Quebra Nozes e Camundongo Rei

23 fevereiro, 2012


Um dos melhores contos do genial E.T.A.Hoffmann - que deu origem ao balé de Tchaikovsky -, pela primeira vez numa tradução direta e integral. A pequena Marie se vê às voltas com estranhos acontecimentos desde que ganhou de Natal um curioso senhorzinho quebra-nozes. Os objetos ao seu redor parecem ganhar vida: as bonecas, os soldadinhos de chumbo de seu irmão... até que surge uma horripilante criatura para estragar tudo. Um mundo encantado está em perigo e, para piorar, ninguém mais acredita nela. Uma história repleta das coisas mais esplêndidas e maravilhosas... se tivemos olhos para isso.

Toda noite de Natal, Marie e seu irmão Fritz aguardavam ansiosos a chegada do dindo Drosselmeier, que sendo um grande inventor sempre tinha os presentes mais diferentes e criativos para entreter as crianças. No entanto, neste ano Fritz ficou um tanto decepcionado com o presente de seu dido: um quebra-nozes. Um boneco de madeira feito para quebrar nozes lhe parecia um tanto inútil; mas a doce Marie o adorou. E quando Fritz fez o pobrezinho quebrar tantas nozes até quebrar os dentes do boneco, Marie ficou ao seu lado e cuidou do boneco de madeira.
Naquela noite, arrumou em seu armário um lugar especial para o quebra nozes descansar e de tão entretida que ficou, não percebeu quando caiu no sono. O que a acordou mais parecia um sonho! Os bonecos criaram vida, e Camundongos lutavam contra os soldadinhos de Fritz em uma batalha.
Ao contar o ocorrido, todos achavam que era apenas fruto da imaginação fértil da menina, mas Marie sabia que havia sido real! E agora só o dindo Drosselmeier pode ajudá-la a entender o que está acontecendo...

Como boa parte dos clássicos, a história do Quebra-Nozes deixa o leitor de boca aberta ao tentar imaginar como o autor chegou a tal desfecho, uma história criativa, mas muito da improvável que vai ganhando as páginas acompanhada de imagens nesta edição.
Bem escrita e ilustrada, a edição ganhou uma diagramação bem feita, com folhas mais grossas como as da graphic novels. O único problema da história é, em algumas partes, a falta de detalhes sobre a cena que acaba deixando o leitor um tanto confuso sobre a distribuição de personagens em cena e quem cresce, quem diminui. O enredo é rápido, e provavelmente por isso acabou passando por cima de alguns detalhes.

10 comentários:

  1. Não conhecia o livro ainda, mas parece ser legal! OMG, mais um pra lista! hahaha

    Beijinhos,
    @CamilaCandomil
    | Seleção Literária | http://selecaoliteraria.blogspot.com |

    ResponderExcluir
  2. A capa é meio feiinha, mas o livro parece ser legal.
    Mas não é algo que me interesse mesmo.
    Alyne,
    www.livrosedesejos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A capa eu achei muito fofa ! Me lembra aquelas hitorias de conto de fadas ! Eu gostei da historia parece ser muito interessante ! Vou ver se concigo ler !

    ResponderExcluir
  4. Li esse livro e gostei muito, achei sua resenha bem legal!
    http://sopramenores.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Não me chamou muita atenção não!

    ResponderExcluir
  6. Hum..não sou muito detalhista,mas as vezes detalhes são necessários.
    beijos
    Fabianne

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca li esta história, por mais clássica que seja. Dá até uma vergonha! rsrs
    Adoro histórias com finais inesperados, que surpreendem o leitor. Agora fiquei super animada para buscar este livro. Uma ótima opção!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Gosto do filme, mas acho que nao ficaria tao encantada lendo o livro nao.

    ResponderExcluir
  9. Conheço a historia mas nunca li o livro.. talvez já não tenha a mesma magia do que quando eu era pequena..

    ResponderExcluir
  10. adoro a historia e esse livro tem uma capa lindinha , amei ganhou meu coração

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo