganhou de seu pai um computador novo, e seu melhor amigo e vizinho, Josh, tem um cd para lhe dar: da AOL para que ela possa ter internet e criar contas de e-mail e tudo mais. Mas depois de instalar o cd, algo estranho acontece: um site que ela nunca ouviu falar é aberto e anuncia “FACEBOOK”.
A surpresa não para por ai.
Ao fazer seu login, Emma descobre o perfil de uma mulher muito parecida com ela, com a mesma data de nascimento e que viveu na mesma cidade. Além de terem o mesmo nome. Sim, aquela é ela, mas em um futuro que se passa dali a quinze anos.
Juntos, Emma e Josh tentam equilibrar sua vida atual com o que o facebook anuncia que será suas vidas daqui a quinze anos. O problema de se saber o futuro é: você pode não ficar satisfeito. Quando acontecimentos não lhe agradam, Emma toma consciência de que cada ato cometido agora pode repercutir lá, no futuro, e mudar o rumo de sua vida. Nisso ela descobre um meio de se ter um futuro feliz, mas a que custo?

O chamou minha atenção logo de cara foi a proposta da história, porque eu mesma me pergunto inúmeras vezes por semana como será que vai ser a minha vida daqui a dez anos; outro ponto que me agradou foi que o jeito da Emma agir quanto a isso, muito provavelmente seria a minha forma de agir, por isso a cada capítulo eu apoiava e torcia com ela para ver se o seu futuro melhorava.
Com capítulos que intercalam o ponto de vista de Emma e de Josh, a leitura se torna mais dinâmica e fluída, com capítulos curtos e ágeis, ou seja, uma ótima e rápida leitura abordando um tema que não foi ainda muito explorado – o que se torna uma boa surpresa a cada capítulo.
Só senti falta de um capítulo final, um epílogo, que mostrasse como será a vida daqui a quinze anos, para contrabalancear com os fatos que Emma e Josh quiseram mudar ou manter.

Mas foi uma boa leitura, a diagramação ficou ótima, a escrita das autoras é impecável – uma pedida que não tem erro!


6 comentários:

  1. Oiii!
    Capa legal, a história do livro parece ser boa, sinopse interessante, uma resenha perfeita... Acho que isso resume minha opinião, ha ha ha.
    Bjsss ;*

    ResponderExcluir
  2. A capa é muito fofa!!!!
    Amei a resenha, é uma ideia diferente a do livro, o q me interessou muito!!!
    Da pra gente pensar no quanto nós expomos nas redes sociais!

    ResponderExcluir
  3. Serio preciso logo desse livro dude! Li algumas resenhas que o povo nao simpatizou muito com o livro nao, porem ainda tenho esperança de ler e adorar a historia u.u

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante da temática do livro, imagine se soubéssemos algo sobre a nossa vida no futuro através do face???? Só fico imaginando. kkkkkkk

    Esse é um livro que arriscaria na leitura tranquilamente primeiro por ter uma ideia bem original e segundo, a narrativa é super rápida.

    ResponderExcluir
  5. Pelo que você descreveu na resenha, um epílogo teria sido ótimo para o desfecho! Estou bem curiosa em relação a essa história, pois trata de algo que estamos vivenciando que é a era do facebook e das redes sociais.

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo