Conselhos Amorosos de Emily Brontë

31 maio, 2012


Não existe tédio da família O’Connell. Fiona, entre seu irmão quieto e suas irmãs gêmeas maldosas não consegue ver graça em sua vida. Mas sua rotina está prestes a mudar para sempre. Em apenas um dia sua família passará por situações devastadoras, trazendo mudanças, novos relacionamentos e verdades. Sempre com a mente em sua ídola, Emily Brontë, Fiona agora precisa tomar decisões que mudarão a sua vida. 

A história acompanha a vida de Fiona, narrada por ela mesma, através das reviravoltas que sofreu na adolescência e a forma como isso acabou afetando todos os acontecimentos seguintes... Nascida em uma família razoavelmente grande, Fiona é a segunda dos quatro filhos de seus pais, há ainda Patrick, o mais velho, e as gêmeas Rona e Mona, que são idênticas e fazem tudo juntas! A princípio pode-se dizer que eles eram como uma família qualquer, com seus problemas, mas sempre buscando um jeito de resolver... Fiona diria que isso se devia a sua mãe, ela sempre controlou todos e soube como agir. Até o dia que não estava mais presente.
Perder a mãe aos dezessete anos, tendo o irmão morando longe e o pai abalado demais com tudo que aconteceu, definitivamente fez com que nada mais fosse igual na vida de Fiona. E quanto tudo parecia ruim, ela abria seu exemplar de O morro dos ventos uivantes, procurando conforto nas palavras de Emily Bronte.
Os anos vão passando e Fiona narra os erros e acertos de sua vida, cada decisão e sua consequência, desde conhecer Jas ao mudar de escola, um garoto sique que sabe pelo que ela está passando, pois recentemente perdeu o pai; descobrir uma outra paixão além da literatura: as fotografias, a arte em si; desistir da faculdade de literatura por uma de artes; meter os pés pelas mãos no relacionamento; brigar com a família...

De certa forma o gostoso dessa história é que ela é real, afinal de contas, qualquer garota pode ser igual a Fiona, estar enfrentando os mesmo problemas ou situações semelhantes o que, muitas vezes, torna a história mais proveitosa pela sua veracidade... O problema em si foi a questão do título com a relação com a história, Fiona tem sim uma adoração pelas irmãs Brontë, vez ou outra se pergunta como Emily iria reagir, o que ela faria, mas é tudo. Das quase 400 páginas de história, achei que muito pouco foi citado das Brontë em si, o que me deixou sem saber o que dizer, ao certo, sobre o livro.
Afinal o título tem de fazer sentido, não é?
Mas ignorando essa parte, o livro é cheio de altos e baixos, com descobertas boas, acontecimentos trágicos, cenas divertidas – boa parte delas graças aos irmãos de Fiona! – e uma personagem que evolui ao decorrer das páginas, passando de uma adolescente qualquer a uma mulher, fazendo todas as descobertas que essas fases trazem.

16 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar sobre esse livros... Mas ainda não tive oportunidade de ler. A história parece legal, pena essa coisa do título...

    Beijos,
    Inara | http://lerdormircomer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha. É super interessante quando vemos que as personagens vão amadurecendo ao decorrer das páginas, pois vamos combinar que livros em que as personagens não mudam da primeira à última página é "o erro".

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  3. Parece ser até legal! Antes eu julgava pelo nome e achava que o livro fosse ser uma coisa totalmente diferente. Mas agora que eu li a sinopse parece ser bem legal!

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha.
    Engraçado o fato do título do livro não ter muita relação com a história.
    Bjins.

    ResponderExcluir
  5. Parece ser um livro muito bom e o título dá uma impressão totalmente diferente do livro, quando eu vi achei que era conselhos sobre o amro e tals hahahahahhahahah #fail

    ResponderExcluir
  6. O livro parece ser bom mais não sei se concegueria ler ! Bem otima resenha ! beijos !

    ResponderExcluir
  7. Não sei...não me interessou não. A capa é até jeitosa, mas não compraria não. Bjkss

    ResponderExcluir
  8. Dessa autora ja li o livro O Morro dos Ventoa Uivantes e achei péssimo(os personagens sao muito passionais).Logo, dispenso Conselhos de Amor.
    Beijos
    Fabianne

    ResponderExcluir
  9. Achei a capa bem legal, mas pelo título não leria não. Entretanto, quando vi a resenha melhorou um poquinho minha visão, mas nada pra ficar louco de ler...

    ResponderExcluir
  10. Se eu não tivesse lido a sua resenha, jamais compraria esse livro, não gostei da capa e muito menos do titulo..
    Mas depois de ter lido a resenha concertesa eu o leria, gosto de livros em que o personagem tem um amadurecimento no decorrer dos capitulos...

    ResponderExcluir
  11. Não é o tipo de livro que eu tenho interesse :/

    ResponderExcluir
  12. Adorei o livro, realmente ele parece ser otimo o coloquei na minha lista.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. ainda não conhecia esse livro.. logo de primeira fui com a cara dele, a capa é linda.. me parece uma historia interessante..

    ResponderExcluir
  15. a capa esta divina , amei de paixão , e quero pa mim

    ResponderExcluir
  16. Oh Emily Bronte! Adoro todos os livros dela!

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo