A Mecânica do Coração

14 fevereiro, 2012


Edimburgo, 1874. Jack nasce no dia mais frio do mundo, com o coração… congelado. A Dr.ª Madeleine, a parteira (segundo alguns, uma bruxa) que o trouxe ao mundo, consegue salvar-lhe a vida instalando um mecanismo – um relógio de madeira – no seu peito, para ajudar a que o coração funcione. A prótese funciona e Jack sobrevive, mas com uma condição: terá sempre de se proteger das sobrecargas emocionais. Nada de raiva e, sobretudo, nada de amor. A Dr.ª Madeleine, que o adopta e vela pelo seu mecanismo, avisa: «o amor é perigoso para o teu coraçãozinho.» Mas não há mecânica capaz de fazer frente à vida e, um dia, uma pequena cantora de rua arrebata o coração – o mecânico e o verdadeiro – de Jack. Disposto a tudo para a conquistar, Jack parte numa peregrinação sentimental até à Andaluzia, a terra natal da sua amada, onde encontrará as delícias do amor… e a sua crueldade.

No dia mais frio do mundo nasceu Jack, mas seu coração estava congelado e a parteira Madeleine, conhecida por trazer ao mundo filhos não queridos, muitas vezes das vedetes das redondezas e por ser chamada de bruxa, tendo sempre alguma cura milagrosa, mas um tanto estranha para casos mais estranhos ainda... A questão é que com o coração congelado, Jack morreria, a solução? Madeleine pôs no pequeno bebê um relógio cuco que serviria como um substituto de seu coração inútil.
A solução deu certo, mas Jack nunca pôde ter uma vida normal por causa disso, sempre se sentiu excluído e incompreendido, seu coração-relógio estava sempre tiquetaqueando alto: o que atraia atenção e afastava as pessoas; além do mais, era preciso que todas as manhãs Madeleine desse corda em seu relógio, caso contrário ele seguiria dormindo.
Até o dia em que, pela primeira vez, Jack foi a cidade e viu uma pequena cantora, ela tinha a voz mais bela que ele já ouvira, mas também era a pessoa mais desastrada de todas, com problemas de visão a pequena cantora saia esbarrando em tudo... e foi amor a primeira vista. Mas isso não poderia lhe acontecer, Madeleine o advertiu de que uma emoção tão forte quanto o amor faria seu coração-relógio não suportar e ele acabaria morrendo.
Mas Jack estava decidido! Por anos procurou a pequena cantora, percorreu a Europa e perguntou a todos que via se alguém a conhecia. Entre morrer por amor ou viver sem ele, Jack decidiu a primeira opção, e sua vida nunca mais foi a mesma.

Com uma escrita bela e quase poética, a história de Jack é narrada do ponto de vista do personagem e demonstra com perfeição todos os problemas e consequências por ser diferente, com personagens exóticos, onde cada um encontra no outro uma semelhança: o defeito, a história percorre a vida de Jack até a realização de seu objetivo, e o que isso lhe causa.
Uma história curta e rápida de ler, diferente de qualquer outra que eu já tenha lido, justamente por isso me ganhou tanto!


16 comentários:

  1. Acho que não me interessei, mas sua resenha está ótima (=

    ResponderExcluir
  2. A capa é um pouco feia né !? Mas acho que acho que a historia vale a pena ! Concerteza acho que vou ler esse , mas so vou ler quando eu tiver dinheiro pra comprar o livro ! Parce ser um tipo de historia curta mas muito boa ! Vou ler sim esse livro !beijos !
    ps: podiam mudar a capa !

    ResponderExcluir
  3. Ganhei este livro em uma promo. Fiquei tãooo feliz! Tô doida pra ler!

    Bjo.

    ResponderExcluir
  4. A escrita é poética mesmo, linda *-* Eu me apaixonei pela história!

    Beijos, Nanie - Nanie's World

    ResponderExcluir
  5. achei fofa a historia :)parece bem conto de fadas!
    só a capa que é feia :S

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é lindo mesmo, louca para ler!!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. To querendo ler esse livro viu, achei interessante o tema dele.

    ResponderExcluir
  9. Agora sim entendi o titulo!(faz todo sentido, rsrs).Gostei da sinopse,bem como da resenha.
    Bjus
    Fabianne

    ResponderExcluir
  10. Esse livro parece ser muito bom! Acho essa capa linda.

    ResponderExcluir
  11. Este livro tem uma capa tao fofa e delicada e a premissa me chama muita atenção desde o seu lançamento. Quero muito ler, mas não eh prioridade. Espero poder ler algum dia e espero gostar. ^^
    E apenas pela capa vale a pena ter na estante. <3

    ResponderExcluir
  12. AHHH
    que capa mais fofinha...uma pouco diferente o fato dele ter nascido com o coração congelado mais parece ser um livro fantástico... *_*

    xoxo

    ResponderExcluir
  13. Gosto de livros mais poéticos, parecem mais bonitos de ler, não sei ao certo!
    Gostei da história, acho bacana esta questão do "diferente". Não tinha ouvido falar da obra, mas fiquei bem interessada.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. li a resenha mas naum chamou minha atenção , acho que iria gosta!

    ResponderExcluir
  15. Estou super curiosa pra ler esse livro, primeiro pela capa que é lindinha e segunda que a historia me chamou atenção, ja esta na minha lista.

    ResponderExcluir
  16. nunca ouvi falar desse livro, que curioso e a capa fantastica gostei de verdade

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo