A Importância das Resenhas

17 fevereiro, 2013






              Muita gente pensa que ler um livro e resenhá-lo não é nada demais, afinal para a maioria de nós ler já é um hábito comum, certo? Só até certo ponto.

              Aonde eu quero chegar com isso?

              Uma matéria que saiu no início do mês na Folha On-Line foi o que me chamou a atenção para isso, e como venho querendo diferenciar um pouco os posts aqui do blog, já que inovar é sempre bom, achei que seria um bom motivo para colocar em pauta. Então, vamos lá: Qual a importância das resenhas?

               E quando me refiro a resenha, é a sua opinião verdadeira, independente se você gostou ou não do livro, o que importa é saber retratar esse sentimento e justificá-lo. Foi justamente ou não opinarem verdadeiramente que rolou todo um estresse na Amazon.com, pois, um grupo de fãs do Michael Jackson ficou revoltado com uma biografia lançada do cantor, na qual suas inúmeras plásticas são duramente criticadas, e outros fatos da vida de Michael são levantados, como a possibilidade dele ter morrido virgem mesmo tendo se casado duas vezes.

              Apenas por serem contra essa publicação, mesmo a maior parte não tendo lido o livro em si, foram feitas mais de cem resenhas negativas no site da Amazon que, por ser imparcial, não pode exclui-las a menos que contenha algo ofensivo. Resultado? A inúmera quantidade de resenhas negativas afasta o público do livro, tornando-o um fracasso.

             Vê aonde eu quero chegar?

           Eu poderia escrever linhas e linhas sobre o assunto, mas a base é uma só: seja você blogueiro ou não, ao opinar sobre um livro, seja verdadeiro. Críticas são sempre construtivas, mas têm de ser reais.

5 comentários:

  1. Adorei a sua opinião, é muito importante a nossa opinião sobre as resenhas, acho que mesmo não gostando é sempre bom falar o que achou.

    ResponderExcluir
  2. sempre gosto quando leio uma resenha, sempre é atravez delas que me interesso em ler o livro

    ResponderExcluir
  3. Acho muito importante a resenha mostrar opinião e a explicação da opinião, as vezes o que fez a pessoa não gostar do livro, pode ser o que me faria gostar do livro e vice versa.
    Uma opinião verdadeira sobre o livro é a base de uma resenha.

    ResponderExcluir
  4. é sempre importante, fica cmo uma divulgação e agnt acaba se in teressando pelo livro

    ResponderExcluir
  5. As resenhas são muito importantes para mim, pois me ajudam na escolha do próximo livro. Gosto quando são bem sinceras, mas tenho pavor de resenhas longas e cheias de spoiler. Sei que às vezes não da para não colocar, mas é bom avisar.

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo