Dark Life - Vida Abissal

10 janeiro, 2012


"O oceano teve seu nível elevado, engolindo as terras". Terremotos chacoalham os continentes, mergulham regiões inteiras sob as águas. Agora, as pessoas vivem espremidas em cidades de habitações empilhadas. Os únicos que têm algum espaço próprio são aqueles que habitam o solo marinho, na Vida Abissal. Ty durante toda sua vida esteve sob o mar profundo, ajudando na fazenda de sua família no solo oceânico. Mas, quando bandidos atacam seus vizinhos, Ty se vê em meio a uma luta para salvar o único lar que conheceu. Em parceria com Gemma, uma garota da superfície que veio para o mundo submarino para procurar por seu irmão, Ty se aventura pelas fronteiras do submundo e descobre segredos que podem ameaçar a vida submarina... segredos que podem destruir tudo.

Na história que se passa anos no futuro, as catástrofes naturais estão destruindo cada vez mais todo o mundo, o nível dos oceanos aumentou tanto que cobriu países inteiros, destruindo tudo, e o sol é tão forte que prejudica e muito a pele. Buscando uma solução para esse problema, um grupo desenvolveu a ideia de uma vida marinha, afinal se o mundo estava todo sendo sugado para o oceano mesmo. Assim surgiu a vida abissal, onde as casas são feitas de modo maleável, não sofrendo com tremores nem mudanças, os veículos são submarinos e os lugares foram adaptados com sistemas que não permitem a entrada de água, permitindo assim que convivam normalmente mesmo estando metros abaixo da superfície.
Mas a ideia não foi bem aceita por uma grande maioria, que resolveu permanecer no topo (e por isso são conhecidos por topeiras), onde os prédios são cada vez mais altos e com mais apartamentos, de modo a acomodar o maior número possível de pessoas em um único lugar – totalmente oposto do pessoal que aceitou a ideia de viver mar, tendo assim direito a vários hectares onde desenvolvem tudo que é necessário para o seu próprio sustente.
Os pais de Ty foram uns dos que aderiram a ideia, e assim, Ty foi o primeiro garoto a nascer lá embaixo. Assim ele acabou desenvolvendo um sistema imunológico melhor, é mais rápido para nadar e não tem medo algum dos animais no fundo do mar, mas um mito ronda envolvendo os que nascem no mar, o mito do “dom abissal”, alegado por médicos que a pressão causa alterações cerebrais forçando-os a desenvolver mais o cérebro.
O total oposto de quem vive no topo. Como Gemma, que curiosamente apareceu na vida de Ty em sua jornada atrás do irmão e de liberdade, Gemma não aguenta mais viver entre tantas pessoas, tão presa e sufocada, e espera que o irmão agora maior de idade possa assinar seus papéis de emancipação.
Mas toda vida submarina está comprometida graças a uma gangue que resolveu saquear os produtos do governo. E o futuro que Ty sempre imaginou para si, sendo dono de vários hectares ali embaixo e seguindo sua vida, está comprometido.

De verdade ainda não sei o que dizer desse livro, por um lado a história é totalmente curiosa, todo esse lance de viver entre o mar e a terra, e em parte real, porque catástrofes naturais vem ocorrendo cada vez com mais frequência mesmo; mas por outro é apenas estranho demais! Afinal eles convivem com peixes, águas vivas, golfinhos, baleias e tubarões como se fosse a coisa mais normal do mundo. A ideia da autora foi totalmente nova para mim, uma distopia que ela soube desenvolver e aproveitar.
O ritmo da história é bom, mantendo mistério desde os primeiros capítulos, só acho que a autora errou um pouco a mão no quesito descrição, sendo fã de criaturas marinhas, Kat Falls descreve com riqueza de detalhes (muitas vezes até demais!) sobre as criaturas marinhas, mas deixa um pouco a desejar nos outros ambientes, o que tornou confuso imaginar como seria realmente o cenário que Ty estava vendo. Nesse ponto acho que ela poderia ter equilibrado um pouco mais a situação.
Mas o enredo foi interessante e cativante, mantendo o suspense e o mistério para um desfecho que em algumas partes parecia ser previsível, mas em outras o leitor já passa a duvidar um pouco. Já a diagramação do livro ficou muito boa, as páginas são do mesmo material que é usado em graphic novel, a folha mais grossa e melhor de tocar, me chamou a atenção porque ainda não tinha visto em livros de história mesmo. Dark Life é uma saga, não sei nada ainda sobre os próximos volumes, mas acabei de saber que a Walt Disney vai fazer o filme!

19 comentários:

  1. Nossa, que história diferente!
    Eu adoro histórias de futuros distópicos e essa parece ser completamente diferente de todas que já li!

    Beijos,
    Nanie
    Nanie's World

    ResponderExcluir
  2. Virginia de Oliveira2:25:00 PM

    ´Nunca tinha lido nada sobre esse livro e achei muito interessante,este livro tem um tema diferente, fiquei bastante curiosa a trespeito da leitura.

    ResponderExcluir
  3. Coisa linda, mais uma série de ficção pra me viciar!
    Amei essa coisa de fundo do mar, meio star wars 1, quando encontram o Jar Jar Binks e vão lá pra cidade profunda da tribo dele em Naboo, que também é submersa!
    Fiquei curiosa, quero ler, mas to sem dinheiro pra comprar livros, como lidar?
    Abraços, até mais!

    ResponderExcluir
  4. Sua resenha está ótima! Eu ando fugindo de séries/sagas por enquanto, sempre sofro esperando o próximo livro!

    Beijos,
    May ;*

    ResponderExcluir
  5. caramba que louco viver no fundo do mar! HAHAHA nao gostei mt da capa nao, mas achei que tem tudo a ver com o livro. e como vai sair o filme, deve ser boa mesma a historia. quero ler!

    ResponderExcluir
  6. Não fui muito com a cara não, é meio sem pé nem cabeça e um pouco confuso eu achei, sei lá.

    ResponderExcluir
  7. Bem diferente a história desse livro, não é nada comum, mas é bem interessante...

    ResponderExcluir
  8. Mais uma serie...ai, ai...agora que comecei a me interessar. Mas se for boa mesmo, porque não. Gosto de descrições mas sem exageros. Nada de ficar capitulos inteiros descrevendo, descrevendo, mas não dar uma boa ideia do ambiente em que se passa a historia tambem é ruim. Vou acompanhar as resenhas sobre esse livro. Gosto de historias diferentes. Bjkss

    ResponderExcluir
  9. Isso ai é uma agua viva? Só lembrei por causa do Bob Esponja HAUUAHUAHUAHU

    ResponderExcluir
  10. nosssaaa ! A capa é muito linda ! A agua-viva me lembrou procurando nemo! kkkk Ameia a resenha ! muito bom ! beijos !

    ResponderExcluir
  11. Adorei a capa! E o livro parece até ser legal... um dia quem sabe (:

    ResponderExcluir
  12. Walt Disney vai fazer o filme #curti Bem, pela resenha esta historia tem tudo para ser um bom filme,além de bonito.
    Bjus
    Fabianne

    ResponderExcluir
  13. Adorei a capa e o nome, mas a história não me chamou atenção. Quem sabe eu assista o filme e mude de ideia...

    ResponderExcluir
  14. Nossa adorei, super diferente... Fiquei curiosa para ler. ;D
    Achei a capa linda tbm. :D

    ResponderExcluir
  15. Não gostei muito da capa não !!!!
    Mas a resenha é interresante, não acho que seja um livro incrivel, mas ainda assim eu leria !!!!

    ResponderExcluir
  16. Uma historia diferente *_*
    parece ser bom '

    ResponderExcluir
  17. Gostei do livro, esse tipo que envolve agua sempre me encanto! Vou coloca-lo na minha lista.

    ResponderExcluir
  18. mega diferente, e essa capa.. curiosa para ler!

    ResponderExcluir
  19. Nunca li nada parecido com esse livro, muito interessante.
    Eu sou curiosa e tenho uma super imaginação, agora tô montando na minha cabeça, imaginando como é..

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo