@mor

29 maio, 2012

Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. A expectativa é uma faca de dois gumes e a realidade pode não estar à altura. O austríaco Daniel Glattauer dá nova vida à tradição epistolar em @mor, primeiro de dois romances que exploram um relacionamento sustentado basicamente em trocas de e-mails. Romance de estreia de Glattauer e campeão de vendas na Alemanha e na Espanha, o livro explora, sob roupagem moderna, sentimentos familiares a amantes de todas as gerações. 
               
                Tudo que Emmi queria fazer era cancelar a assinatura de uma revista, apenas isso! Mas cada email que enviava para a revista querendo cancelar, acabava na caixa de e-mails de Leo Leike, um homem que nada tinha a ver com a revista e que tentou, pacientemente, diversas vezes explicar isso a Emmi, até que desistiu. A história desses dois estranhos poderia ter terminado por isso mesmo, mas com o fim de ano chegando e os famosos e-mails coletivos de “Feliz Natal e Próspero Ano Novo” fizeram Emmi Rothner aparecer novamente na caixa de entrada de Leo Leike.
                Um comentário sagaz sobre o email coletivo, uma resposta por parte dela, ele retruca, e quando se deram conta, estavam trocando e-mails quase que diariamente, mais de um email por dia, tratando dos mais diversos assuntos, exceto um: seus sentimentos. Esse universo de troca de e-mails acabou se tornando um universo particular de Emmi e Leo, seu momento de deixar de fora o que os incomoda na realidade para buscar conforto e bom humor, as vezes até alguma discussão acalorada, no universo virtual.
                Até que a questão principal surgiu: deveriam se conhecer?
                Por um lado marcar um encontro permitiria que, posteriormente, o estranho que lhe responde e-mails adquirisse um rosto, tornando tudo ainda mais real; por outro, a expectativa pode ser uma droga, e nem sempre a pessoa que você imagina através de suas palavras condiz com a realidade. Além do mais, como poderiam voltar a se falar apenas por email depois de se conhecerem pessoalmente?

                Com muitas tiradas bem humoradas, uma reflexão profunda do assunto e e-mails intensos, esse universo de Emmi Rothner e Leo Leike rendeu quase duzentas páginas de uma ótima leitura. Confesso que imaginei que algumas partes ao desenvolver da história seriam mais rápidas, mas isso não diminuiu nem o pouco o meu agrado pela história, pelo contrário.
                Os dois são apenas duas pessoas comuns, com suas vidas, famílias e problemas, buscando um ponto de escape da realidade para ter alguns minutos de puro relaxamento, e foi isso que, ao passar do tempo, um se tornou para o outro, criando aquele tipo de casal que por mais que não se veja, desperta a curiosidade e o interesse do leitor sobre até que ponto essa história pode chegar, no que vai dar e, principalmente, como isso vai acontecer!
                Uma história dividida em dois livros, que vem com um final surpreendente e desperta, como poucos livros realmente fizeram, o seu interesse pela continuação, e logo!


17 comentários:

  1. Ah, eu tô DOIDO pra ler esse livro... tô lendo resenhas super positivas. Pena que seja tão fininho D:

    ResponderExcluir
  2. Tenho lido resenhas que são só elogios ao livro, e isso só tem aumentado minha curiosidade. Achei a ideia super interessante e atual, uma vez que hoje em dia passamos mais tempo em frente ao computador do que com "pessoas de carne e osso". Quando tiver oportunidade, lerei.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  3. Depois de ler a sinopse do livro já fiquei com vontade de ler.
    Achei legal a história de começar a troca de emails acidentalmente.
    Gostei muito da resenha.
    Bjins.

    ResponderExcluir
  4. Ai essas coisas só acontece em livro mesmo, ou em alguns raros casos, ficar preso em algo assim na realidade é muito sufocante.

    ResponderExcluir
  5. Gostei do tema, da capa, do titulo, mas me desanimei com o tamanho... achei tãooo fininho...mas claro que estou louca para saber como vai terminar/começar essa historia de amor. Bjkss

    ResponderExcluir
  6. Gostei da sinopse e da resenha,mas o fato de ser uma série me desanima um pouco,ja que pode ficaar muito longa.
    Beijos
    Fabianne

    ResponderExcluir
  7. Hum... eu não sabia que era série...
    Achei massa a capa dele e tenho plena certeza que quero lê-lo. Só não comprei ainda pq a grana tá curta e tenho umas prioridades na fila.

    ResponderExcluir
  8. aaaaaaaaaaaaaaaaah, acho tao fofa esta capa e a premissa da historia...
    Nao vejo a hora de ler e espero que a continuação saia logo porque se eu gostar MUITO do livro vou querer MUITO o livro dois e THANK GOD serão apenas DOIS livros. UFA!
    Estou farta de serie longas demaaaaaaaaaaais. :/
    Gostei muito da resenha e que bom que gostaste do livro. =D

    Beijocas ;*
    http://macckysbookshelf.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Virginia de Oliveira10:24:00 AM

    Comecei a ler esse livro mais parei para ler o de Glee- Não deixe de acreditar, quando terminar voltarei a leitura dele.

    ResponderExcluir
  10. Quero muito ler esse livro, apesar de ele ser tão fininho, é encantador.. E pra falar a verdade eu não sabia que ele teria continuação... Que otimo !!!!

    ResponderExcluir
  11. Amei esse livro! Foi uma ótima surpresa!

    ResponderExcluir
  12. Own parece ser muito fofo...aquele tipo de livro calminho para se ler...Adorei a resenha...
    xoxo

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho este livro, o li há alguns meses, e não achei lá grande coisa.
    Em alguns momentos achei mt chato e fiquei com raiva da personagem principal.

    ResponderExcluir
  14. me lembro uma amiga, parece ser uma leitura legal!

    ResponderExcluir
  15. Agora fiquei mais curiosa pra ler esse livro, colocando muitas expectativas nele.

    ResponderExcluir
  16. e eu tbm a curiosidade cresceu demais, mas sem duvida é otima leitura

    ResponderExcluir
  17. Amei ler esse livro! Li ele recentemente e foi uma gracinha. Adorei como tudo fluiu entre Leo e Emmi pelo email com tanta facilidade, adorei!

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo