Dia do Escritor! \o/

25 julho, 2011


“Por que uma pessoa começa a escrever? Porque ela se sente incompreendida, eu acho. Porque nunca sai com bastante clareza quando ela tenta falar. Porque ela quer refazer o mundo, para pegá-lo e devolvê-lo novamente de forma diferente, de modo que tudo é usado e nada está perdido.” Nicole Krauss.


Oi genteee!
Então, hoje é dia do escritor e… poxa, acho que como leitora e blogueira, é um dos dias mais importantes pro blog (ah, vai, só perde pro dia do livro :D), porque sem eles – escritores – o blog provavelmente não existiria. São eles que nos inspiram, às vezes nos assustam, mas sempre estão presentes no nosso dia-a-dia, na forma como escrevem e influenciam a todos.

Então, um pouquinho de história agora :)

Acredita-se que a escrita surgiu a partir dos desenhos e hieróglifos egípcios, cuja necessidade era retratar o cotidiano da época. Já na Mesopotâmia, surgia o primeiro estilo de escrita, a escrita cuneiforme – desenvolvida pelos Sumérios, em forma de cunha –, sendo assim, juntamente com os hieróglifos egípcios, são os dois estilos de escrita mais antigos conhecidos até hoje. E assim a escrita se desenvolveu da mesma forma independente em várias regiões do planeta, incluindo o Oriente Médio, a China, o vale do rio Indo (atual Paquistão), a América Central e a bacia oriental do mar Mediterrâneo.

Em geral, ao longo da história e, principalmente nos seus primórdios, a escrita e a sua interpretação ficavam restritas as camadas sociais dominantes: aos sacerdotes e à nobreza, embora a escrita fenícia tivesse fins essencialmente comerciais. A alfabetização somente se difundiu lentamente entre camadas mais significativas das populações após a Idade Média.

Portanto, tal como entendemos, a escrita é uma tecnologia humana. Existem várias formas de escrita, mas pode-se dizer, de forma simplificada, que todas se enquadram na categoria de escritas fonéticas, como o nosso alfabeto, o qual busca uma aproximação entre um signo e um som, escritas ideográficas, que representam coisas ou ideias, como a chinesa, ou, ainda, escritas que sintetizam estes dois aspectos, como a japonesa.


Então, por definição, escritor é o artista que se expressa através da arte da escrita, ou, tradicionalmente falando, da Literatura. É autor de livros publicados, embora existam escritores sem livros publicados (o que pra algumas pessoas podem ser considerados amadores, mas, nós que conhecemos um pouquinho desse mundo sabemos que nem sempre é fácil, rápido e/ou barato ter um livro publicado). Um escritor é uma pessoa que produz conteúdo literário, incluindo, mas não limitando, as histórias, poesia, música e arte literária, publicidade, procedimentos e livros.

Portanto, parabéns a todos os escritores! \o/

“Se escrevo alguma coisa, temo que ela aconteça, se amo demais alguma pessoa, tenho medo de perdê-la; no entanto, não posso deixar de escrever, nem de amar...” Isabel Allende.


E por fim, alguns quotes/pensamentos:

"Respiro fundo. Uma única lágrima rola pela lateral do rosto. Mantenho os olhos fechados. Uma esperança irracional se apondera de mim, a de que se eu não reconhecer o dia, o dia não me encontrará, e assim se tornarão nulas todas as coisas da noite." John; Eu Sou o Número Quatro - Pittacus Lore.

"Às vezes, na vida, formam-se laços que jamais poderão ser partidos. Às vezes, você realmente encontra uma pessoa que sempre a apoiará, haja o que houver. Talvez seja um esposo, e você comemorará isso com um casamento dos sonhos. Mas existe a chance de que a pessoa com quem você pode contar por toda a vida é aquela que a conhece, por vezes, melhor do que você própria. Talvez seja a mesma pessoa que sempre esteve ao seu lado." Filme: Noivas em Guerra (Bride War).

"I’d rather die tomorrow than live a hundred years without knowing you." John Smith, Pocahontas (Filme/Animação).

"It is our choices that show what we truly are, far more than our abilities." Dumbledore; Harry Potter e A Pedra Filosofal - J.K. Rowling.

"Perdido na escuridão, eu tento encontrar seu caminho para casa; eu quero abraçar você e nunca deixar você ir. Quase espero que você esteja no paraíso, assim ninguém poderá machucar sua alma; vivendo em agonia porque eu não sei onde você está." Somewhere - Within Temptation.


E é isso... Espero que tenham gostado do post, porque deu um trabalhão pra fazer! HAUHSUAHUSHUAHSUAS A gente nunca acha as palavras certas quando precisa :x

Beijoos :*
Thayná.

PS: Falar "Feliz dia do escritor" é certo? Parece meio estranho :S Anyway, Feliz dia do escritor! \o/

6 comentários:

  1. Adorei o post! Feliz dia do escritor, porque blogueiro também escreve e conquista através disso, ne?! ^~

    ResponderExcluir
  2. Essas palavras de Nicole Krauss... Nossa! Perfeitas! Conseguiu descrever a magnitude do ato de escrever. Bom demais!




    Luana
    www.mybolha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post! Ficou muito legal.
    Feliz dia do escritor!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Post maravilhoso! Aliás, blog maravilhoso! :)


    Beijinhos, :*
    Primeiro Livro ;)

    ResponderExcluir
  5. Post maravilhoso ! Feliz dia do escritor a todos os escritores antigos , novos e descobertos ! lkkk beijos !

    ResponderExcluir
  6. E muita felicidades para todos eles, que são muito importantes na minha vida. rere

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo