O Diário de Suzana para Nicolas

20 dezembro, 2011


Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.

Matt e Katie estavam juntos há 11 meses, até que, de repente, quando ela preparava uma noite especial para eles, Matt apareceu dizendo que não podia continuar com isso. Foi o fim para os dois. Mas principalmente para Katie, que mesmo depois de todos esses meses de relacionamento não sabia quase nada sobre a vida de Matt, e menos ainda sobre o motivo do término. Até que no dia seguinte há um embrulho esperando a sua porta, um diário deixado ali por Matt, que promete explicar tudo a Katie.
É o diário de Suzana para Nicolas, e conforme Katie começa a ler, toda uma nova vida lhe é apresentada. Suzana era médica em Boston, até sofrer um infarto e decidir mudar de vida, afinal ela ainda era jovem demais e havia muito para viver. Seu destino é uma pequena e pacata ilha chama Martha’s Vineyard, um lugar onde costumava passar as férias e adoraria morar. É nessa pequena ilha que ela encontra o amor de sua vida, e é nesse diário, de Suzana para Nicolas, que ela relata para ele, o filho deles, dela e de Matt, como tudo aconteceu, desde sua vida em Boston, ao infarto, a chegada na ilha e os primeiros encontros que teve ali, os reencontros também, e logo conta como conheceu e se apaixonou por Matt.
Com uma promessa de fazê-la entender, o diário parece mais apunhalá-la a cada página, afinal Matt tem toda uma vida mantida em segredo, mas por quê?
Suzana é espontânea e divertida, Matt é um amor de homem e Nicolas parece o bebê mais amado do mundo. Então o que Matt queria lhe dizer ao deixar aquele diário ali? As páginas lhe causam confusão, principalmente por não ter como não gostar de Suzana, e ela e Matt parecem o casal perfeito juntos. Então a grande pergunta de Katie é: o que está acontecendo?
Logo as páginas finais do diário chegam, e tudo faz sentido.

Definitivamente esse é um livro de partir o coração! Com uma leitura rápida, capítulos curtos e diálogos que fluem maravilhosamente bem, O Diário de Suzana para Nicolas acaba conquistando! Todos dizem que James Patterson é o mestre no suspense, mas depois desse livro, duvido viu?
A diagramação ficou muito bem feita e os capítulos bem divididos, intercalando em partes entre Katie e o Diário, com os relatos de Suzana, é pelo ponto de vista das duas que a história se desenvolve, deixando o leitor tão confuso quanto Katie ao decorrer dos relatos de Suzana, querendo devorar as páginas para saber o que se passou, porque realmente é impossível não se apegar e se divertir com ela, e com Matt, é claro, que é o tipo perfeito de homem, além do Nicolas, que é uma graça!

8 comentários:

  1. "Definitivamente esse é um livro de partir o coração!" Essa frase me conquistou. haha Estou bastante curiosa a respeito desse livro, essa capa é muito linda! Enfim, quero ler, sim. :)

    ResponderExcluir
  2. Oii. É, a capa desse livro é linda. Mas a história dentro dele parece ser bem emocionante. Quando der, quero ler também. :)

    Feliz Natal! ^^
    Bjs.
    Anna
    http://castanhadechocolate.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Virginia de Oliveira5:44:00 PM

    Eu quero ler esse livro!!!
    Já li tantas resenhas, tantos elogios, que estou totalmente louca para ler esse livro. Ele parece ter uma belíssima história,eu adoro estes tipos de livro que faz todos ficarem em desespero para terminar de ler para poder saber por que tudo aquilo está acontecendo. Gostei muito de você ter escolhido este livro para fazer resenha, pena que eu ainda não o li para poder ter comentado a opinião sobre o que achei do livro.
    Beijos!!!
    @virginiadeob

    ResponderExcluir
  4. Realmente eu ja tinha ouvido falar que esse livro é muito interessante, a sinopse tambem é otima deixa a gente curiosa pra saber como sera o desenrolar da historia!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Todo mundo fala bem, mas não sou muito chegada em romances...Um dia solicitarei para a Arqueiro esse livro...

    ResponderExcluir
  6. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro ! Mas pelo o que vejo deve ser otimo ! acho que vou pedir do meu pai de presente !

    ResponderExcluir
  7. O livro parece ser muito fofo e parece dar uma grande lição de vida.
    James Patterson é um otimo escritor e muito bem criticado por ai com seus livros maravilhosos, ainda não li nenhum de seus livros mas espero começar por esse (Diário de Suzana para Nicolas) pois a história me cativou muito :)

    ResponderExcluir
  8. capa bonita, resenha bem feita, acho que esse livro promete!

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo