Água para Elefantes

05 abril, 2011

Primeiro de tudo, obrigada a editora Sextante que nos cedeu para resenha um exemplar dessa história tão linda!


Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.
É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo [...]



A verdade é que desde a sinopse já se pode perceber que Água para Elefantes é uma história romântica, que trata de cenários e pessoas pouco explorados no ramo da literatura, mesmo sendo um tema surpreendente.
Jacob tem 90 anos. Ou 93. Nem ele sabe ao certo – e faz questão de nos lembrar disso. Ele já viveu sua vida, e sua família é bem clara nesse critério, não há quem possa cuidá-lo o tempo todo, por isso o enviam para uma casa de repouso, onde todos os dias Jacob segue sua rotina, vê as mesmas senhoras, faz as refeições na mesma mesa... Até o dia que um circo chega a cidade.
Ver a tenda principal ser erguida e todo o lugar sendo montado trás a Jacob lembranças de uma época que ele diria ter sido uma das melhores, e assim, voltando no tempo, Jacob nos conta como era sua vida aos 23 anos.
Ele tinha uma boa família, só faltava fazer as provas finais e seria oficialmente um veterinário, e então poderia começar a trabalhar com o pai... Os planos estavam feitos. Mas a vida seguiu outro curso e, após um acidente de carro, Jacob é comunicado que seus pais faleceram.
Sozinho. Sem nada. Jacob precisa agora de um outro plano, mas ele não tem cabeça para pensar nisso, ele está sozinho e seu futuro é incerto. Baseando-se no incerto, quando o trem de um circo passa, Jacob se joga nele, para depois decidir como vai ser – sem imaginar o tanto de gente que vai conhecer, as situações que vai precisar presenciar para poder seguir em frente, nem que lá dentro estão as paixões de sua vida: uma mulher e uma elefanta.

Quando eu comecei a ler o livro, o prólogo já me abalou com a nova mania que os autores parecem estar adquirindo de querer relevar metade da história já no início. Mas acontece que não foi bem assim... A história é surpreendente, as situações que Jacob passa e o que fazem com ele dá vontade de rir, de entrar no livro e espancar outras pessoas, e quando atrocidades acontecem no trem você fica tão irritada por permitirem fazer isso como se fizesse realmente parte da história.
Além do mais, o prólogo nada diz! Essa foi minha maior felicidade, conforme as páginas vão avançando cresce a expectativa do que realmente aconteceu... Sem falar no romance de Jacob e Marlena, que a cada página parece mais impossível/perigoso/não provável e só me fazia pensar que até o final do livro ele ia ser um homem morto.
Jacob nos conta a história por seu ponto de vista, e tenho que admitir que adorei ele mais velho, cheio de atitude e teimosia, me diverti com ele e as enfermeiras.

Uma história super recomendada, e aproveitem que o filme vai sair também! Nada melhor que ler o livro antes de ver o filme, e depois fazer aquelas comparações.

24 comentários:

  1. Eu ja li o livro e não vejo a hora de assistir o filme

    ResponderExcluir
  2. Parece legal, mais não quero com a capa do filme.

    ResponderExcluir
  3. É o próximo na minha lista de leitura =D

    Todos elogiam tanto!

    ResponderExcluir
  4. Agora estou mais curiosa para ler este livro!!!
    Post muito, muito bom!! Só fez aguçar minha curiosidade! vou ler o livro antes do filme com certeza!! :)
    - Allyne

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que a história era essa. Achei que era super bobinha, mas agora com certeza eu vou querer ler, o livro vai direto para a minha lista de compras

    ResponderExcluir
  6. Conheci esse livro quando ouvi falar do filme e vou dizer ainda não tive a menor vontade de ler. As críticas são ótimas mas não me interessei pela sinopse dele.
    Sua resenha dele está ótima, eu sempre vejo resenhas positivas sobre ele mas ainda não me animei pra ler. Quem sabe um dia desses...

    Bjs.
    The Lost Girl
    Leituras&Fofuras

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha *-* Esse livro parece incrível!

    ResponderExcluir
  8. Estou super afim de ler este livro, mas assim como com A Garota da Capa Vermelha, estou com receio ahahaah. Mas quero ler antes de ver o filme.

    Depois da resenha fiquei mais curiosa ainda.

    Beijocas

    Vivi
    Filmes, livros e séries
    www.filmeslivroseseries.com

    ResponderExcluir
  9. A cada resenha que leio fico com mais e mais com vontade de ler Água para Elefantes! Mas me falta o livro para lê-lo!!!
    Parabéns pela resenha, muito bem escrita! =D

    ResponderExcluir
  10. Que resenha maravilhosa!*_*Não sei...tenho certo preconceito com história como esta, mas quem sabe...

    ResponderExcluir
  11. Adorei sua resenha. Estou muito anciosa para ler esse livro D:

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não li este livro mas estou louca para começar a ler e depois ver o filme. Acho que o final desta história promete. Minha professora de Geografia indicou ele para mim, estou muito ansiosa!

    ResponderExcluir
  13. Adorei a sinopse. Não vejo a hora de ler o livro!
    Bjo

    ResponderExcluir
  14. O título não é nem um pouco algo que eu pegaria numa prateleira, mas essa sinopse mais essa resenha me deixaram até com comichão kkk
    Agora eu quero ler este livro mais que tudo.
    Parece ser uma história perfeita pro inverno né? Vou me segurar pra não ir direto assistir o filme.

    ResponderExcluir
  15. Ai xD
    Esse livro é lindo!
    Tô lendo ele pro próximo encontro do meu clube do livro.
    Não vi o filme ainda porque quero terminar ele primeiro.
    As sensações que vc teve, são as mesmas que tô tendo agora... xD
    Tô ansiosa pelo fim, mas já sei masomenos como é.

    =*~~
    Shanelly Faust
    @shanellyfaust

    ResponderExcluir
  16. Ai to loucaaa pra ler, descobri a pouco tempo do livro só tinha visto o trailler mas adoreiiii

    ResponderExcluir
  17. Nossa, adoro este livro...
    É lindo, romantico, dramatico...
    Chorei rios enquanto lia...
    E estou com o filme aqui em casa e ainda não consegui assistir...:(
    Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo1:55:00 AM

    Nome: Russara

    OBS.: DESCULPE POR LHE ESCREVER ANONIMAMENTE MAS TENHO PROBLEMAS COM AS MINHAS CONTAS =/

    Comentário: Esse livro deve ser lindo. Me emocionei com o trailer do filme e, como eu gosto de ler o livro em vez de assití-lo, com certeza ABSOLUTA irei me apaixonar *--*

    ResponderExcluir
  19. esse livro nunca me chamou atenção por causa do nome 'elefantes', nem o gatissimo do robert pattinson me fez querer assistir ao filme :/ a historia não me ganhou na sinopse, mas gostei da sua resenha, e como voce disse que é um livro super recomendado, acho que devo ler ne

    ResponderExcluir
  20. Gostei da resenha eu comecei esse livra mas a historia não me cativou então eu abandonei o livro , mas talvez eu reponha a leitura pra ver se eu dou uma nova chance pro livro ! Bem parabens pela rsenha ! Beijos !

    ResponderExcluir
  21. Primeiro ia ver o filme pr depois ler o livro mais como não gostei do filme desisti do livro com medo dele ser muito parecido com o filme.
    Parabéns pela resenha!
    xoxo

    ResponderExcluir
  22. Amei sua resenha. Tenho o livro aqui em casa e será o próximo que lerei, tô ansioso. Nem assisti o filme só para lê-lo!

    ResponderExcluir
  23. ainda naum li o livro, mais me encantei pelo fikme, muito bom

    ResponderExcluir
  24. Comecei este livro um pouco com o pé atrás, só o estava lendo para poder compará-lo com o filme e ver o que fora deixado de forma, afinal de contas, antes disso nunca havia ouvido falar sobre ele. A capa original também não me fez cair de amores, me deixou ainda mais travada quanto a seu enredo. Enfim, achei que por ser uma história que não se passa na atualidade seria extremamente chato, este meu trauma se deve ao Morro dos Ventos Uivantes, ao qual tentei ler depois que Bella o citou algumas vezes em Crepúsculo. Porém Água para elefantes realmente surpreendeu, não era nada do que eu esperava, fiquei extremamente vidrada no livro, não havia nada de morgado ali como no livro das irmãs B, eu simplesmente não conseguia parar de ler um segundo. Ele me vez voltar a minha infância em que ia para qualquer circo que aparecesse a minha cidade, me fez me perguntar o porquê de eu ter me afastado disto e por fim voltei a me apaixonar por circo. Desde que o finalizei me vi extremamente empolgada para assistir algum espetáculo, além de que os elefantes agora me fascinam mais do que nunca.

    Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/
    Twitter: https://twitter.com/Blog_WBMW

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo