1984

04 janeiro, 2012


1984" não é apenas mais um livro sobre política, mas uma metáfora do mundo que estamos inexoravelmente construindo. Invasão de privacidade, avanços tecnológicos que propiciam o controle total dos indivíduos, destruição ou manipulação da memória histórica dos povos e guerras para assegurar a paz já fazem parte da realidade. Se essa realidade caminhar para o cenário antevisto em 1984 , o indivíduo não terá qualquer defesa. Aí reside a importância de se ler Orwell, porque seus escritos são capazes de alertar as gerações presentes e futuras do perigo que correm e de mobilizá-las pela humanização do mundo.

A história escrita por George Orwell é um relato que, na época em que foi escrito previa o futuro, no qual o Partido, no caso o governo, dominaria todos os cidadãos. Todos os continentes estão divididos em apenas três, com guerras entre eles que não se pode provar que acontecem realmente ou não, se não são apenas jogadas do Partido para mostrar aos cidadãos que eles têm tudo sobre controle e que irão se sair bem. É uma história sobre a submissão da classe mais baixa, no caso os proletas, onde o Partido não perde tempo para se preocupar com eles, deixando-as por conta própria, pois são incapazes de subir de classe ou de fazer qualquer revolução que seja para alterar a situação em que vivem. Os que preocupam o Partido são os de classe superior, que com inteligência e astucia poderiam facilmente destituir o – suposto – Grande Irmão de seu grande centro de poder, assim, para que nada disso ocorra, mudanças drásticas vão sendo tomadas, teletelas estão espalhadas por todos os lugares, onde não há a teletela há pelo menos um microfone para que tudo que seja dito e/ou feito seja acompanhado pelos membros do Partido, que a todo tempo dão advertências e mostram estar realmente de olho em cada ato que acontece, prontos para punirem quem quer que seja ao menor indicio de um pensamento que possa ser de revolta.
A história nos trás Winston, que sendo contra as ideias do Partido não quer se conformar com o que lhe é oferecido, nem o modo como as pessoas são observadas a todo instante, assim ele começa um diário mostrando sua revolta contra o Grande Irmão. Ele tenta desvendar como era a vida antes, quando ele ainda era criança, mas apenas alguns flashes lhe veem a memória, não podendo delinear algo concreto; e sua decepção não poderia ser maior quando ninguém pode dizer como era.
Mas é ao conhecer Julia que sua percepção das coisas passa a mudar, ela também é contra o Partido, mas não deixa que ninguém saiba disso. Ela luta com eles, faz manifestações e tudo mais, quando por trás os odeia. Assim, juntos, eles começam uma vida entre eles – que o Partido jamais permitiria – desfrutando dos itens proibidos que apenas o mercado negro pode disponibilizar, indo contra as regras do Partido e tendo encontros amorosos.
Eles preferem morrer a servirem ao Partido com lealdade, a apoiarem o Grande Irmão... Até o Partido mostrar a eles que tudo e todos têm um limite, e que basta encontrar o ponto fraco de cada um para tê-los facilmente manipulados – que é a intenção do Partido desde o princípio.

Essa história pode ser definida, no mínimo, como muito louca! Criada há tantos anos atrás surpreende ao mostrar as ideia de Orwell para o futuro, mas principalmente o modo como ele aborda o poder que o governo tem sobre as pessoas, que não deixa de ser real!
Em alguns trechos a história foi um pouco cansativa, rica em detalhes e descrições, mas em outros foi muito interessante e bem desenvolvida, tendo uma revolta completa na história para acabar de forma surpreendente – para mim, revoltante para muitos.

23 comentários:

  1. Lendo sua resenha me senti lendo "Perfeitos". Achei a trama bem parecida, e como amei a série Feios, assim que puder, lerei este livro também!
    Adoro essa coisa de "proibido e escondido", dá um frio na barriga gostoso ler livros assim!
    Beijões!

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu AMO essa história *-* Acho-a perfeita demais \o/ Sou super suspeita para falar ^^
    O mais interessante é ver que coisas tratadas como absurdas pelo autor, já acontecem hoje no dia a dia e nós nem percebemos...
    Amo esse livro =D


    Beijos,

    Nanie
    Nanie's World

    ResponderExcluir
  3. Virginia de Oliveira3:01:00 PM

    Este livro parece ser muito bom, espero poder lê-lo em breve. Nunca li nenhum livro com este assunto e ele parece ser bem interessante, quando eu ler ele eu volto para dizer o que achei.

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é ótimo.
    Eu li pra uma matéria na faculdade e me apaixonei.
    Acabei lendo todos os livro do autor.
    São ótimos.
    beijos
    boa semana

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que resenha!!!!!O livro deve exigir muita atenção, por isso a surpresa com a resenha.
    Parabéns e obrigada pela dica.
    Rafa :)
    Blog Melody

    ResponderExcluir
  6. Esse livro deve ser PAULERA! Um clássico assim exige uma atenção extra, principalmente pelo tom meio doido que o autor tem nesse livro, né? HAHA
    Quero bastante ler! Esse e a Revolução dos bichos.

    ResponderExcluir
  7. comecei a ler mas a narrativa não me prendeu nem um pouco :/ já passei dois livros na frente dele, me falta animo pra continuar a ler. reconheço que a historia é otima e o autor tinha mt visão, mas simplesmente é cansativo demais ler

    ResponderExcluir
  8. finalmente acabei de ler esse livro, demorei 3 semanas :O nunca tinha demorado tanto assim, ele é bem luco, mas eu já esperava pelo final :/

    ResponderExcluir
  9. Ouço mto falar sobre esse livro. Mas será que a historia seria tão louca assim??? Hoje podemos esperar de tudo. Gostaria mesmo de ler, mas não agora, que estou mais para fantasia. Veremos qual é desse Grande Irmão. Bjkss

    ResponderExcluir
  10. Olha eu não fui muito com a historia ! Embora a sua baoa resenha ! Geralmente não gosto de livros desse tipo ! Por isso não vou mentir dizendo que vou por que eu não vou ! Mas gosto mais de aventuras e fantasias ! Beijos !

    ResponderExcluir
  11. Não me chamou muito a atenção, não curto muito de livros assim... acho que não tenho muita paciencia pra esse assunto, e acabaria por dormir nas primeiras páginas hehehe
    Bem gostos não se discutem. :)

    ResponderExcluir
  12. WOW, amei a resenha. Eu quero muito ler este livro, mas aina não achei por um preço acessível...
    Ele eh um clássico indispensável para mim. E espero poder ler em breve...

    ResponderExcluir
  13. Realmente o livro não me interessa não, não faz meu tipo, infelizmente =/

    ResponderExcluir
  14. Aiii...fiquei com depressao pos livro depois que terminei 1984!Este livro é otimo e nao achei cansativo.
    Bjus
    Fabianne

    ResponderExcluir
  15. Eu li umas resenhas positivas mas infelizmente não me chamou a atenção, não é o tipo de livro que eu curto não. D:

    ResponderExcluir
  16. Adoro essa capa! E já até li algumas resenhas positivas mas o livro não me chama atenção!

    ResponderExcluir
  17. Apesar de ter gostado da sua resenha !!!!
    Não gostei muito da história do livro...asho que não o leria, só se ganhasse ele né !!!!

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha apesar de não ser um livro que leria...ele parece ser ótimo

    xoxo

    ResponderExcluir
  19. ai eeeeeuuu querooo muuito

    ResponderExcluir
  20. Uma amiga minha estava lendo este livro para um trabalho do curso de inglês, e disse que era bem interessante.
    Desde então tenho criado uma curiosidade sobre o livro.
    Mas não gostei mt de saber que em alguns momentos a história fica cansativa.

    ResponderExcluir
  21. parece ser bem interessante!

    ResponderExcluir
  22. Gosto deste autor ele tem uma escrita otima, e o tema escolhido por ele é interessante. O coloquei na lista

    ResponderExcluir
  23. pena saber que a historia pode se tornar cansativa, mas me parece um livro muito bom..
    Um clássico.. tenho que ler com certeza.

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo