Oksa Pollock e o Mundo Invisível

24 julho, 2012



A jovem Oksa Pollock, de 13 anos, era uma estudante que acreditava ser igual a todos os outros. Em certo momento, aflita com o início das aulas na escola nova, Oksa percebe ser a causa de fenômenos estranhos em seu quarto. Um canto da escrivaninha pega fogo, caixas explodem. Ela, que sempre sonhara ser uma ninja, descobre que possui dons sobrenaturais. Confusa e aterrorizada, evita comentar esses fatos com outras pessoas. Estes estranhos acontecimentos vêm acompanhados do aparecimento de uma misteriosa marca em sua barriga. Muito assustada, Oksa conta tudo à avó, a excêntrica Dragomira, que lhe confessa o segredo de suas origens: a família Pollock vem de Edefia, um mundo invisível, escondido em algum lugar na Terra. Oksa descobre ser a Inesperada, a única esperança dos exilados de Edefia de voltarem à terra de origem. Diante das novidades e da missão para a qual foi escolhida, Oksa não será mais a mesma. Mesmo com a ajuda de seu melhor amigo, Gus, descobre o quanto é difícil conciliar a vida escolar normal e cumprir o seu destino. Neste primeiro volume da série de sucesso na França, Oksa Pollock e o mundo invisível apresenta uma narrativa dotada de fantasia e das contradições vividas por uma jovem que descobre subitamente uma realidade que jamais havia imaginado.
 

Oksa é uma pré adolescente que acaba de se mudar para Inglaterra com a família e Gus, seu melhor amigo, como se não fosse suficiente passar por essas “mudanças” em sua vida para que o pai possa realizar seu sonho nesse novo país, algumas coisas estranhas, ora assustadoras, vem acontecendo com Oksa, e ela não sabe o que fazer. Que tipo de coisas? Ela pode soltar bolas de fogo, mover as coisas com o pensamento, correr rápido, inclusive levitar, e não para por ai.
Confusa com tudo que vem acontecendo, é com a avó que Oksa vai procurar as respostas para todos esses eventos misteriosos em sua vida e não poderia ficar mais surpresa ao descobrir a verdade sobre sua família: eles pertencem a um mundo mágico e invisível chamado Edefia, que pode estar em qualquer lugar da Terra, e de onde foram expulsos por culpa dos chamados traidores, que os exilaram de sua terra natal. Dragomira, sua avó, vai mais além, conta a Oksa que ela tem uma missão, está nas mãos dela fazer com que todos que foram expulsos possam voltar para Edefia, que hoje não passa de uma utopia, quase uma lenda para aqueles que um dia conheceram essa terra.

Oksa Pollock e o Mundo Invisível teve por parte da editora uma grande divulgação e toda uma comoção, que me levaram a esperar muito mais da história do que ela realmente oferece. Confesso que não é de todo ruim, sendo puramente uma história de infanto-juvenil, ficou claro que as autoras quiseram atingir os mais novinhos de um modo fácil e engraçadinho, mas para mim não deu muito certo... O nome das criaturas e das magias acabou sendo bobinho demais, por mais que tenha todo um roteiro original envolvendo mágica e muita fantasia conforme Oksa vai seguindo sua missão, a mim pareceu que as autoras tinham uma bela ideia nas mãos, que tinha tudo para dar certo, mas acabou não correndo do jeito certo, não teve uma escrita “certa” que despertasse a atenção para a história.
Além do mais, sendo este o primeiro livro da série, o início é explicativo e detalhado demais, ao ponto de ficar maçante. Mesmo tendo um final que já prepara para o próximo livro, abrindo as brechas necessárias, e apesar da editora ter feito um belo trabalho com a diagramação, apostado na divulgação do livro e até mantido a capa original, foi uma história que não me ganhou, infelizmente.


10 comentários:

  1. Já tinha lido algumas resenhas sobre esse livro, e já tinha opinião formada...
    Mas depois que li a sua fiquei confusa, se o livro for mesmo maçante nem chegarei perto, pois odeio livros assim.

    ResponderExcluir
  2. Ganhei este livro em uma promo, mas ainda não tive coragem de começar a ler. Ele eh meio grande e com letras pequenas, espero que eu curta se não a leitura vai ser maçante para mim tbm. ://

    ResponderExcluir
  3. So eu fico babando por essa capa? Sério, eu vi parte de dentro do livro, lindo, sério.
    E a temática? Mega legal, esse quero muito ler.

    ResponderExcluir
  4. Maryzlane Sarah1:19:00 PM

    Eu só queria a peruquinha que veio no kit, não curti muito a proposta do livro.

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece ser bem legal. Nada demais, apenas legal!

    ResponderExcluir
  6. O livro tava de promoção no submarino entao comprei, esper que nao me decepcione'

    ResponderExcluir
  7. espero gosta da leitura, mas estou cm medo de ter feito uma escolha ruim

    ResponderExcluir
  8. o enredo da historia é boa, vou colocar na minha lista

    ResponderExcluir
  9. a historia é boa, e a capa linda, mas naum faz meu estilo de leitura

    ResponderExcluir
  10. A sinopse não me chamou muita atenção.

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo