Release: Quebra Nozes e Camundongo Rei

27 janeiro, 2012




Um dos melhores contos do genial E.T.A.Hoffmann - que deu origem ao balé de Tchaikovsky -, pela primeira vez numa tradução direta e integral. A pequena Marie se vê às voltas com estranhos acontecimentos desde que ganhou de Natal um curioso senhorzinho quebra-nozes. Os objetos ao seu redor parecem ganhar vida: as bonecas, os soldadinhos de chumbo de seu irmão... até que surge uma horripilante criatura para estragar tudo. Um mundo encantado está em perigo e, para piorar, ninguém mais acredita nela. Uma história repleta das coisas mais esplêndidas e maravilhosas... se tivemos olhos para isso.


Um dos maiores clássicos da literatura mundial, Quebra-Nozes e Camundongo Rei, chega às livrarias brasileiras neste mês. A obra de E.T.A Hoffmann, que já recebeu diversas adaptações, agora será lançada em versão direta e integral pela Berlendis & Vertecchia Editores, com tradução de Bruno Berlendis e ilustrações de Nelson Provazi.

A obra, originalmente escrita em 1816, narra a história da menina Marie, que no Natal recebe de seu padrinho relojoeiro e inventor um quebra-nozes de madeira com a aparência de um soldado. Esse presente marca o início de uma incrível aventura, repleta de fantasia e magia, vivenciada por Marie e seu amigo Quebra-Nozes, que trava uma batalha contra um horripilante camundongo de sete cabeças.

O livro tem um apelo especial para crianças, porque retrata o mundo de fantasia e o aborda a partir de temas próprios do universo infantil, como castelos e príncipes, um vilão malvado a ser combatido e bonecos que ganham vida. Por outro lado, a obra fascina todas as gerações, pois se trata de uma criação literária tão refinada que encanta a cada novo capítulo. Segundo Bruno Berlendis, houve um esforço para preservar o original. “Não se trata de uma adaptação: busquei preservar o estilo e a essência da obra. Mas, onde era cabível, optei por soluções mais fluentes, mais no domínio do repertório infantil e juvenil, para que principalmente esses leitores tenham prazer ao ler o livro”, explica o tradutor.

Bruno Berlendis ainda expressa a importância do conto de Hoffmann, que, apesar de já ter sido adaptado em versões para o balé, livrinhos para colorir e até desenhos animados, ganha somente agora a versão integral, permitindo ao público brasileiro conhecer de verdade a criação e o talento do contista. “Hoffmann é um marco na história da literatura e também da crítica e, com maestria, entrelaça fantasia e realidade. Influenciou grandes escritores como Baudelaire, o jovem Flaubert, Alexandre Dumas, Balzac, e dá para dizer que, mesmo passados duzentos anos, continua sem igual”, comenta o tradutor.

A obra Quebra-Nozes e Camundongo Rei é o sétimo lançamento da coleção “Os meus clássicos”, que também inclui os títulos Os pequenos verdes, Tristão e Isolda, O fantasma de Canterville, Fábulas & Alegorias de Leonardo da Vinci, O livro da selva e Ilíada.


Perfil
A Berlendis & Vertecchia foi fundada em 1979 pela designer gráfica e jornalista Donatella Berlendis. Desde o início, busca máxima qualidade gráfica e de conteúdo em suas publicações. As coleções 'Arte para Crianças' e ‘Arte para Jovem’, pioneiro projeto de educação artística, a coleção ‘Letras Italianas’, entre outros, já valeram premiações no Brasil e no exterior, além de ter conquistado um público fiel. Diversos importantes expoentes da literatura brasileira e mundial são encontrados no catálogo da Berlendis. Traduções criteriosas e fluentes, assim como textos de apoio que contextualizam as obras são outras características que tornam a Berlendis & Vertecchia um nome reconhecido no mundo da literatura brasileira. Hoje, conta com mais de 75 títulos em seu catálogo. Em dezembro de 2002, Donatella Berlendis faleceu precocemente, aos 64 anos de idade, e seus filhos têm dado continuidade ao seu trabalho.


Editora Berlendis & Vertecchia
Nº de páginas:
128
Preço brochura: R$37,00
Preço capa dura: R$45,00
ISBN Brochura:978-85-7723-045-7
ISBN capa dura: 978-85-7723-044-3
Formato:17x20
Coleção: Os meus Clássicos.
Autor: E.T.A Hoffmann
Tradução: Bruno Berlendis

12 comentários:

  1. Virginia de Oliveira11:32:00 PM

    Já ouvi a história do quebra nozes, mais li o livro, já assisti algumas cenas do filme mais isso já faz bastante tempo. Acho bem legal eles fazerem o lançamento do livro aqui no Brasil mais não fiquei interessada em ler o livro.

    ResponderExcluir
  2. Já viu o Ballet? Gente é a coisa mais linda do mundo, eu amo o filme do quebra nozes, a historia é tão emocionante, com certeza vou ler esse livro para meus filhos um dia.

    ResponderExcluir
  3. Me matem, mas nunca li essa historia, nem nenhum outro classico da coleção. Claro que já ouvi falar mto, mas nunca me interessei. Sempre fui uma criança safadinha! Na infancia surrupiava os livros de romance Hot de minha irmã mais velha.Hehheh. Mas parece ser uma historia bem emocionante. Quem sabe um dia! Bjksss

    ResponderExcluir
  4. Sei lá, pela capa não me interessei muito...
    Não gosto muito desses tipos de livros, mas, algum dia espero ler, para poder argumentar quando me perguntarem, é sempre bom lermos, mesmo que não seja do gênero que a gente gosta né?
    Dá uma passadinha no meu blog e me diz o que acha?
    www.livrosedesejos.blogspot.com
    Beijos, Alyne.

    ResponderExcluir
  5. Não me chamou atenção, mas a capa é bem fofinha.

    ResponderExcluir
  6. Achei a capa estranha, mas parece ser interessante.

    ResponderExcluir
  7. Já li este livro faz algum tempo, não me encantou ... Mas gostei da leitura, pelo menos me destraiu !!!!

    ResponderExcluir
  8. Adoro quebra nozes, é lindo!

    ResponderExcluir
  9. amo o quebra nozes, a resenha ficou otima, gostei dessa capa , quando olhei de cara lembrei do super mario rsrs

    ResponderExcluir
  10. oho que lindinho, a capa muito fofa a resenha otima, fiquei morrendo de vontade de ler

    ResponderExcluir
  11. Conheço a historia, mas nunca li.. talvez hj não tenha o mesmo encanto..

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo