Desafio Nacional

13 maio, 2010

Agora gente, eu vou falar de um assunto muito importante para nós brasileiros, que é o Desafio Nacional.



A idéia do Desafio Nacional surgiu em um conversa com vários leitores e escritores, e o autor @endersonrafael propôs esse desafio, que é: Ler livros de autores nacionais. Incentivar a leitura, fazer resenhas deles, pedir nas livrarias, comprar os livros, indicar a amigos próximos, fazer tudo isso com intuito de que as editoras acreditem mais no potencial e na qualidade da literatura brasileira. Que eles comecem a acreditar mais nos autores da nossa terrinha, e que eles não tenham que passar por tantas dificuldades só pra conseguir lançar um livro.
Nós sabemos como hoje em dia é difícil manter essa carreira, e tem que batalhar muito pra conseguir realizar os seus sonhos, mas não deveria ser assim, né?
Por isso eu divulgo aqui, e apóio TOTALMENTE esse desafio! Nada de “só o que vem de fora que é bom”! Vamos começar a ler mais livros desses autores, e apoiá-los mais. E principalmente se você quer ou conhece alguém que quer ser escritor, apóie essa ideia, para que quando você ou essa pessoa tiver um livro escrito, ela não demore tanto, nem passe por tantas dificuldades e desafios para publicá-lo.

Então gente, topam esse desafio nacional? Eu já to dentro! Só faltam vocês!
Olha, vou confessar que só li UM livro de literatura nacional moderna (porque vamos concordar que são poucos os que gostam de ler “A Moreninha”, “Iracema”, “O Guarani” e outros. Eu sinceramente só li esses clássicos por causa do vestibular e pro colégio :/), que foi o livro “O Mundo dos Vampiros” da Arieni Dissenha, que é mãe de uma amiga minha. Então, sei a dificuldade que ela passou pra conseguir lançar o livro, e quando conseguiu que uma editora acreditasse no potencial dela, teve que pagar uma boa fortuna pra conseguir lançar o livro. Mas enfim, ela lançou e só algumas pessoas conhecem o trabalho dela (confesso que também não foi muito divulgado, né? Então..). Enfim, esse foi o primeiro livro brasileiro atual que eu li e gostei sim! :D
No momento estou lendo “Pobre Não Tem Sorte” da Leila Rego, e estou gostando também! :)
Ah! Aliás, eu ganhei de aniversário do meu pai o “Fazendo Meu Filme 1” da Paula Pimenta, que também to doidinha pra ler, e muita gente disse que é muito bom! :D
Acho que a minha próxima aquisição de livros brasileiros será “Todas as Estrelas do Céu”, do Enderson Rafael, que pelo que me contaram, uma parte da história se passa em Florianópolis, conhecida por nós Catarinenses como a “Ilha da Magia”, e sinceramente, desde que descobri isso, e li alguns livros, fiquei fascinada pelos mitos que não conhecia, que são daqui. Sério! Só tenho que esperar agora, juntar algum dinheirinho, comprar e ler o livro! :D
Ah, outro livro que estou curiosa pra ler é “Amores Incertos” da Roberta Polito. Tem muitas pessoas indicando o livro também! (: E a Fernanda França é um amor, tenho certeza que o livro dela "Nove Minutos com Blanda" deve ser muito bom! Ainda Tem Vanda Amorim, Barbara "Babi" Dewet (Pensa que eu esqueci o livro que em breve será lançado? "Sábado a Noite") e muitos outros autores talentosos.

Então galerê, bora participar desse desafio? :D

Livros Nacionais que eu já li:

- 13 Cascaes – Adolfo Boss e Outros; (É um livro de contos, que fala sobre os mitos, fantasias, e tudo relacionado à Ilha da Magia. Foi um dos livros de contos que eu mais gostei. Li obrigada, por causa do vestibular, mas adorei a leitura. Recomendo sim! :D)

- A Vitrina de Luzbel – A. Sanford de Vasconcelos; (Vou ser sincera, não gostei do livro. Vestibular também)

- Eles Não Usam Brack-Tie – Gianfrancesco Guarnieri; (É uma peça de teatro que o falecido ator global, escritor, e diretor, escreveu. Fala sobre o pessoal e a vida das pessoas que moram no morro. Muito bom o livro. Quer dizer, ao menos eu gostei. Indicado para vestibular também :/)

- O Homem que Calculava – Malba Tahan; (Sinceramente, pode até parecer loucura pra uns, mas eu gostei do livro! :D Achei interessante os problemas matemáticos e tal. Confesso que as vezes achava meio exagerado, mas é legalzinho sim :D Ah! Vestibular também)

- O Presidente Negro – Monteiro Lobato; (Confesso que apesar do racismo que o livro contém, amei o livro. Sério. Tipo, é muito sem noção, o Monteiro Lobato, na época que escreveu o livro, falar que um dia, os EUA teria um presidente negro, e que esse presidente negro, antes de ser eleito, disputaria a vaga com uma mulher. Tipo, isso não lembra nada a você? Obama e Hilary Clinton? E sem dizer que ele disse que aconteceria na 88ª eleição, só que na verdade, no aqui, no mundo real, atual, aconteceu na 44ª. Tipo, metade. Então, sei lá, achei MUITO interessante mesmo! Ah, e se eu não me engano, esse é o único romance que ele escreveu. Então, acho que vale a pena ler sim :D Vestibular também)

- Quintana de Bolso – Mário Quintana; (Livro de poemas/poesias que o Mário Quintana escreveu. É como um resumo de toda a sua obra. Não gostei muito não, porque não tem bemmm uma história, mas enfim, vestibular, é vestibular)

- Macunaíma – Mário de Andrade; (Francamente o livro mais chato e exaustivo que eu já li. Há pessoas que discordem, mas essa é a minha opinião sobre o livro. Vestibular também).

- Iracema – José de Alencar; (Apesar de ser um livro antigo, e tudo mais, com aquela linguagem SUPER legal de se ler, eu gostei do livro. Tipo, foi meio idiota o final. Todo mundo sabe que a Iracema morre no final, né? (se não sabe, agora ficou sabendo). Enfim, como diz minha professora de literatura “Dá uma raiva da Iracema!”, mas tá, não senti raiva alguma dela, só achei que foi injusto o final, mas tudo bem. Vestibular também).

- O Pagador de Promessas – Dias Gomes; (Livro de teatro também, super rápido de ler. Olha, até gostei um pouquinho do livro, mas é um bafafá, uma bagunça que Deus nos acuda. Vestibular também)

- Anjo Negro – Nelson Rodrigues; (Outro livro de teatro (Já deu pra perceber que os livros que eu li, a maioria é teatro, né?). Achei super racista, que chega a dar ódio do autor, sabe? E além de tudo, super sem noção. É um livro, que quando chega no final, você fica de boca aberta e fala “Meu Deus!”. Indico, mas não indico. Sei lá, até hoje não defini se gostei ou não do livro. Vestibular também)

- O Mundo dos Vampiros – Arieni Dissenha e Daniel Portes; (História dividida em narrações do ponto de vista de Clara e de Carlos. São pessoas comuns que depois se tornam vampiros e descobrem coisas misteriosas sobre seus passados. Achei legal sim, e quem gosta de vampiros, esse é um livro com outro estilo de vampiro. Meio que uma mistura de Anne Rice e alguma coisa. (Os vampiros só, okay?)).

- @bia_bem - Luciana Xavier, Guilherme Donadio e Vitor Fernandes. (Livrinho de microcontos em 140 caracteres, como o twitter. Ri demais! Recomendo!)

Bom, acho que é isso, dei meu incentivo ao Desafio Nacional e vou continuar incentivando! :D

Beijoo :*
Thayná.

3 comentários:

  1. Thay, o "Todas as estrelas do céu" está na sua listinha! Que querida! Beijo!!! E obrigado por apoiar o Desafio nacional!

    ResponderExcluir
  2. Que desafio em ? eu não sei se encararia ! mas acho muito legal sua motivação ! beijos !

    ResponderExcluir
  3. Adorei o desafio, bem legal (=

    ResponderExcluir

Comentários e elogios são sempre bem-vindos. Críticas são construtivas, agora, insultos e xingamentos são falta de respeito.
Desde já, obrigada pra quem comenta.

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo