Com Louvor

27 dezembro, 2011


Shipley é sinônimo de boa moça. Nunca faz nada errado, tem uma boa relação com sua família e entrou para uma boa faculdade. Além de tudo, é linda, loura e, surpreendentemente, virgem. Decidida a se transformar, ela já chega ao campus da Dexter College com um maço de cigarros na bolsa, um chiclete na boca e na primeira noite conhece mais três calouros. De alguma maneira, eles acabam se um grupo nada homogêneo de amigos. Logo todos irão perceber que a faculdade é muito mais do que créditos e notas e que será preciso desrespeitar algumas regras para se divertir muito!

A faculdade está prestes a começar e alguns deles mal podem esperar por isso! Shipley é uma delas, uma garota loira, linda e rica, que chega a Dexter querendo parecer adulta, pronta para novas aventuras. Eliza, sua colega de quarto, é totalmente o oposto de Shipley, e não surpreende ao desprezar várias das ações da loira... Já no outro quarto estão Tom, o jogador de rúgbi do ensino médio, que não faz a menor ideia do que está fazendo na faculdade, e se vê apaixonado por Shipley; e Nick, um grande viciado em maconha que sonha em construir um iurte na área externa do campus, para ver as estrelas e não ter que dividir o quarto com Tom.
Os quatro se conhecem logo de cara, e começam a aprontar. A primeira delas é no acampamento para calouros, primeiro evento da Dexter, onde divididos em grupos os calouros devem sobreviver a uma noite no bosque. A reviravolta é tanta nessa noite, que acabam com uma van roubada, muita maconha, muita fome e em um lugar desconhecido... Que resulta ser a casa da família de Adam, um calouro de Dexter também, mas que foi pão duro o suficiente para não pagar pelo acampamento, e sua família, que inclui Tragedy, sua irmã nada comum, cheia de planos e alegria.
Quem aparece para fechar o grupo é Patrick, irmão de Shipley, que até então havia sido dado por desaparecido, desde que foi para Dexter anos atrás e nunca mais deu notícias.

A história tinha tudo para dar certo, ainda mais nos dias de hoje que muitas acabam sendo repetições e mesmices de outras, em Com Louvor a história se passa no início da década de 90, época sem internet nem celular, que me chamou atenção, afinal desde criança já conheço computador e tecnologia, e me chamou a atenção voltar a ver como era nessa época. Acontece que não desenvolveu como eu esperava.
Cecily von Ziegesar é a autora de Gossip Girl e It Girl, séries muito conhecidas e aclamadas, que me agradaram, por isso esperava mais do humor da autora e sua capacidade de meter os personagens em situações que vão além da compreensão, mas nessa história ela pecou nisso, os movimentos acabaram sendo previsíveis, muitos diálogos foram desnecessários e Shipley foi uma protagonista no mínimo insuportável, de verdade tentei ver pelo ponto de vista dela, mas a garota está na faculdade com mente de quem chegou ao ensino fundamental, fazendo tudo que lhe dizem, acreditando em tudo, sendo ingênua e bobinha demais. Enquanto os outros tudo que querem pensar é em fumar maconha e outras drogas.
E para quem leu Gossip Girl: Shipley é tão desejada quanto a Serena, Eliza tão recalcada quanto a Blair, Nick só quer saber de maconha como o Nate, Adam é tão excluído quanto o Dan, e Tragedy é uma cópia fiel de Jenny! Isso foi o que mais me decepcionou, porque mesmo querendo criar um universo totalmente novo, a autora acabou presa a seus antigos e já conhecidos personagens, quando na verdade o que eu buscava era uma nova história de novas pessoas.

14 comentários:

  1. Nunca li nada da autora... E confesso q não tenho mto interesse. Mas adorei a resenha!

    Bjo.
    www.livrosfilmesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Virginia de Oliveira4:15:00 PM

    Não li este livro então não posso dar minha opinião sobre ele, mais não estou muito afim de ler ele, pelo que li na resenha ele não iria me agradar.
    @virginiadeob

    ResponderExcluir
  3. POXA, que pena que a história nào desenvolveu como você esperava =/ Fiquei tão interessada no livro e agora estou em duvida se devo investir, hahaha

    Beijos

    Gabi - Romances e Leituras

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada, mas acho q por esse não começo :D

    Beijo,
    Lariane

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, adorei o seu blog. Se conseguir visite o meu! Grande abraço! http://leituraeoutrostantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda nao li nada da autora, mas tambem teria ficado decepcionada com a historia se estivesse no seu lugar, afinal é sempre ruim quando o autor se autocopia!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu já li o primeiro volume de GG, mas não gostei nem um pouquinho e pelo seu relato, acho que não vou gostar tbm de Com louvor. É uma pena, pois acho a capa do livro tão linda.

    Bjok

    ResponderExcluir
  8. É a autora de GG?? tipo eu comecei a ler o 1°GG e gostei, se for anotarei a dica, se não anotarei do mesmo jeito. haha

    ResponderExcluir
  9. no começo da sua resenha eu tava até gostando da historia e pensando em ler msm o livro, só que depois mudei completamente de ideia rs. uma copia de gossip girl??? até gosto mas não rola, melhor ler GG mesmo

    ResponderExcluir
  10. A Galera Record sempre se superando! Muito bom!

    ResponderExcluir
  11. A editora sempre conceguindo deixar a gente com cabelos em pé ! E tanto lançamento novo ! Vou falir ! Beijos !

    ResponderExcluir
  12. Olha, eu não gostei de GG [li apenas o volume 1], It girl não me chama a atenção pq eu não gosto da Jenny na serie...
    Com Louvor me PARECE diferente e com mais conteúdo, um dia talvez eu de uma chance...
    Embora não tenha gostado de saber que ela retoma ao mesmo estilo de seus antigos personagens no livro. ://

    ResponderExcluir
  13. Esse livro tá na minha wish list, mas tô num desanimo com ele... é o tipo de livro que você lê só quando não tem nada melhor mesmo!

    ResponderExcluir
  14. A capa do livro é linda e parece ser bem legal...acho que seria bem interessante poder ler...
    xoxo

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo